terça-feira, 30 de outubro de 2012

Recém-nascidos e crianças também podem sofrer um AVC

Recém-nascidos e crianças também podem sofrer um AVC
Há um ciclo de incidência maior no período neonatal, antes do nascimento

Pouca gente sabe, mas os recém-nascidos e crianças também são vítimas do Acidente Vascular Cerebral, o AVC. Embora seja mais raro, há um ciclo de incidência maior no período neo-natal, desde o nascimento, até os 28 primeiros dias de vida.

As causas são infecções na gestação ou algum problema de coagulação. “Isso provoca má formação cardíaca, que pode levar a alteração do fluxo sanguíneo cerebral”, explica a neurologista infantil Simone Amorim.


No caso das crianças maiores, algumas enfermidades favorecem o AVC, como a anemia falciforme, constituição defeituosa das hemácias e doenças cardiovasculares. “Mas também há os casos em que o derrame acontece sem motivo”.

Nessa situação, não há como prevenir. É preciso ficar atento às paralisias motoras, sintoma do acidente, e levar a criança ao médico.

Para chamar atenção ao problema e informar sobre como se precaver contra o ele, a World Strok Organization (WSO) escolheu 29 de outubro para ser o Dia Mundial do AVC, um marco da campanha “1 em 6” que promoverá ações de combate e tratamento. O nome foi escolhido porque estatísticas apontam que uma em cada seis pessoas terá um AVC pelo menos uma vez.

Quase sempre há sequelas motoras ou mesmo cognitivas, em casos mais graves, e não há remédio para as consequências. Para amenizá-las, são utilizados fisioterapia e injeções de toxina botulínica, que age no relaxamento da musculatura.

“Para prevenir a doenças, os adultos devem praticar exercícios, ter uma dieta balanceada e controlar diabetes, colesterol e pressão arterial”, diz Simone.

Saiba mais sobre a doença

O que é?

Vaso bloqueado
O problema acontece por conta da interrupção de um vaso sanguíneo cerebral por um coágulo. Com isso, determinada área do cérebro fica sem oxigênio e outros nutrientes, o que provoca  lesão nos neurônios

Sintomas

Sem força
Diminuição ou perda súbita da força na face, braço ou perna de um lado do corpo

Sensibilidade

Alteração súbita da sensibilidade com sensação de formigamento na face, braço ou perna de um lado do corpo

Visão alterada
Perda súbita de visão em um olho ou nos dois olhos

Língua enrolada

Alteração aguda da fala, incluindo dificuldade para articular, expressar ou para compreender a linguagem

Dor forte
Dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente

Tonturas
Instabilidade, vertigem súbita intensa e desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos
Fonte: A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.