segunda-feira, 9 de julho de 2012

Paraquedista morre após ser atingido por avião durante salto em Boituva

O acidente ocorreu por volta das 15h30. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, Alex Adelman, 33, filmava o salto de outros dois colegas quando foi atingido pelo avião, de pequeno porte.
Outros dois paraquedistas também foram atingidos e sofreram fraturas.

Três paraquedistas foram atingidos por um avião durante um salto na tarde desta segunda-feira (9) em Boituva (SP), conhecida como a capital nacional do paraquedismo. As primeiras informações passadas pelo Corpo de Bombeiros indicam que as vítimas fizeram o salto e ainda estavam em queda livre quando foram atingidas por um avião.

Ainda segundo os bombeiros, o paraquedista Alex Adelman gravava o salto de outros dois profissionais, Conrado Alvares e Vanderson Carlos Campos Andrade. Alex teria sido o primeiro a ser atingido pelo avião e foi lançado contra os companheiros.

Alex ficou inconsciente com o choque. O paraquedas, que dispõe de um dispositivo de segurança, ao não ser acionado manualmente entrou em operação automática e abriu o equipamento, evitando o impacto com o solo. O rapaz chegou a ser socorrido ao Pronto-Socorro da cidade com parada cardiorrespiratória, mas não resistiu. Os dois feridos conseguiram acionar os paraquedas e chegaram ao solo com fraturas nas pernas e seguem internados com estado de saúde considerado sem gravidade.

Alex, de macacão branco, foi instrutor do corintiano
que pagou uma promessa neste domingo no
Fantástico (Foto: Reprodução/ TV Tem)

Alex, que era paraquedista desde 1994, obteve junto com mais 13 atletas o Recorde Brasileiro de Maior Formação em Queda Livre Vertical, que foi obtido em março na cidade de Piracicaba. Ele participou neste domingo de uma reportagem exibida no fantástico , onde foi o instrutor do corintiano que estava pagando uma promessa com um salto de paraquedas.

O avião que atingiu os paraquedistas prestava serviços ao Centro Nacional de Paraquedismo. Ainda não há informação se a aeronave é a mesma da qual as vítimas saltaram. A escola em que Alex trabalhava não quis falar sobre o acidente.





Avião que atingiu paraquedista em Boituva (SP) é apreendido

O avião que atingiu um paraquedista em pleno ar na tarde desta segunda-feira foi apreendido e deve passar por uma vistoria amanhã. O paraquedista, atingido quando fazia um salto em Boituva (SP), cidade considerada polo do esporte, chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

A empresa responsável pelo avião, a Skydive Vera Cruz, táxi aéreo especializado em paraquedismo, informou que houve "um incidente"e que o avião, que estava em descida, atingiu o paraquedista.

O acidente ocorreu por volta das 15h30. Segundo o Corpo de Bombeiros, Alex Adelman, 33, filmava o salto de dois colegas quando foi atingido pelo avião, de pequeno porte.

Em queda, chocou-se com Wanderson Carlos Campos de Andrade, 32, e Conrado Alvares Everton, 35, que tiveram fraturas nas pernas. Os dois faziam um salto duplo --num mesmo paraquedas-- como parte de um treinamento.

Seis paraquedistas que assistiam ao salto disseram que o avião é o mesmo que havia levado os três até o alto, conforme os bombeiros. A Polícia Civil, que abriu inquérito, tentou ouvir o piloto, mas não foi possível porque ele estava em estado de choque.

O salto ocorria dentro do Centro Nacional de Paraquedismo, que abriga várias empresas da área em Boituva.

Após ser atingido, o paraquedas de Adelman abriu em modo automático, o que amenizou o impacto da queda.
Segundo os bombeiros, ele foi resgatado em um canavial e levado para o hospital São Luiz, mas teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.

As outras duas vítimas conseguiram completar o salto. Ambos não correm risco de morte, informou o hospital.

Adelman era paraquedista desde 1994. Em março, ele quebrou o recorde brasileiro de maior formação em queda livre vertical, após salto com outras 14 pessoas em Piracicaba.

Segundo a TV Globo, ele havia participado anteontem do "Fantástico", como instrutor de um torcedor do Corinthians que saltava de paraquedas como forma de pagar promessa pelo título da Libertadores.

A Anac irá mandar amanhã um representante a Boituva para inspecionar o avião, verificar se o piloto tinha licença e checar se a empresa tinha autorização para fazer esse tipo de voo.

(NATÁLIA CANCIAN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.