terça-feira, 30 de agosto de 2011

Saiba o que ocorreu com o técnico do Vasco e se previna de um AVC


Saiba o que ocorreu com o técnico do Vasco e se previna de um AVC


"Não basta o hipertenso tomar o remédio, ele tem que se preparar para as recomendações não medicamentosas", diz cardiologista


Dieta rica em sal, sobrepeso, sedentarismo e muito estresse podem levar uma pessoa hipertensa a um Acidente Vascular Cerebral (AVC), como o que sofreu o técnico do Vasco da Gama, Ricardo Gomes, 46 anos, no último domingo, no clássico entre Flamengo e Vasco no Engenhão.

O estado de saúde dele é grave, mas estável, após a cirurgia de drenagem de sangue no cérebro à qual foi submetido, segundo o Hospital Pasteur do Rio de Janeiro.


De acordo com o cardiologista Luís Mauro Ferreira, do Instituto de Cardiologia, o técnico já tem uma hipertensão moderada para severa e provavelmente não tratou de forma adequada. "Pelo que li ele é hipertenso e vive num meio de intensa atividade e pressões. Se o estresse for contínuo, fica difícil tratar a hipertensão", afirma.

Para o cardiologista, é pouco provável que Ricardo tenha uma alimentação sem excesso de sal, pois precisa viajar com frequência e se alimentar fora de casa. "Não basta o hipertenso tomar o remédio, ele tem que se preparar para as recomendações não medicamentosas".

O neurologista Renan Domingues destaca a rapidez e a qualidade do socorro como essenciais para a recuperação do paciente. "O tempo é decisivo tanto nos casos de AVC isquêmico (obstrução do vaso quando o sangue não passa e há falta oxigenação em uma área do cérebro) quanto no hemorrágico (ruptura de um vaso que causa hemorragia)".

Sequelas 

Como toda lesão circulatória cerebral pode deixar o paciente com sequelas, entre elas, incapacitação física, um lado do corpo paralisado e perda da fala. "Dependendo da região afetada, além da dificuldade de locomoção, a pessoa pode ter coma prolongado e morrer por infecções secundárias", diz o cardiologista. O técnico precisou ser operado, o que segundo Renan Domingues, é um sinal de que ele terá sequelas. "Só pela cirurgia já é um sinal de que o AVC foi muito grande. A reabilitação é feita com fono e fisioterapia. Mas a preocupação na fase aguda é com a morte, depois com as sequelas".

AVC ou AVE

Segundo o neurologista Renan Domingues, o termo correto é AVC, usado pela Academia Brasileira de Neurologia, mas os dois termos significam a mesma doença.

Pressão alta e hipertensão

É importante saber diferenciar uma pessoa que tem a pressão arterial elevada por alguma situação, da pessoa que tem a doença crônica. "Qualquer pessoa pode ter a pressão elevada isoladamente. O problema se dá com quem é portador de uma hipertensão e parte da sua circulação já foi deteriorada", diferencia o cardiologista.

Fatores de risco AVC
- Hipertensão
- Diabetes
- Colesterol elevado
- Tabagismo 




LAILA MAGESK - A GAZETA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.