quinta-feira, 9 de junho de 2011

Ônibus cai de viaduto sobre linha de trem no ABC

Quinze pessoas ficaram feridas, sendo que uma está em estado grave. Segundo cobrador, um carro na contramão causou acidente

Carolina Garcia, iG São Paulo | 09/06/2011 10:09 - Atualizada às 12:52
Notícia anteriorAcidente com van escolar deixa 9 feridos em GuarulhosPróxima notícia


Um ônibus da linha 101 da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) caiu de um viaduto nesta quinta-feira sobre a linha de trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O acidente foi na linha ferroviária 10-Turquesa, sentido Estação da Luz - Rio Grande da Serra, entre as estações Utinga e São Caetano, na região de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo.

Um trem que trafegava pela linha no sentido capital não conseguiu parar e atingiu o ônibus. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 15 pessoas ficaram feridas, sendo que uma em estado grave com traumatismo craniano.


As vítimas leves foram levadas ao Hospital Municipal Albert Sabin, em São Caetano. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura da cidade, elas sofreram traumatismo craniano leve, luxação de quadril já reduzida, fratura de costela, fratura de clavícula, ferimentos fortes contusos e escoriações. Quatro receberam alta em torno das 12 horas. Carolina Guimarães, de 23 anos, foi transferida por volta das 11h30 para a UTI do Hospital Maria Braido, em São Caetano, com suspeita de lesão renal.

A motorista Lilian Souza Freitas, de 30 anos, com traumatismo craniano, foi levada ao Pronto Socorro do Hospital Mário Covas, em Santo André.


'O ônibus deslizou e ficou de frente para o barranco. Nisso caímos', relata o cobrador
O acidente aconteceu por volta das 9 horas, quando o ônibus bateu na mureta do viaduto na Rua Felipe Camarão e caiu em cima da linha do trem. Segundo o cobrador Clóvis Santos Galdino, de 38 anos, um veículo trafegava na rua na contramão e a motorista reagiu pisando no freio para evitar a colisão. "Como era paralelepípedo, o ônibus deslizou e ficou de frente para o barranco. Nisso caímos", contou ao iG. "Ouvi as pessoas gritando no viaduto 'Olha o trem, olha o trem'. Percebi que o trem já estava com velocidade reduzida."

Segundo a CPTM, não houve feridos entre as pessoas embarcadas no trem. A circulação de trens - que ficou interrompida após o acidente - começou a ser retomada às 10h30, com velocidade reduzida no local. A perícia já realizou trabalho no local e os bombeiros começaram a remover o ônibus.

Por meio de nota, a EMTU informa que o veículo envolvido no acidente, de propriedade da empresa Interbus Transporte Urbano e Interurbano Ltda, tem 5,5 anos (a média de idade da frota é de 8 anos). A última inspeção ônibus foi feita no dia 25 de fevereiro deste ano. Foram vistoriados 340 itens (partes mecânica, elétrica, de conforto e manutenção), entre eles 125 relativos à segurança. A inspeção tem validade de um ano. A empresa ressalta que, "como gerenciadora e fiscalizadora do sistema, não possui veículos próprios. Os veículos do sistema pertencem a empresas permissionárias e concessionárias."

Veja a lista de feridos:

Arlete Amaral
Carolina Pereira Magalhães, 23
Cirio Gonçalves, 82
Claudio Almeida dos Santos, 30
Cleide Aparecida, 41 - recebeu alta
Clóvis Santos Galdino Jr., 38 (cobrador)
Eduardo Guilherme Scabasso, 23 anos
Gabriela Peralta
Leandro Domingues, 25 - recebeu alta
Lilian Souza Freitas, 30 (motorista)
Márcia Aparecida
Maurílio Batista dos Santos, 70 - recebeu alta
Pedro Carrasco - recebeu alta
Perola de Santana
Thiago Augusto



Carolina Garcia, iG São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.