sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Pênis: dificuldade de ereção e mudança na aparência são sinais da idade

Especialistas explicam como ocorre a mudança no tamanho do pênis, na aparência e função sexual com o avanço da idade no homem.

Não é nenhum segredo que há um declínio da função sexual de um homem com o avanço da idade. O nível de testosterona cai , há uma demora para despertá-lo. Uma vez excitado, ele demora mais para ter uma ereção e de atingir o orgasmo e, após o orgasmo, para ficar excitado novamente. A idade traz o declínio no volume de sêmen e também na qualidade do esperma. A disfunção erétil (ED), ou impotência , está claramente ligado ao passar dos anos, entre as idades de 40 e 70, o percentual de homens poderosos cai de 60% para cerca de 30%, mostra os estudos.

Homens também sofrem um declínio gradual da função urinária. Estudos mostram que o fluxo da urina do homem enfraquece ao longo do tempo, como conseqüência de músculos da bexiga enfraquecidos e, em muitos casos, a ampliação da próstata .

E isso não é tudo. Investigações recentes confirmam o que os homens têm suspeitado por muito tempo e, em alguns casos, temiam: que o próprio pênis passa por mudanças significativas - em torno dos 30 anos para a sua velhice. Estas alterações incluem:

Aparência. Existem duas grandes mudanças. A cabeça do pênis (glande) gradualmente perde sua cor arroxeada, resultado da redução do fluxo sanguíneo. E há uma lenta perda de pêlos pubianos. "Como a testosterona diminui, gradualmente, o pênis é revertido para a sua fase pré-púberes, a em estado sem pelos, diz Irwin Goldstein, MD, diretor de medicina sexual do Hospital Alvarado, em San Diego e editor-chefe do The Journal of Sexual Medicine.

Tamanho do pênis. O ganho de peso é comum quando os homens envelhecem. Com o acumula gordura no abdômen, há uma aparente mudança no tamanho do pênis. "Um grande bloco de gordura pré-púbica faz com que o pênis ao olhar para o pênis ele pareça mais curto", diz Ira Sharlip, MD, professor clínico de urologia da Universidade da Califórnia em San Francisco.

"Em alguns casos, a gordura abdominal encobre todo o pênis, diz Ronald Tamler, MD, PhD, co-diretor da Men's Health Program no Hospital Mount Sinai em Nova York. "Uma maneira que eu motivo meus pacientes com sobrepeso é de dizer-lhes que podem ganhar até uma polegada de tamanho simplesmente se perderem peso. "

Para além desta aparente redução (que é reversível), o pênis tende a sofrer uma redução (e irreversível) em tamanho real. A redução - tanto em comprimento e espessura - normalmente não é dramática, mas pode ser perceptível. "Se um homem de pênis ereto é de 6 polegadas de comprimento quando ele está em seus 30 anos, pode ficar com 5 ou 5,5, quando ele chega aos seu 60 ou 70 anos", diz Goldstein.

O que faz com que o pênis encolha? Pelo menos dois mecanismos estão envolvidos, dizem os especialistas. Uma delas é a deposição lenta de substâncias gordurosas (placas) no interior das pequenas artérias no pênis, o que prejudica o fluxo sanguíneo para o órgão. Esse processo, conhecido como aterosclerose  é a mesma que contribui para bloqueios no interior das artérias coronárias - a principal causa de ataque cardíaco .

Goldstein explica que outro mecanismo envolve o acúmulo gradual de colágeno relativamente inelástica (tecido cicatricial) no interior da bainha elástica fibrosa que envolve as câmaras de ereção. Ereções ocorrem quando as câmaras se enchem de sangue. Os bloqueios nas artérias do pênis - e quanto mais câmaras inelástica - a de média ereções serão menores.

Como muda o tamanho do pênis, também mudam os do testículos. "Por volta dos 40 anos, os testículos definitivamente começam a encolher", diz Goldstein. Os testículos de um homem de 30 anos de idade pode medir três centímetros de diâmetro, ele diz que aos de 60 anos de idade, talvez tenha apenas 2 centímetros.


Por David Freeman
WebMD Feature - Avaliado por Louise Chang, MD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.