terça-feira, 20 de julho de 2010

Dia do Amigo: para muitos, abraço fica ao alcance da tecla

Para conversar, rir ou assistir a um bom filme nada melhor do que ter ao seu lado um amigo. Ele é tão importante que tem até dia especial no calendário: hoje é celebrado o Dia Mundial do Amigo. Mas aquela pessoa tão especial com quem podemos contar sempre, mesmo nos piores momentos, pode estar ao alcance de uma tecla.

Na era virtual e do abraço escrito, o leque de amizades é cada vez maior - tem gente que tem milhares de "amigos" cadastrados em redes sociais, muitos de outros Estados e de outros países. Alguns se falam todos os dias, e conversam sobre todas as coisas. Tudo, é claro, sem se encontrar.

Demorou três anos para a aposentada Mara Lúcia Sarmento Didonet, 55 anos, conhecer pessoalmente as oito amigas com quem se comunica diariamente por e-mail. O grupo chamado Entre Nós, foi criado pelo gosto comum por poesia, mas hoje as mulheres, na faixa etária de 50 anos, se tornaram amigas inseparáveis.

Os endereços são bem distintos: Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro e até Japão e Bélgica, onde moram e trabalham duas brasileiras. "Nós trocamos experiências e confidências. Damos apoio umas as outras, trocamos fotografias de nossas famílias. A afinidade é muito grande", conta Mara, que conheceu finalmente as amigas em um restaurante capixaba, no último sábado. O encontro foi emocionante. "Nós nos abraçamos muito. A afinidade é muito grande", diz.

Uma amizade sólida teria suas bases no contato frequente, segundo o professor da Ufes e consultor de Mídias Sociais, Júlio Valentim. "Os laços fortes que definem a amizade. O importante é a intensidade das relações. Pesquisas apontam que o grau de intimidade na internet chega a ser maior do que o contato presencial", afirma. ( Daniella Zanotti )

Data é criação de um dentista argentino
O Dia do Amigo foi criado pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. O dentista se inspirou na chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, considerando a conquista não somente uma vitória científica, como também uma oportunidade de se fazer amigos em outras partes do universo. Assim, durante um ano, o argentino divulgou o lema "Meu amigo é meu mestre, meu discípulo é meu companheiro". Aos poucos, a data foi sendo adotada em outros países e é quando as pessoas trocam presentes, se abraçam e declaram sua amizade umas às outras.
A Gazeta
Autora: Daniella Zanotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.