quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Suspeito de abusar sexualmente de meninos leva surra dos parentes das vítimas

Suspeito de abusar sexualmente de pelo menos oito meninos - entre oito e 13 anos - foi detido, na tarde desta quarta-feira (03), em Cobilândia, Vila Velha. José Alício Alvarenga, 46 anos, chegou a oferecer, e a dar dinheiro para as vítimas em troca de favores sexuais. Ele confessou o crime.

José Alicio Alvarenga chegou a ser preso,
mas foi liberado em seguida esta preso,
pois já havia passado o período de flagrante
José Alício foi preso no início da tarde desta quarta pelos próprios moradores, que eram, na maioria deles, parentes das vítimas. O suspeito levou uma surra dos populares, e foi preciso ser socorrido pela Polícia Militar antes mesmo de ter sido entregue na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), em Vitória.

Segundo a delegada Fabiane Coutinho, apesar dos meninos terem reconhecido o suspeito, o maníaco prestou depoimento e foi liberado, pois já havia passado o período de flagrante.

Leia mais notícias no Minuto a Minuto

"Pelo relato dos meninos, o último episódio de violência sexual sofrido por eles aconteceu no último dia 31, em um matagal localizado próximo à uma lagoa, que fica na mesma região. Hoje (ontem) foi a emboscada, a perseguição dos moradores atrás do suspeito", explicou a delegada.

Apesar do maníaco ter sido solto, Fabiane Coutinho garantiu que José Alício vai responder judicialmente pelos crimes de estupro de vulnerável e de atração para exploração sexual, artigo 218 B, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A delegada completou, também, que os meninos afirmaram que na região há um outro homem praticando o mesmo crime, fato que vai ser apurado. As oito vítima apresentadas foram encaminhadas para fazer exames específicos no DML que comprovem a violência sexual.

O crime chocou toda a comunidade. Nervosas, e revoltadas, muitas mães estiveram na DPCA acompanhado os filhos para prestarem seus esclarecimentos. Elas afirmaram que o maníaco está atacando os meninos há algumas semanas.(gazetaonline)


Tratamento dos sobreviventes ao abuso sexual


Crianças abusadas sexualmente não são um grupo homogêneo que requer tratamento idêntico. As conseqüências do abuso sexual infantil variam amplamente em termos de gravidade, duração e forma. É improvável que um programa único de tratamento ser adequado para todas as crianças.


O tratamento é o processo de ajudar a criança a aprender a distinguir entre as habilidades saudáveis e destrutivas  de enfrentamento. Com a ajuda, ele pode maximizar os pontos fortes e destrutivos ativamente e mudar o comportamento ineficaz de enfrentamento. 


Selecionar a forma (s) de tratamento vai depender das metas para a criança desenvolvida a partir de sua avaliação, a correspondência entre o objetivo e o serviço sendo considerada, e de preferência a criança e a possibilidade de participar e beneficiar do tratamento a ser oferecido. Idealmente, um tratamento efetivo irá diminuir a gravidade dos sintomas intensos e evitar atraso no aparecimento de distúrbios emocionais. Segundo Osmond e colegas, os objetivos do tratamento envolvem:


Fornecer uma libertação segura dos sentimentos
Superar potencialmente o negativo comportamento o auto-destrutivo.
Ajudar a criança a entender que parte do seu pensamento tem sido afetada pelo abuso e ajudá-lo a corrigir as distorções
Ajudar a criança a superar a auto-acusação e auto-ódio
Ajudar a criança a construir um senso de confiança em si mesma e em um futuro positivo
Habilitar a criança para ganhar um senso de perspectiva sobre o abuso e conquistar a distância emocional necessária para manter o trauma de machucá-lo no futuro
Apoiar a criança para que ela trate de termos da sua própria sexualidade, incluindo os bons sentimentos em torno comportamentos sexuais e a possibilidade de uma sexualidade saudável, discriminação contra abusos
Esses objetivos podem ser alcançados em uma variedade de maneiras.


Tratamento de abuso sexual infantil é um processo complexo. Emocionalmente, ele desafia o profissional a permanecer na busca de solução de um caso altamente carregado. Intelectualmente, ele exige que se compreenda os impactos do abuso sobre a criança e a família, bem como as possíveis origens do problema. Na prática, isso requer que se colabore com uma variedade de profissionais e clientes nos esforços para fazer o melhor para a criança.


Entretanto, se você vencer o desafio, você vai dar de volta a esperança e um futuro para uma criança marcada pelo abuso sexual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.