sábado, 23 de outubro de 2010

Top Filmes de Psicologia

Eu tenho que admitir, eu sou fã de cinema. Eu gosto de todos os tipos de filmes: comédias, suspense, ação, etc Hoje, eu quero compartilhar meus filmes favoritos psicológicos. Estes temas vão desde cinema psicologia anormal às questões sociais.

Tenha em mente que a maioria dos filmes lidam com qualquer tema psicológico tende a simplificar a condição ou exagerar o problema.

Abaixo estão alguns mitos e falsidade apresentada em filmes:
  1. Nem todos os doentes mentais são violentos - Apenas uma pequena porcentagem dos pacientes clínicos tendem a demonstrar tendências violentas.
  2. Além disso, a violência em doentes mentais não são pertinentes aos diagnósticos.
  3. Psicólogos não dormem com seus clientes. É contra o código de ética  fazer isso.
  4. Nem todos os doentes mentais são anti-sociais.
  5. Não existe uma pílula mágica para curar qualquer doença ou condição.
  6. Distúrbio de personalidade múltipla (conhecida como transtorno dissociativo) não é tão comum como retratado nos filmes.
  7. Sofrimento psíquico é mais comum que as pessoas pensam.
  8. A vida como um psicólogo não é glamourosa.

Tendo dito isso, abaixo estão os meus filmes favoritos da psicologia:


Awakenings ( Brasil: Tempo de Despertar, em Portugal: Despertares)

Robin Williams e Robert De Niro protagonizam este drama sobre pacientes catatônicos, devido à encefalite. O filme mostra a luta de um médico em uma tentativa de ajudar seus pacientes. Este filme é baseado em uma história verdadeira.


Identidade


Embora não tão precisa sobre o estado psicológico, é um ótimo thriller psicológico com um sobretom. Além disso, este filme tem um grande elenco.

A identidade é um 2003 filme de suspense , dirigido por James Mangold e escrito por Michael Cooney. O filme é estrelado por John Cusack , Ray Liotta , John C. McGinley e Amanda Peet . A trama foi inspirada no romance de Agatha Christie" "And Then There Were None".

Uma Mente Brilhante



Baseado na vida de John Forbes Nash Jr. e sua luta contra a esquizofrenia. Mesmo se você não é fã da psicologia, esta é uma grande história sobre os desafios da vida e da capacidade de superá-los.


O Escafandro e a Borboleta

Este é outro filme baseado em uma história verdadeira. Devo adverti-lo, o ritmo do filme é muito lento e é em francês com legendas em Inglês. Este filme é baseado no editor de Elle Jean-Dominique Bauby e suas lutas, após um derrame que o deixou paralisado.


Primal Fear

Este é um que se deve prestar atenção para quem é fã dos ensaios e thrillers. Trata-se de filme com um coroinha com um transtorno dissociativo. Enquanto algumas partes do estado estão sobretaxados (veja os mitos acima), a história é muito boa.

Menção Honrosa


Abaixo estão alguns filmes extras que valem a pena ver também.


What Dreams May Come (Além Do Horizonte Amor ou "Além da Vida")

Outro filme de Robin Williams, que vale a pena assistir. Livremente baseado na Divina Comédia de Dante, este filme trata com os temas de depressão e suicídio. A reacção a este filme é misto. Algumas pessoas podem não gostar do ritmo do filme. Afinal, é um drama.


What About Bob?

Enquanto o filme é muito imprecisas sobre distúrbios psicológicos, ele mostra um lado mais leve da psicologia.


Voando Sobre Um Ninho de Cucos

Uma velhinha, mas clássico. Este filme, embora possa não apelar para o apetite dos freqüentadores do cinema moderno, este filme mostra a dinâmica de grupo em um centro psiquiátrico.

Estes são os meus filmes favoritos de psicologia e, tanto quanto eu irei como um crítico de cinema.

Agora, eu quero ouvir de você. O que você acha sobre essa lista? Você tem algum favorito que você gostaria de acrescentar à lista?

http://psychbits.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.