sábado, 1 de setembro de 2012

Top 5 Cobras mais mortalmente venenosas do mundo

pouca razão para temer a morte devido à mordedura de serpentes. Apenas um quarto das cobras é peçonhenta, e dentre as 7.000 mordidas de cobras registradas na América por ano, menos de 15 vítimas morrem. Porém, dentre essas 15 pessoas, estão aquelas que foram picadas por cobras mortais. Conheça as 5 cobras mais perigosas do Mundo:

Inland Taipan

Sem qualquer dúvida a Inland Taipan (Oxyuranus microlepidotus) é cobra mais venenosa do mundo. Sua mordida pode matar qualquer um dentro de horas. Sem assistência médica imediata a vítima tem chance rara de recuperação.

Geralmente Taipans são uniformemente oliva ou marrom escuro, a cabeça é um pouco mais escura comprimento brown.Average Taipan é de 1,8 metros e máximo de 3,7 metros e são encontrados principalmente no norte da Austrália e Nova do Sul Guinea.Some espécies também são encontradas na Central da Austrália e da Nova Guiné .

Taipans estão divididas nas cinco sub-espécies ou seja, ocidental ou Inland Taipan (Oxyuranus microlepidotus) ou (Snake Fierce), Papua Taipan (Oxyuranus S. Canni), comum ou Costeira Taipan (Oxyuranus scutellatus), Central Ranges Taipan (Oxyuranus temporal) e North-West Australian Taipan (Oxyuranus scutellatus Barringeri). A Inland Taipan (cobra feroz) é a mais tóxico de todos. produz em uma única mordida 110mg. Apenas alguns mg de veneno Inland Taipan é o suficiente para matar mais de 100 pessoas ou 250 mil camundongos. A Austrália Ocidental ou Inland Taipan ou Snake Fierce é cobra mais tóxica do mundo terrestre.

O veneno hemotóxico é potente e complexo (que faz o sangue se liquifazer, destruindo as células sanguineas, podendo ocorrer hemorragias internas), inoculado através de duas presas fixas que tem na parte posterior da boca, capaz de matar um ser humano em menos de 45 minutos.


Ela é grande, possui de 2,5 a 3 metros de comprimento, tem escamas lisas com a coloração creme e/ou marrom. Se alimenta de pequenos mamíferos. Ela é, de todas as serpentes elapídeas, a que possui as maiores presas. Raramente vista, a taipan também é chamada de cobra-feroz. Arisca, prefere não enfrentar predadores a menos que a ataque, sendo raros os casos de ataques a humanos. São encontrados principalmente no norte da Austrália e sul da Nova Guinea.



Naja – Phillippine
A Naja Phillippine é a segunda cobra mais mortal do planeta. Com seu tamanho pequeno, essa cobra possui um dos venenos mais mortais do mundo. Com apenas uma gota de veneno, a neurotoxina afeta os batimentos cardíacos, paralisa função respiratória e pode causar a morte em menos de 30 minutos. A Naja é capaz de cuspir o seu veneno até 3 metro de distância.

A cobra se alimenta predominantemente de pequenos mamíferos. Roedores são os preferidos dieta porém eles também se alimentam de rãs, lagartos, pequenas aves e ovos.

Encontradas principalmente nas ilhas de Luzon, Mindoro, Catanduanes e Masbate.


Indian Krait
Essa cobra, que ocupa o terceiro lugar da lista, possui uma coloração negra azulada com faixar brancas sobre o corpo. Por ser extremamente potente, o veneno da Krait é se espalha rapidamente nas veias sanguineas, causando paralisia muscular. A vítima começa a ter espasmos, cãibras, tremores que comprometem o funcionamento dos orgãos.


Essas cobras atacam outras cobras , lagartos , sapos , ratos e camundongos . Eles devoram seus filhotes,  sendo canibal na natureza. Jovem são conhecidas por comer artrópodes . A krait comum alimenta-se principalmente de outras cobras, incluindo "vermes cegos" (serpentes do gênero Typhlops ) e outros kraits , e também se alimenta de rãs e lagartos e pequenos mamíferos . Esta serpente é noturna. É muito ativo e ágil à noite. Que muitas vezes se esconde em buracos de roedores, terra solta ou sob escombros, por isso raramente é visto durante o dia.


Essa belezinha é encontrada principalmente na Índia, Paquistão e Srilanka.


King Cobra ou Cobra-Real
Apesar de não ter um veneno excessivamente virulento (com uma toxicidade inferior à da maioria das suas “primas”, as najas), possui a capacidade de inocular grandes quantidades por mordida, o que a torna uma das serpentes mais letais. Numa só mordida ela pode libertar até sete mililitros de neurotoxina, suficiente para matar 20 pessoas ou até um elefante. Porém, tal como a maioria das cobras, é tímida e evita o contacto com o homem e só se for acossada se torna ferozmente agressiva.


É a maior cobra venenosa que existe, podendo ultrapassar os 6 metros de comprimento. É carnívora e a sua dieta consiste basicamente em outros ofídios, venenosos ou não, mas não despreza lagartos, ovos e pequenos mamíferos. O seu nome científico, "Ophiophagus" significa literalmente "comedora de serpentes". Desloca-se à vontade no solo, em cima das árvores e na água.
Outra das suas características é que se trata da única serpente que realiza a postura de ovos dentro de uma espécie de ninho, que a mãe elabora arrastando ervas e pequenos ramos com a sua cauda. Pouco antes da eclosão dos ovos, a mãe abandona a zona (que desde a altura da postura defendeu com uma enorme agressividade), supostamente para se subtrair à tentação de devorar as próprias crias.


Encontradas no Sudeste Asiático e Índia.



Mamba-Negra ou Black Mamba
É a cobra mais rápida do mundo, capaz de se deslocar a 20km/h. No entanto, usa essa velocidade para escapar do perigo e para atacar as suas presas. Tem um bote muito rápido e seu veneno causa paralisia, podendo levar a vítima à morte se não for tratada rapidamente. Se a picada for na região do pé ou na canela pode levar de 2 a 4 horas para a vítima vir a morte; ser for picada na região do tórax ou rosto as vítimas morrem em menos de 20 minutos.

Habita as savanas e florestas africanas.

Um comentário:

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.