sábado, 12 de março de 2011

Tsunami - um terremoto dentro do mar

Tsunami, traduzido do japonês para o português como "ondas de porto", são ondas gigantes causadas por qualquer distúrbio importante em um grande corpo de água. Talvez, para a maioria das gerações mais jovens ao redor do mundo, o desastre natural mais mortal que já testemunhou (em primeira mão, na Internet ou na TV) foi o tsunami de 2004 no Oceano Índico. Esse terremoto / tsunami provocou a morte de mais de 220.000 pessoas. Em 2004, o tsunami no Oceano Índico foi causado por um terremoto de magnitude 9,3, que durou aproximadamente 10 minutos. Outras causas são as erupções vulcânicas, explosões subaquáticas, e deslizamentos de terra.

Tsunamis são difíceis de detectar "offshore", porque elas só sobem inicialmente cerca de 30 cm. É só quando se aproximam da terra que incham rápido. O tsunami de 2004 atingiu 30 metros de altura. Essa altitude é bem menor que o maior tsunami já registrada: O Tsunami da Baía de Lituya.

A Baía Lituya está localizada no Alasca. O tsunami que atingiu essa área em 1958, subiu a uma altura de 524 metros. Isso é quase uma centena de metros mais alto que o Empire State Building. Felizmente, o número de mortes não era proporcional ao seu tamanho. Este tsunami particular foi diretamente causado por um deslizamento de terra.

Alguns dos maiores terremotos na história resultou em tsunamis. O Grande Terremoto do Chile de 1960, que também detém o recorde de maior magnitude em 9,5, produziu uma série de ondas gigantes que varreu o Pacífico do Chile e, finalmente, se chocou contra as Filipinas, do outro lado do oceano.

O Grande Terramoto do Alasca de 1964 (magnitude = 9,2) também produziu maremotos que atingiram as costas do Japão e do Havaí.

Extensa investigação, detecção e monitoramento de tsunamis está sendo conduzido pelo USGS (Serviço Geológico dos EUA) e do Centro NOAA para Tsunami Research. NOAA significa National Oceanic and Atmospheric Administration.

Principalmente por causa do tsunami de 2004, a implantação de dispositivos de detecção tem sido acelerado. DART (Deep-Ocean Avaliação e Comunicação dos Tsunamis) bóias já foram colocados em locais estratégicos nos oceanos do mundo. A maioria destas bóias foram implantados ao longo do Anel de Fogo do Pacífico, onde a maioria dos terremotos e, portanto, tsunamis, ocorrem.

Cada bóia é ligado a uma gravação de pressão inferior (BPR), aparelho que monitora mudanças de pressão abaixo. Dados da BPR é enviado para a bóia, então para um satélite. O satélite, em seguida, envia as informações para NOAA várias instalações.

A presença destes sistemas de vigilância podem ajudar a reduzir os danos (principalmente para a vida) de tsunamis no futuro. Muitos dos tsunamis mortais podem percorrer grandes distâncias e levam horas antes de bater em praias e causando estragos. Depois que as pessoas de tripulação sistemas de acompanhamento emitir advertências, o público pode ser dado tempo suficiente para evacuar para áreas mais seguras.

Nós temos alguns artigos em Hoje Universo que estão relacionados com tsunamis. Aqui está um artigo sobre o grande tsunami , e aqui estão alguns terremotos famosos.

Fonte: universetoday.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.