domingo, 12 de dezembro de 2010

Componentes do suco de romã inibiram migração de células cancerosas, em ensaios de laboratório

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Riverside (UCR), identificaram componentes no suco de romã que parecem inibir o movimento das células cancerosas e diminuir sua atração por um sinal químico que tem sido mostrado para promover a metástase do câncer de próstata ao osso, de acordo com uma apresentação hoje na Sociedade Americana de Biologia Celular da 50 Reunião Anual da Filadélfia.

O efeito, se for o caso, de suco de romã sobre a progressão do câncer de próstata é controverso.

Em um estudo de 2006 pacientes de câncer de próstata que beberam um copo diário de 237 ml de suco de romã, os pesquisadores da UCLA detectaram um declínio no antígeno prostático específico (PSA), que sugeriram um potencial de retardar a progressão do câncer.

Os pesquisadores da UCLA não tentaram definir o potencial mecanismo biológico por trás dos efeitos do suco de romã no estudo.

Em setembro 2010, a Federal Trade Commission (FTC) abriu um processo contra POM Wonderful, a empresa de alimentos naturais que forneceu o suco de romã para a pesquisa da UCLA e apoiou outras pesquisas sobre o suco de romã. O FTC acusou a empresa de fazer afirmações falsas e enganosas sobre os efeitos do suco na saúde.

Em estudos anteriores, Martins-Green e sua equipe de pesquisa usaram uma concentração padronizada de suco de romã em dois tipos de células cancerosas em laboratório de cultura de próstata que foram resistentes a testosterona.

Resistência ao hormônio indica um potencial forte metastático. Os pesquisadores não observaram que apenas aumentou a morte celular entre as células tumorais suco de romã-tratados, mas também aumento da adesão celular e migração celular diminuindo nas células cancerosas que não tinha morrido.

O laboratório Martins-Green próxima analisou o suco de fruta para identificar os ingredientes ativos que tiveram um impacto molecular na adesão e migração celular em células de câncer de próstata metastático. Martins-Green, estudante de graduação e pós-graduação Lei Wang estudante Jeffrey Ho identificaram fenilpropanóides, ácidos hydrobenzoic, flavonas e os ácidos gordos conjugados.

"Isto é particularmente excitante, porque agora podemos modificar estes componentes naturais do suco para melhorar as suas funções e torná-los mais eficazes na prevenção da metástase do câncer de próstata", disse Martins-Green.

"Porque os genes e proteínas envolvidas no movimento das células cancerosas da próstata são essencialmente os mesmos que os envolvidos no movimento de outros tipos de células cancerosas, os mesmos componentes modificados, o suco pode ter um impacto muito maior no tratamento do câncer", disse ela.

Fonte: www.sciencecodex.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.