segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Geneticista diz que ele pode criar uma criança neandertal


Geneticista George Church diz que ele pode criar uma criança neandertal

"Eu posso criar um bebê neanderthal, se eu puder encontrar uma mulher disposta." Não, isso não é o pior do mundo. É ciência.
Professor George Church, da Harvard Medical School, à esquerda, diz que ele pode criar um bebê de Neanderthal, se ele encontrar uma mãe disposta.


Este cenário incrível é o plano de um dos geneticistas mais importantes do mundo, que está buscando uma voluntária para ajudar a trazer o extinto parente próximo do homem de volta  à vida.

Professor George Church, da Harvard Medical School, acredita que ele pode reconstruir o DNA de Neandertal e ressuscitar a espécie que se extinguiu há 33 mil anos.
Seu esquema é uma reminiscência do Jurassic Park, mas, ao mesmo tempo em que os dinossauros do filme foram criadas em um laboratório, o plano ambicioso do Professor Church requer uma voluntária humana.

Ele disse que sua análise do código genético do Neandertal com amostras de ossos é completa o suficiente para reconstruir seu DNA.

"Isso depende de um inferno de um monte de coisas, mas eu acho que pode ser feito."
O Professor Church começaria criando artificialmente o DNA Neandertal com base no código genético encontrado em restos fósseis. Ele iria colocar este DNA em células-tronco.

Contando com a medicina moderna, o professor garante que já temos o suficiente na ciência moderna para produzir o Neanderthalzinho. “Eu já conseguiu captar suficiente DNA de ossos fossilizados para reconstruir o DNA de espécies humanas há muito extintas. Agora preciso de uma mulher aventureira”, disse o geneticista á revista alemã “Der Spiegel”.

“É possível. Uma série de tecnologias está se desenvolvendo mais rapidamente. Em particular, a leitura e a transcrição de DNA estão agora um milhão de vezes mais rápidas que oito anos atrás. Podemos clonar todos os tipos de mamíferos. Então é bem provável que possamos clonar um homem. Por que não conseguiríamos?”, acrescentou.
Família feliz: Uma cena do 'Código de Neandertal' documentário de TV


Os cientistas dizem que seu plano é teoricamente possível, embora na Grã-Bretanha, como a maioria dos países, a clonagem reprodutiva humana é uma ofensa criminal.

Mas a proposta do Professor Church é tão de vanguarda que não pode ser cobertos por leis existentes.

No entanto, especialistas temem que os neo-neandertais possam não ter imunidade a doenças modernas para sobreviver, e alguns temem que o processo pode levar a deformidade.

Há também a incerteza sobre como eles se encaixariam no mundo de hoje. Bioeticista Bernard Rollin da Colorado State University, disse: "Eu não acho que é justo colocar as pessoas ... em uma circunstância em que elaes possam ser ridicularizado e possivelmente temidas."

Em uma reação contundente, Philippa Taylor, do Christian Medical Fellowship, disse: "É difícil saber por onde começar com as preocupações éticas e de segurança."
Daily Mail

www.news.com.au/lifestyle

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.