terça-feira, 6 de abril de 2010

Veja repercussão das chuvas no Rio nos jornais do mundo


As fortes chuvas que atingem o Estado do Rio de Janeiro desde ontem já mataram ao menos 79 pessoas. De acordo com balanço do Corpo de Bombeiros, o número de feridos já ultrapassa 40. Na tarde desta terça-feira, a cidade do Rio permanecia em estado de alerta.

Veja a repercussão do caos no Rio em alguns dos principais jornais do mundo.
*
Clarín
Reprodução
O site do jornal argentino Clarín publicou uma foto do caos no Rio em sua página principal.
O título da reportagem diz: "Intensas chuvas deixaram ao menos 50 mortos no Rio de Janeiro".

"As fortes precipitações que atingem a cidade desde a segunda- feira a deixaram praticamente paralisada: universidades, escolas e tribunais de Justiça suspenderam suas atividades. [O presidente] Lula disse que 'pediu a Deus' que o temporal cesse", informa o jornal.
O "Clarín" diz ainda que o prefeito Eduardo Paes pediu aos habitantes que fiquem em suas casas, alegando que a situação na cidade, devido às inundações em sua principais ruas e avenidas, "é de caos absoluto". "Em uma escala de zero a dez, o grau de preparo do Rio para uma chuva como essa é zero", cita o jornal.

New York Times
Reprodução
"Temporais paralisam o Rio de Janeiro", diz a reportagem do site do Times.

"Chuvas fortes deixaram ao menos 32 pessoas mortas no Estado brasileiro do Rio de Janeiro nesta terça-feira, paralisando os transportes, causando o cancelamento das aulas e fazendo com que a população fosse aconselhada a não sair de casa", informa o jornal americano.

O "Times" diz ainda que as fortes chuvas forçaram o fechamento de aeroportos, estações de metrô, rodovias e pontes. O jornal destaca ainda que autoridades locais alertaram para o risco de deslizamentos caso as chuvas continuem a atingir a região por muito tempo.

Post
Reprodução
Washington Post informa na manchete de sua reportagem: "Chuvas fortes atingem Rio, matando ao menos 81".

"A cidade que será anfitriã dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo ficou quase paralisada nesta terça-feira, enquanto o prefeito Eduardo Paes pediu que os trabalhadores ficassem em suas casas, e que as escolas fossem fechadas.

De acordo com o "Post", mais chuvas devem atingir a região, e a população de áreas de alto risco foi aconselhada a não sair de casa. "Deslizamentos de terra ameaçam ao menos 2.000 casas depois que 20 centímetros de chuvas foram registrados", informa o site do jornal.
"Não é aconselhável que as pessoas saiam de casa", disse Paes, citado pelo "Post". "Nós queremos preservar vidas".

El Mundo
Reprodução
"Ao menos 77 pessoas morreram após mais de 17 horas de chuvas que atingem o Estado brasileiro do Rio de Janeiro desde a tarde desta segunda-feira", diz o site do El Mundo.

Segundo o jornal espanhol, um "completo caos atinge a segunda maior cidade brasileira, ao ponto de as autoridades recomendarem que ninguém saia de casa nesta terça-feira".

"Com as ruas transformadas em verdadeiros rios, o trânsito parou totalmente em várias regiões da cidade, e muitos automóveis ficaram cobertos de água", diz ainda o jornal.
O "El Mundo" informa ainda que o aeroporto internacional opera com a ajuda de instrumentos auxiliares, e que os voos regionais estão suspensos desde a noite desta segunda-feira.

El Pais
Reprodução
"Chuvas provocam ao menos 79 mortes no Rio", diz o El Pais.
"As chuvas torrenciais que atingem desde ontem ininterruptamente o Rio de Janeiro (Brasil) transformaram a cidade em um verdadeiro caos e mataram ao menos 79, segundo informou informado o secretário estadual da Defesa Civil, Sergio Cortes", diz o jornal.
O "El Pais" diz ainda que a TV brasileira mostra muitas imagens de pessoas que tiveram que passar a noite ilhadas dentro de veículos. Segundo o site do jornal, os dois aeroportos do Rio, o Galeão e o Santos Dumont, se encontram praticamente paralisados desde ontem.
"O temporal derrubou várias árvores e interrompeu o abastecimento de energia em vários pontos da cidade. A companhia elétrica que abastece o Rio pediu que se evite usar elevadores por causa dos constantes cortes de energia elétrica", diz ainda a publicação.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.