sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Rock feliz. Restart e outros 'coloridos' dominam a cena musical teen

Amada intensamente e odiada na mesma proporção, a banda Restart virou a febre do momento. Fenômeno na internet, com mais de 4,5 milhões de acessos no MySpace e no YouTube, o grupo levou a melhor em cinco categorias do último Video Music Brasil (VMB), da MTV. Junto com o prêmio, receberam vaias... muitas. Sem contar as críticas e até acusações de plágio, pela web afora.

O grupo, formado por quatro garotos na casa dos 18 anos, adotou o rótulo happy rock, ou rock feliz. Em contraste com o visual melancólico e as letras chorosas dos emos, Pe Lu (voz e guitarra), Pe Lanza (voz e baixo), Koba (voz e guitarra) e Thominhas (bateria e sintetizador) apostam na imagem alegre, com um visual exageradamente colorido, e canções mais festivas.





Por esse caminho, seguem outras bandas, entre as quais destacam-se Cine, Hori (capitaneada por Fiuk, ex-astro da novela teen "Malhação"), Hevo84 e Replace. Nem todas adotam o termo inventado pelos garotos do Restart para definir a sonoridade, mas têm em comum o estado de espírito. "Pra que rimar amor e dor", como diz o verso da bela "Mora na Filosofia", de Monsueto Menezes e Arnaldo Passos. Essa parece ser a máxima dessa rapaziada. Se o namoro acaba, em vez de chorar, essa turma prefere viver.

"O visual colorido tem tudo a ver não só com nossa música, mas também com nosso estado de espírito. Somos alegres, brincalhões, nada melhor do que o colorido para representar isso", afirma Pe Lu. Em entrevista ao Caderno 2, o vocalista e guitarrista do Restart falou sobre os louros que a banda vem colhendo nos últimos tempos.

Antes de lançar o disco de estreia, no início deste ano, a banda já havia estourado na web. A consagração veio no último dia 16, quando a garotada levou do VMB para casa os prêmios das categorias Artista do Ano, Hit do Ano (com a canção "Levo Comigo"), Melhor Clipe, Revelação e Pop.

"Acho que música não tem a ver com competição. Ter ganhado os prêmios não nos faz melhores nem piores que ninguém, mas representa o reconhecimento do trabalho. É muito bom saber que tem gente apoiando e torcendo por nós. Para falar a verdade, não caiu a ficha direito ainda... Muita alegria sabe?!", acrescenta o músico.

Apesar disso, durante o VMB o grupo foi bastante vaiado por parte do público - e criticado por outros artistas. Em defesa do Restart, os fãs partiram para o ataque. Resultado: para o bem ou para o mal, a banda ganhou mais e mais evidência - a frase "Restart Vaiado", por exemplo, foi parar nos trending topics do Twitter.

"Como qualquer artista, nunca vamos conseguir agradar a todo mundo. Acho que cada um que não gosta tem o seu jeito de demonstrar. Como dissemos lá em cima (no palco do VMB), as vaias e as críticas servem para que a gente lembre sempre de que ainda falta muito o que conquistar e muito a trabalhar", diz Pe Lu.

Com fãs fora do país, o grupo está dando seus primeiros passos no exterior. Recentemente, lançaram um CD na Argentina com cinco faixas em espanhol e oito em português. "A música de trabalho, ?Te Llevo Conmigo?, vai ser lançada nas radios de lá agora, junto com o clipe. Estamos indo com calma, realizando sonhos, sem pretensões, mas com muita vontade."






A exemplo de muitas bandas e artistas novos, o Restart tornou-se primeiro um fenômeno na internet para depois alcançar as outras mídias. Pe Lu acredita que o melhor da web é a aproximação entre ídolo e fã. "Ela veio para quebrar essa distância. Hoje, qualquer artista tem que ter site e perfis em redes sociais. A internet serve como divulgadora também do trabalho e acaba criando uma liberdade criativa e dando espaço para todo mundo", arremata.

Cine.



Grupo paulistano surgido em 2007 e lançado pela gravadora Universal Music. No ano passado, faturaram a categoria Banda Revelação tanto no VMB como no Prêmio Multishow. Além disso, a música "Garota Radical", que fez parte da trilha da novela "Bela, A Feia", da Record, ficou em 40º, entre as cem da parada da revista "Billboard Brasil". É formado por Dh (voz), Bruno (voz/baixo), Dan (guitarra/programações) e Dave (voz/bateria).

Replace.


Formada em 2006, a banda integra o elenco da Arsenal Music, sob as bençãos do produtor Rick Bonadio. O nome da banda (substituir, em inglês) traduz a proposta dos músicos, que dizem substituir os pensamentos ruins por bons. Seus integrantes são Beto (voz), Pedro (guitarra e voz), Vine (guitarra), Koala (baixo) e Caio C. (bateria). Prestes a lançar seu primeiro álbum pela gravadora, o grupo aposta na mistura de estilos, fundindo hip hop com guitarras pesadas.

Hevo 84.


A banda foi criada no final de 2005 em Paranaguá, litoral do Paraná. Suas composições giram em torno das experiências do universo jovem. Depois de se mudar para São Paulo, o grupo começou a ganhar notoriedade e teve uma de suas músicas, "Passos Escuros", incluída da trilha sonora de "Malhação", no ano passado. O grupo é formado por Renne Fernandes (voz e piano), Fernando Cunha (guitarra), Rodrigo Suspiro (baixo) e Victor Hugo (bateria).






Banda formada na cidade de São Paulo, em 2004. Seus integrantes são Fiuk (voz), Max Klein (guitarra e voz), Renan Augusto (guitarra e voz), Fê Campos (baixo) e Xande Bispo (bateria). Em 2008, assinou contrato com a Warner Music Brasil. Suas canções giram em torno de temas como amor, felicidade, paz e a busca pelos sonhos. Suas referências vão do hard rock à black music, passando pelo pop rock dos anos 80 e 90.



A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.