quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

10 super dicas para curar a ressaca

Ressacas é a maneira que o corpo tem para nos avisar quando bebemos álcool demais. Nós sentimos o suor, náuseas e podemos experimentar "boca com gosto de cabo de guarda-chuvas." Quando o álcool é consumido, ele entra na corrente sanguínea e faz com que a glândula pituitária do cérebro bloqueie a criação de hormônios. Sem o sinal químico, os rins enviam a água diretamente para a bexiga ao invés de reabsorvê-la no corpo. A fim de compensar a perda de água nos tecidos e órgãos do corpo, a água é redistribuída do cérebro ... isto é uma das causas dessa dor de cabeça horrível pela manhã. Ao mesmo tempo, o fígado processa o álcool, quebrando-a em açúcares. Mas este esforço tem glicogênio, uma substância química chave vital para a energia.

Então o que você pode fazer para compensar o desequilíbrio causado por beber muito álcool?
1. Água, água e mais água. Evite café, chá e refrigerantes que desidratam ainda mais .
2. Tome um suplemento de eletrólitos tais como potássio - comprimidos de magnésio.
3. Beba uma bebida eletrolítica esportiva para reabastecer o sal e o açúcar perdidos quando o corpo processa o álcool.
4. Tome um multivitamínico e com especial atenção para maiores doses de vitaminas C e do complexo B.
5. Coma alguns ovos. Eles contém cisteína que decompõe as toxinas causadoras de ressaca.
6. Tome a N-acetil-cisteína, um ácido aminado, pela mesma razão.
7. Tome aspirina, que é livre de cafeína ou paracetamol.
8. Tente extratos de plantas como suplemento de cacto antes de beber para evitar ressaca.
9. Dê tempo para ajudar a recuperar. Seu corpo precisa para processar o consumo de álcool como foi projetado. Assim, chupe e espere.
10. Abstinência. É preciso dizer mais?
Banana smoothie



BÔNUS: banana smoothie cura para a ressaca
1 banana congelada
6 morangos
1 xícara de suco de laranja
1 lata de suco de tomate
1-2 xícaras de leite de soja
2 colheres de mel
noz-moscada e canela a gosto

Fonte: addictionblog.org/

Mitos da ressaca Enjôo, boca seca e aquela dor de cabeça fenomenal... Eis a ressaca! Os sintomas todo mundo conhece e, embora não exista a cura instantânea para o mal-estar do dia seguinte, sobram dicas que prometem aliviar a situação de quem exagerou na dose. Para acabar com os mitos e descobrir o que de fato funciona, convidamos o clínico geral Paulo Olzon, da Universidade Federal de São Paulo, para explicar tudo tintim por tintim

1. Tomar uma colher de azeite antes e uma depois resolve.
Mentira. O azeite é ótimo para a saúde, mas não há nenhuma evidência científica de que ele previna ou cure a ressaca. O ideal, mesmo, é controlar a dose.

2. Comer algo doce antes de sair de casa inibe a ação do álcool.
Mentira. Por ser um carboidrato, o açúcar será metabolizado pelo organismo primeiro, deixando a bebida em segundo lugar. Isso aumenta o risco de você fi car embriagada, já que não vai sentir os efeitos do álcool num primeiro momento e vai continuar bebendo.

3. Com o estômago vazio, o álcool também sobe mais rápido, por isso faça uma refeição leve – um sanduíche e um suco – antes da primeira dose. No dia seguinte, é preciso ingerir alimentos leves.
Verdade. O excesso de álcool irrita a mucosa do estômago – por isso, é muito comum amanhecer com uma leve gastrite depois de uma noite empolgada. Assim, consumir alimentos leves e sem muito tempero, como macarrão com azeite, sopas (lembra da canja da vovó?), caldos, chás e frutas, dá ao organismo o tempo necessário para a recuperação.

4. Nada melhor para ressaca do que tomar mais uma dose pela manhã.
Mentira. A ressaca é sinal de que está faltando água e glicose no seu corpo. Quando você toma uma dose pela manhã, o chamado rebote, pode até se sentir melhor, já que o nível de álcool no sangue vai se manter o mesmo. Mas, quando você parar, vai sentir o baque. Além disso, esse tipo de hábito tem conseqüências graves: seu organismo pode ficar viciado.

5. Bebidas de boa qualidade não dão ressaca.
Mentira. A ressaca está ligada ao exagero no consumo. Aquelas de procedência duvidosa pioram o quadro, uma vez que, por conter maior quantidade de impurezas, sobrecarregam os rins e o fígado. Isso diminui o ritmo de filtragem do sangue – prolongando a ressaca.

6. Café ou banho frio cortam os efeitos do álcool e evitam a ressaca.
Mentira. A cafeína, por ser estimulante, apenas tira o torpor causado pela bebida, deixando a pessoa mais alerta. O mesmo vale para o banho gelado – o choque de temperaturas “acorda”. Mas, não se iluda: mesmo desperta, você vai continuar alcoolizada e provavelmente vai acordar com a cabeça latejando.

7. Induzir o vômito diminui o teor de álcool no organismo.
Mentira. Vomitar pode até aliviar o enjôo, mas, a essa altura, a bebida já está sendo processada pelo seu organismo – e aí, infelizmente, só resta esperar o seu corpo eliminar o álcool. Outro problema: se você forçar o vômito, corre o risco de ter uma inflamação no esôfago.

8. Tomar água junto com a bebida alcoólica reduz o risco de ressaca.
Verdade. Assim, você vai fazer mais xixi, livrando seu organismo das substâncias tóxicas, principais causadoras da dor de cabeça. No dia seguinte, a hidratação também é importante, já que o álcool desidrata o organismo – por isso, você fica com a boca seca e dor no corpo. Tome muita água, água-de-coco e chá. [http://boaforma.abril.com.br]



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.