Unhas: mudanças no formato, na força ou na cor indicam doenças que merecem atenção |
Segundo a dermatologista Alessandra de Melo, os casos mais comuns são o enfraquecimento e descamação da unha. Nesse caso, o principal problema é a falta de vitaminas e de proteínas, que pode ser resolvido com um incremento na alimentação.
A carência de ferro é outro fator que causa a fragilidade da unha. "Mesmo que no exame o nível de ferro esteja normal, o mais comum é falta de ferretina no organismo. Isso pode ser tratado com reposição", explica.
Pigmentação
Já as alterações na tireoide causam cutículas ressecadas e até pontos brancos. Mas, de acordo com Alessandra, os casos mais graves são os que acontecem a pigmentação da unha, com tonalidade mais escura.
Essa característica pode ser sinal de algum problema renal ou até mesmo de um câncer de pele. "Isso é muito comum, principalmente em pessoas negras, que têm mais melanina", ressalta.
Unhas irregulares, com pequenas ondulações são sinais de algum processo alérgico. Mas não adianta olhar para as mãos e entrar em desespero caso note alguma mudança. O melhor é ficar em alerta e procurar um médico, pois só ele é capaz de diagnosticar corretamente a presença de alguma alteração na saúde.
Fique de olho nos sinais
Unhas mais larga
E arredondada: problemas como anemia ou doença cardíaca ou pulmonar
Unhas amareladas
Pode significar diabetes, micoses e problema no fígado
Unhas escuras
Micoses, problemas renais e câncer de pele
Manchas brancas
Falta de vitaminas e proteínas como o zinco, alergias, micose, insuficiência renal e até mesmo anemia
Unhas com inchaços e doloridas
Infecções bacterianas e micoses
Unhas fracas
Com descamação e pontos brancos: Falta de proteínas como cálcio, zinco, e vitaminas E, B e A. Sintomas também podem indicar anemia e hipotireoidismo
Unhas onduladas
Pode significar alergias
Unha avermelhada e cutículas ressecadas
Problemas de tireoide
- gazeta online
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.