sábado, 30 de julho de 2011

Desejo grande de comer doce pode ser falta de nutrientes

Desejo grande de comer doce pode ser falta de nutrientes
Essa vontade pode significar falta de cromo, magnésio e vitaminas do complexo B


Após o almoço, nos momentos de ansiedade e na tensão pré-menstrual (TPM) se torna ainda mais difícil resistir aos doces. E, se a vontade de comer esses alimentos for exagerada, pode ser o sinal de que algum nutriente está em falta no organismo.

"O desejo em excesso de comer doces pode estar relacionado com os baixos níveis de serotonina no corpo, substância responsável pela sensação de prazer. Com esse consumo, o organismo vai produzir mais serotonina", explica a nutricionista Lorena Rebelo.

Segundo Lorena, esse desejo por doces também pode estar relacionado ao aumento do hormônio do estresse, o cortisol, e a deficiências nutricionais, principalmente de magnésio, cromo, e vitaminas do complexo B.

Sem excesso, a nutricionista afirma que o consumo desses carboidratos é considerado normal. Mas deve ser um prazer e não algo para compensar um problema. "Se esses episódios de compensação forem frequentes, podem vir a causar uma série de distúrbios metabólicos e doenças, muitas vezes de forma silenciosa", alerta.

A estudante Geisi do Carmo toma cuidado para não ultrapassar os limites quando o assunto é doce, principalmente, chocolate. "Tenho que comer todos os dias, às vezes eu diminuo as refeições diárias para comer um derivado do cacau. Procuro balancear e não exagerar, mas não abro mão", conta.

O amor de Geisi pelo chocolate tem explicação. "O chocolate contém substâncias psicoativas que atuam como estimuladores do sistema nervoso central e que induzem a um bem-estar emocional geral e uma maior sensação de prazer", destaca Lorena.

Horários

Segundo a nutricionista, os melhores horários para consumir esses alimentos são após a atividade física, para repor o glicogênio muscular e hepático, ou após as principais refeições, onde as fibras dos alimentos consumidos vão ajudar a retardar a absorção da glicose do doce pelo organismo, evitando o rápido aumento da glicemia e dos níveis de insulina no sangue.


Laila Magesk
lmagesk@redegazeta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.