domingo, 29 de maio de 2011

A Banda Mais Bonita da Cidade: "Não temos a paranoia do sucesso"

Atenção, leitores: todos os dados divulgados nesta matéria podem – e devem - sofrer alterações até o final da leitura.
O aviso acima se faz necessário quando o assunto é A Banda Mais Bonita da Cidade, o novo sucesso da internet. Desde a manhã do último dia 17, quando o músico Vinícius Nisi postou o videoclipe da música “Oração”, mais de três milhões de visualizações foram computadas pelo site Youtube. Tudo aconteceu muito rápido, como conta o guitarrista e responsável pelos acordes de ukulele (espécie de violão, só que em formato reduzido) da banda, Rodrigo Lemos.

“Postamos o clipe apenas nos perfis do Facebook das pessoas que participaram da gravação. Foi muito rápido: saímos para almoçar e quando voltamos observamos que os amigos dos amigos estavam compartilhando a música. Tudo aconteceu de uma maneira inesperada”, reconhece o curitibano, ainda assustado – positivamente – com a repercussão.

Como não poderia deixar de ser, todo conteúdo que alcança altos índices de audiência recebe uma série de sátiras na web. Com A Banda Mais Bonita da Cidade aconteceu em forma de reedições do clipe. O mais expressivo foi a paródia “A Banda Mais Bonita da Internet”, estrelada pelo humorista Rafinha Bastos. “Somos de uma geração que se expressa via internet, defendemos a liberdade de ideias. Assistir aos vídeos que o pessoal está fazendo é sempre muito legal. É muito bom ver as pessoas decorando a letra, imitando as coreografias”, afirma Lemos.

Mas, e as críticas? Entre as inúmeras mensagens de apoio e parabéns, há também uma série de considerações, principalmente a respeito da produção do clipe, gravado em plano-sequência (registro sem cortes). Na legenda do vídeo, os curitibanos citam como principal influência o grupo americano Beirut, que, entre os principais sucessos, está a música “Nantes” (2007), produzida em parceria com o site francês Blogotheque. O projeto segue também a proposta de captação de sons e imagens em ambientes diversos. No caso dos brasileiros, o cenário utilizado foi uma residência em Rio Negro (PR).

“Olha, tem gente que acha que é parecido, tem gente que acha que não tem nada a ver. Nós, no geral, gostamos do trabalho do Beirut, mas eles não inventaram o plano-sequência (risos). Foi uma ideia que tivemos no dia. Na verdade, a própria musica pedia aquele tipo de clipe. Eu conheço e adoro o trabalho do Blogotheque, mas não acredito o pessoal que fez as filmagens utilizou o trabalho deles como principal influência”, opina o músico, completando que “lidamos com as críticas da mesma forma que lidamos com os elogios. Estamos absorvendo a os comentários construtivos. Os que não são a gente prefere dar risada, afinal, isso tudo é um acontecimento muito feliz para todos nós”.

FAMA
O quinteto, formado por Uyara Torrente (voz), Vinícius Nisi (violão, teclado e piano infantil), Rodrigo Lemos (ukulele e guitarra), Diego Plaça (violão e baixo) e Luís Bourscheidt (percussão e bateria), parece não ter se iludido com o “boom cibernético” de seu trabalho. Rodrigo Lemos se mostra feliz, mas consciente do que precisa fazer para se manter no topo. “Não temos a paranoia do sucesso. O que aconteceu com a gente foi um evento isolado. Continuaremos dando sequência ao nosso trabalho, que já tem dois anos”, afirma ele. “Não sabemos quanto isso vai durar. E também não nos interessa. Estamos preocupados em conciliar todos os compromissos e, principalmente, manter a harmonia interna. Foi essa alegria que nos trouxe até aqui.”

SHOWS
A próxima parada dos músicos é São Paulo, onde se apresentam no Studio SP, em 7 de junho. Logo depois, no dia 9, a banda retorna para Curitiba para uma performance no Sesc da Esquina. Todos os 300 ingressos já foram adquiridos. “Soube que a bilheteria abriu e logo depois, por volta das 10h, já estavam esgotadas as entradas”, revela o guitarrista. Na sequência, é a vez de Belo Horizonte receber A Banda Mais Bonita da Cidade. A agenda está sendo definida conforme os convites vão surgindo. “São anedotas diárias”, brinca ele.

GRAVADORA
“Ter ou não uma gravadora é indiferente. Atingimos três milhões de pessoas sem precisar deste tipo de serviço. Surgiram propostas, mas não estamos nos preocupando neste momento. A ordem agora é manter os pés no chão”, decreta Rodrigo Lemos.

FUTURO
Apesar da expectativa dos fãs com relação ao novo clipe da banda, Lemos prefere fazer as coisas com calma. A prioridade atual é atender aos pedidos que surgira por conta da repercussão do clipe. São inúmeras entrevistas, convites para shows, parcerias, entre outros. “Não queremos meter os pés pelas mãos. Posso afirmar que, no momento, não há previsão de lançamento de um novo vídeo. O importante para nós é que as nossas outras músicas estão recebendo muito views. As pessoas estão vendo o que já fizemos no passado. Isso é ótimo, mais importante do que o que vamos fazer no futuro”, finaliza o músico, que conversou com eBand na última sexta, dia 27, da agora famosa casa em Rio Negro.

“Decidimos voltar para cá hoje e descansar. A semana foi muito corrida. Para se ter uma ideia, estão aqui as mesmas pessoas que gravaram o clipe. Estamos fazendo exatamente o que retratamos quando gravamos ‘Oração’: conversando, se divertindo. Precisamos disso para colocar a casa em ordem.”


eBand

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.