segunda-feira, 25 de julho de 2011

Unhas: um raio-x da sua saúde

Unhas: mudanças no formato, na força ou na cor indicam doenças que merecem atenção


Unhas: mudanças no formato, na força ou
na cor indicam doenças que merecem atenção
As unhas não demonstram apenas o cuidado com a aparência. Longe da função estética, elas também podem sinalizar que alguma coisa no seu organismo não está bem. Mudanças no formato, na força ou na cor indicam doenças que merecem atenção.

Segundo a dermatologista Alessandra de Melo, os casos mais comuns são o enfraquecimento e descamação da unha. Nesse caso, o principal problema é a falta de vitaminas e de proteínas, que pode ser resolvido com um incremento na alimentação.

A carência de ferro é outro fator que causa a fragilidade da unha. "Mesmo que no exame o nível de ferro esteja normal, o mais comum é falta de ferretina no organismo. Isso pode ser tratado com reposição", explica.

Pigmentação
Já as alterações na tireoide causam cutículas ressecadas e até pontos brancos. Mas, de acordo com Alessandra, os casos mais graves são os que acontecem a pigmentação da unha, com tonalidade mais escura.

Essa característica pode ser sinal de algum problema renal ou até mesmo de um câncer de pele. "Isso é muito comum, principalmente em pessoas negras, que têm mais melanina", ressalta.

Unhas irregulares, com pequenas ondulações são sinais de algum processo alérgico. Mas não adianta olhar para as mãos e entrar em desespero caso note alguma mudança. O melhor é ficar em alerta e procurar um médico, pois só ele é capaz de diagnosticar corretamente a presença de alguma alteração na saúde.

Fique de olho nos sinais

Unhas mais larga 
E arredondada: problemas como anemia ou doença cardíaca ou pulmonar

Unhas amareladas
Pode significar diabetes, micoses e problema no fígado

Unhas escuras

Micoses, problemas renais e câncer de pele

Manchas brancas
Falta de vitaminas e proteínas como o zinco, alergias, micose, insuficiência renal e até mesmo anemia

Unhas com inchaços e doloridas
Infecções bacterianas e micoses

Unhas fracas
Com descamação e pontos brancos: Falta de proteínas como cálcio, zinco, e vitaminas E, B e A. Sintomas também podem indicar anemia e hipotireoidismo

Unhas onduladas
Pode significar alergias

Unha avermelhada e cutículas ressecadas
Problemas de tireoide
- gazeta online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.