quarta-feira, 13 de março de 2013

7 maneiras de aumentar a imunidade do seu filho

7 maneiras de aumentar a imunidade do seu filho
Gripes e resfriados são um fato da vida das crianças, mas há passos inteligentes que você pode tomar para ajudar a reduzir o número de dias da doença.

O que você pode fazer para proteger seu filho da infinita variedade de germes e vírus, ele é exposto a cada dia? Infelizmente, em alguns aspectos, ficar doente quando se é criança é simplesmente parte da descrição do trabalho. "Todos nós entramos neste mundo com um sistema imunológico inexperiente", diz Charles Shubin, MD, professor associado de pediatria na Universidade de Maryland, em Baltimore. Lentamente, as crianças aumentam sua imunidade combatendo uma série contínua de germes, vírus e outros organismos - é por isso que muitos pediatras consideram 6 a 8 resfriados, surtos de gripe, ou infecções de ouvido por ano normal. Mas há hábitos saudáveis ​​que você pode adotar que vai dar ao sistema imunológico de seu filho um impulso.

1. Servir mais frutas e vegetais cenouras, feijão verde, laranjas, morangos:. Todos eles produzem aumento imunidade de aumento por conterem fitonutrientes como a vitamina C e carotenóides, diz William Sears, MD, autor de O Livro de Nutrição da Família (Little Brown, 1999). Fitonutrientes podem aumentar no corpo células que combatem infecção, as células brancas do sangue e interferon, um anticorpo que vestem as superfícies das células e bloqueando os vírus. Estudos mostram que uma dieta rica em fitonutrientes pode também proteger contra essas doenças crônicas como câncer e doenças cardíacas na idade adulta. O seu filho deve comer cinco porções de frutas e vegetais por dia. (A porção é cerca de duas colheres de sopa para crianças , 1 ¼ xícara para crianças mais velhas.)

2. Melhorar o tempo de sono. Estudos com adultos mostram que a privação de sono pode torná-lo mais suscetível à doença, reduzindo as células assassinas naturais do  sistema imunológico que são armas de ataque contra os micróbiose células cancerosas. O mesmo vale para as crianças, diz Kathi Kemper, MD, diretor do Centro de Holística Pediátrica Educação e Pesquisa do Hospital Infantil, em Boston.

Pesquisas neurológicas mais recentes garantem que boas horas de sono são imprescindíveis para fortalecer o sistema imunológico. "Estudos feitos com ratos mostraram que depois de 72 horas sem dormir eles apresentavam alto risco de contrair infecção generalizada", diz o neurologista Mauro Muszkat, coordenador do Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Interdisciplinar da Universidade Federal de São Paulo. A explicação é simples. Em primeiro lugar, se não dormimos direito, produzimos mais hormônios do stress, que acabam prejudicando o desempenho das células de defesa do organismo. Segundo, é durante o sono que fabricamos uma quantidade maior de substâncias que estão diretamente ligadas tanto à produção de anticorpos quanto ao desempenho dessas células. Portanto, certifique-se de que seu bebê durma o suficiente: de 16 a 20 horas por dia, no caso dos recém-nascidos; de 14 a 15 horas, incluindo as sonecas diurnas, para os bebês de 6 meses a 2 anos. Cuidar para que a criança tenha um sono de qualidade também é importante. O que significa proporcionar a ela um ambiente tranqüilo, sem barulho, com luz reduzida e que não incida em seu rosto.

3. Amamente o seu bebê. leite materno contém turbo-imunidade melhoram anticorpos e glóbulos brancos. Guardas de enfermagem contra infecções de ouvido, alergias, diarréia, pneumonia, meningite, infecções do trato urinário, e síndrome da morte súbita infantil . Estudos mostram que ela também pode aumentar o poder de seu cérebro do bebê e ajudar a protegê-la contra a diabetes insulino-dependente, doença de Crohn, colite e certas formas de câncer mais tarde na vida. O colostro, o fino amarelo "premilk" que flui dos seios durante os primeiros dias após o nascimento , é especialmente rico em anticorpos que combatem doenças, diz Shubin. A Academia Americana de Pediatria recomenda que as mães amamentem por um ano. Se esse compromisso não é realista, o objectivo de amamentar por pelo menos os primeiros dois a três meses, a fim de complementar a imunidade do seu bebê recebeu no útero.

4.  Exercício como uma família Research mostra que o exercício aumenta o número de células natural killer em adultos - e atividade regular pode beneficiar as crianças da mesma forma, diz Ranjit Chandra, MD, um imunologista pediátrico da Universidade Memorial de Newfoundland. Para obter os seus filhos em um hábito de fitness ao longo da vida, ser um bom modelo. "Exercício com eles em vez de apenas convidá-los a sair e brincar", diz Renee Stucky, Ph.D., professor assistente de clínica de medicina física e de reabilitação da Universidade de Missouri Medical School. Atividades familiares divertidos incluem passeios de bicicleta, caminhadas, patinação in-line, basquete e tênis.

5. Se resguarde contra a propagação de germes. Combater germes tecnicamente não aumenta a imunidade, mas é uma ótima maneira de reduzir o estresse sobre o sistema imunológico de seu filho. Certifique-se de que seus filhos lavam as mãos frequentemente - e com sabão. Você deve prestar especial atenção à sua higiene antes e depois de cada refeição e depois de tocar animais de estimação, assoar o nariz, usar o banheiro  e chegar em casa da creche. Quando você está fora, leve toalhetes descartáveis ​​com você para limpezas rápidas. Para ajudar as crianças a adquirir o hábito de lavagem das mãos em casa, deixe-os escolher as suas próprias toalhas de mão brilhantemente coloridos e sabão em formas divertidas, cores e aromas.

Outra estratégia: "Se seu filho ficou doente, jogue fora sua escova de dentes imediatamente", diz Barbara Rich, DDS, uma porta-voz para a Academy of General Dentistry. Uma criança não pode pegar o mesmo resfriado ou vírus da gripe duas vezes, mas o vírus pode saltar de escova de dentes para outra escova de dentes, infectando outros membros da família. Se é uma infecção bacteriana, como infecções na garganta, no entanto, a criança pode infectar-se com os mesmos germes que tem seu doente em primeiro lugar. Nesse caso, jogando a escova de dentes protege tanto o seu filho e do resto de sua família.


Para evitar que os vírus da gripe e resfriado se propaguem de uma escova para outra, tente evitar que sua escova se encoste em outras quando guardada. Um porta-escovas tradicional com fendas para manter diversas escovas em pé é um investimento valioso para a saúde de sua família.


6. Banir fumo passivo. Se você fuma ou seu cônjuge, saia. A fumaça do cigarro contém mais de 4.000 toxinas, a maioria dos que podem irritar ou matar as células do corpo, diz Beverly Kingsley, Ph.D., epidemiologista do Office em Fumo e Saúde dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, em Atlanta. As crianças são mais suscetíveis que os adultos aos efeitos nocivos do fumo passivo porque respiram em um ritmo mais rápido, o sistema de um filho natural de desintoxicação também é menos desenvolvido. O fumo passivo aumenta o risco de uma criança de bronquite, infecções de ouvido, e asma. Ele também pode afetar a inteligência e o desenvolvimento neurológico. Se você absolutamente não pode parar de fumar, você pode reduzir os riscos de saúde do seu filho consideravelmente por fumante apenas fora da casa, Dr. Kingsley diz.

7. Não pressione seu pediatra. Exortar o seu pediatra para escrever uma receita para um antibiótico sempre que o seu filho tenha uma gripe, resfriado ou dor de garganta é uma má ideia  Antibióticos tratam somente doenças causadas por bactérias", mas a maioria das doenças da infância são causadas por vírus," diz Howard Bauchner, MD, professor de pediatria e saúde pública da Universidade de Boston School of Medicine.

Estudos mostram, entretanto, que muitos pediatras prescrevem antibióticos com alguma relutância, a pedido de pais que pensam erradamente. Cepas de bactérias resistentes a antibióticos têm florescido como resultado, e uma infecção de ouvido simples fica mais difícil de curar, se ela é causada por bactérias resistentes que não respondem ao tratamento padrão. Sempre que o pediatra do seu filho quer prescrever um antibiótico, certifique-se que ele não vai prescrevê-lo apenas porque ela pensa que você quer. "Eu encorajo os pais a dizer: 'Você acha que isso é realmente necessário?"  diz o Dr. Bauchner diz.


A magia do toque

Que a massagem aprofunda o vínculo entre mãe e bebê pouca gente duvida. Mas vários estudos tentam verificar se esses toques teriam a capacidade de fortalecer o sistema imunológico da criança. "Existem indícios de que a massagem desencadeia alterações no sistema nervoso central, que teriam como reflexo a ativação ou modulação das defesas da criança", observa a enfermeira e psicomotricista Maria das Graças Barreto Silva, coordenadora do Grupo de Massagem e Estimulação de Bebês, do departamento de enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. Mesmo que os efeitos na imunidade não tenham ainda comprovação científica, não custa tentar: no mínimo, será um momento de prazer compartilhado entre mãe e filho.

Todo o conteúdo aqui, incluindo conselhos de médicos e outros profissionais de saúde, deve ser considerado como opinião apenas. Sempre procure a orientação direta de seu próprio médico em relação a quaisquer dúvidas ou questões que você possa ter em relação a sua própria saúde ou a saúde de outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.