domingo, 12 de setembro de 2010

Adolescência: Garotos e garotas em descobertas e transformações


É uma fase de transformação. Geralmente mudam o cabelo e o corpo, as espinhas aparecem e, para o sexo feminino, vem a menstruação. A menina, que ainda não é mulher mas também já não é mais criança, torna-se adolescente. E é sobre essa fase importante que o Vida Saudável vai falar durante a semana. Nada melhor que uma adolescente para abrir a série e contar como é viver esse momento. A estudante Rebeca Loyola, 17 anos, fala de suas indecisões, o que pensa sobre saúde, sexo, corpo, futuro e como é a relação com pais que, muitas vezes, é complicada nessa idade.


Menstruação

Fiquei menstruada com 14 anos. Foi normal, porque eu convivia com as minhas amigas que já menstruaram antes, com 12 e 13 anos. Mas é meio estranho no começo. Dá um pouco de vergonha. A cólica só veio com o tempo. De imediato, meu corpo não mudou, mas depois eu comecei a pegar mais forma. O seio ficou maior e o quadril também, até apareceram algumas estrias.


Emocional

Tive a fase meio rebelde. Queria tudo do meu jeito, mas já estou melhor. A gente começa a se deparar com a realidade. Não tem aquela cabeça tão responsável, mas passa a encarar a vida com mais seriedade.

Engordar

Me preocupo demais com isso (risos). Não sei o que acontece, mas quando você vai ficando mais velha, tem mais dificuldade de emagrecer. Ultimante minha alimentação tem sido bem rigorosa e estou caminhando todos os dias na praia.

Sexo

Bom, é aquela coisa... A gente - ela se refere à família - foi criado na concepção da igreja, mas minha mãe sempre deixou claro como era. Minha consciência foi muito trabalhada pelo meus pais, hoje eu sei que o sexo é uma coisa muito importante para fazer na hora e com a pessoa certa. Mas, mesmo as pessoas que não têm essa concepção, deveriam pensar com mais cautela sobre o assunto. Às vezes, elas são muito imediatistas, levam isso de uma forma normal demais. E aí perdem o essencial da coisa e se expõe a situações que não tem necessidade, como a gravidez na adolescência. Meninas muito novas se precipitam e deixam de viver a fase que deveriam. Nessa idade é para pensar em curtir com as amigas e nos estudos. Quero o sexo para depois do casamento. Eu fico como a diferente, mas as pessoas respeitam e até admiram minha posição.

Corpo

O corpo define como o de uma mulher, mas a cabeça ainda não é de mulher.

Espinhas

Tenho algumas, mas não tanto. Acho que minhas irmãs tiveram mais. Dos 15 aos 17 anos foi a pior época.

Escola

Terminei no final do ano passado o terceiro ano do Ensino Médio e estou esperando para decidir qual faculdade vou fazer. Ainda tenho dúvidas. Quero amadurecer mais esse assunto antes de tomar uma decisão. Não quero entrar por entrar. É bom pensar antes porque você poupa dinheiro e tempo. Gosto de Publicidade e Relações Internacionais, mas como não tenho certeza do que quero e de mercado, prefiro aguardar. Enquanto isso, faço inglês e espanhol.

A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.