quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Os benefícios da meditação

Num mundo moderno, que valoriza a atividade, realizações e resultados, talvez seja surpreendente que mais pessoas estão se voltando para a meditação. Para toda a atividade da sociedade moderna, muitos ainda sentem uma necessidade fundamental para o silêncio, a paz interior , e um momento de reflexão. Meditação pode reduzir o estresse e ajuda a relaxar, mas, também pode dar-nos muito mais. Estes são alguns dos benefícios que a meditação diária pode nos dar.

Redução do Stress
A meditação ajuda a reduzir o estresse , ensinando-nos a desligar das preocupações que nos afligem durante o dia. A meditação é uma oportunidade de passar algum tempo sozinhos, sem sentir o aceno e chamada de outros. Dedicar 15 minutos em acalmar a mente e focar no momento presente, torna-nos mais relaxados e tomadores de decisões eficazes.

Benefícios para a saúde
Numerosos estudos têm demonstrado que a meditação tem benefícios para a saúde. Muitos destes benefícios estão relacionados à diminuição do estresse, que ocorre através da meditação. Por exemplo, com menores níveis de estresse e ansiedade, a probabilidade de doença cardíaca diminui significativamente . Há uma consciência crescente da ligação entre o nosso estado de espírito e saúde física. Muitas vezes as doenças físicas são sintomas de agitação interior. A meditação pode nos dar paz de espírito, e isso pode ser um passo útil para evitar muitas doenças relacionadas com estresse. A meditação também foi comprovada para aliviar a dor associada com determinadas doenças.

Controlar os próprios pensamentos
O homem conquistou o espaço, o Monte Everest e inúmeros outros desafios, mas, somos capazes de conquistar nossa própria mente? Quantas vezes você se encontra vítima de seus próprios pensamentos negativos? Algumas pessoas são mesmo da opinião de que é impossível controlar seus pensamentos. No entanto, a arte da meditação ensina que, não só é possível controlar os nossos pensamentos, mas podemos aprender a pará-los completamente. Através da meditação podemos trazer a nossa mente rebelde sob controle. Isso cria a paz de espírito e nos permite alcançar o que queremos.

Distanciamento
A mente se distrai facilmente com as pequenas irritações. Por exemplo, talvez achamos intolerável ficar esperando em uma linha, ou nos chateamos por um pequeno delito de outra pessoa. A solução não é para evitar esses problemas menores, porque eles vão continuar aparecendo, não importa o quanto a gente possa tentar.

A única solução eficaz é desenvolver o desapego e manter as coisas em perspectiva. Uma das grandes vantagens da meditação é que somos capazes de nos desligar desses insignificantes, mas irritantes  pensamentos. Esse distanciamento não é indiferença, é justo que sejamos capazes de manter a serenidade em meio a turbulências inevitáveis da vida.

Felicidade e paz de espírito
Existe alguém que não busca de alguma forma a felicidade? A meditação nos leva para a fonte da felicidade, que se encontra em nossa própria paz de espírito. Se não tivermos paz de espírito e somos constantemente atacados por pensamentos negativos, a felicidade vai permanecer ainda desconhecidos, não importa quão bem-sucedidos estamos em um plano externo. Talvez seja difícil imaginar que a felicidade possa ocorrer a partir do simples ato de ser. No entanto, se pode,  meditando vamos descobrir uma inesperada fonte de felicidade dentro de nosso próprio eu. A meditação nos mostra que a felicidade não depende de circunstâncias externas, mas na nossa atitude interior.

Concentração
Seja no trabalho, no desporto ou na música, a concentração é essencial para cumprir o nosso potencial. Em uma concentração apontada há uma grande potência, a nossa energia e foco não se dissipam. Quando temos concentração, podemos fazer mais em menos tempo. Através da meditação, gradualmente melhoramos a nossa capacidade de concentração, este foco pode ser usado tanto para a meditação, e também outras atividades que se acoplam.

Espontaneidade e criatividade
Quando vivemos numa mente submergida em pensamentos -  geralmente frutos de preocupações com o passado ou futuro, quando nós gastamos nossa energia no passado e no presente, encobrimos a nossa espontaneidade e criatividade. Podemos sentir que não temos nem criatividade ou espontaneidade, mas, se pudermos aprender a silenciar a mente, percebemos que temos muito mais potencial do que acreditamos atualmente. Para aceder a esta fonte de inspiração só precisamos aquietar a mente. Alguns dos grandes pensadores e cientistas foram capazes de fazer descobertas importantes quando puderam absorver-se em seu trabalho, com exclusão de qualquer outra coisa. A meditação nos ajuda a viver o momento atual, e assim pode nos ajudar a desbloquear o nosso potencial criativo.

Descobrir o propósito da vida.
Se você está satisfeito com sua vida atual. Se você se sente em perfeito contentamento e felicidade, então, no momento, a meditação não é necessária. No entanto, se você se sentir vazio por dentro, se você aspirar a saber mais sobre a natureza da existência e da vida, então a meditação pode ser de grande ajuda. Normalmente nós procuramos um sentido na vida através de eventos externos e outras pessoas. A meditação, no entanto, mostra-nos que podemos ganhar uma compreensão maior da vida através do conhecimento de quem somos. Na meditação, nós ganhamos uma nova perspectiva de vida, corados pela nossa própria perspectiva egoísta. Para aqueles que desejam isso, a meditação pode tornar-se um longo processo para responder à eterna pergunta: "Quem sou eu?"

Os benefícios da meditação são reais, mas, também requer perseverança. É um erro esperar que todos esses benefícios em primeiras tentativas, a mente leva tempo para dominar. Além disso, é difícil de explicar todos os benefícios da meditação, pois envolve um estado de consciência que não pode ser expressa por palavras. Para apreciar os benefícios da meditação é essencial meditar sozinho. Infelizmente não é suficiente apenas ler sobre ela. Comece meditando hoje! (Fonte: pickthebrain.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.