domingo, 6 de maio de 2012

Marte, O Planeta Vermelho. Vídeo


O Universo - Marte O Planeta Vermelho


Seu nome vem do deus romano da guerra. Um astro distante e avermelhado no céu noturno. Uma fonte de extravagantes conjecturas a séculos. Poderia ser o lar de uma civilização hostil? Existe mesmo um rosto em sua superfície? Nosso fascinante vizinho planetário ainda nos cativa. É tanto uma base para uma futura colonização como guardião de segredos biológicos de 4 bilhões de anos. Marte, o planeta vermelho, pode deter a chave do nosso futuro e do nosso passado.



O Planeta Marte é o 4º planeta  do sistema solar, tem esse nome devido ao deus romano da guerra, talvez pela sua coloração vermelha, para indicar sangue no campo de batalha. Devido a esta cor, Marte também é referido como o "Planeta Vermelho". Quando visto em um telescópio, Marte não aparece em vermelho. Esta cor vermelha vem da oxidação de minerais ricos em ferro na sua superfície. Pode-se dizer que Marte é enferrujado. Os babilônios também chamavam o planeta após seu deus da guerra, fogo e destruição. Os gregos também chamavam de seu deus da guerra. Outra cultura, como os chineses, persas e japoneses, todos tinham referências ao planeta em textos antigos.



Marte orbita a uma distância média de 228 milhões de km do Sol, ou 1,52 unidades astronômicas (1 UA é a distância média da Terra ao Sol). Leva 687 dias para completar uma órbita em torno do Sol, assim o seu ano é de aproximadamente o dobro do tempo da Terra. Ele gira uma vez em seu eixo a cada 24,6 horas, assim ele realmente tem uma duração do dia muito parecido com a Terra. Também é inclinado em seu eixo em 25,2 °, novamente, semelhante à da Terra ° 23,4.

Marte é um planeta telúrico, o que significa que ele tem as características de planetas terrestres e é semelhante à Terra. No entanto, o planeta é significativamente menor. Marte tem apenas 15% do volume da Terra e 11% da massa do nosso planeta. O seu diâmetro é de cerca de metade do diâmetro da Terra. Estações de Marte são mais semelhantes às estações devido à semelhança com a inclinação dos eixos da Terra. As temperaturas do planeta variar de cerca de -140 ° C durante o inverno a cerca de 20 ° C durante o verão. Leva 687 dias para orbitar o Sol. Marte está cerca de 230 milhões de quilômetros da do sol.

O planeta Marte tem uma atmosfera muito fina de dióxido de carbono, aproximadamente 1% da espessura como a pressão atmosférica da Terra ao nível do mar. Devido a essa fina atmosfera, e sua maior distância do Sol, Marte é muito mais frio que a Terra. Temperatura média do planeta é -46 ° C, o que significa que é ainda mais frio nos pólos e durante o inverno. No equador, no verão, as temperaturas podem subir até 20 ° C.

É cerca de metade do tamanho da Terra, com um diâmetro de apenas 6,792 km. Tem uma massa ainda menor, com apenas 10% da massa da Terra. Com este menor tamanho e massa, a força da gravidade na superfície de Marte é apenas 37,6% a gravidade que experimentamos na Terra. Imagine o peso 1/3rd menos, e ser capaz de saltar de 3 vezes mais alto.

A superfície de Marte é seca e poeirento, em muito semelhantes lugares deseros da Terra. Tem montanhas e planícies de areia, e até mesmo algumas das maiores dunas de areia do Sistema Solar. Tem também a maior montanha do Sistema Solar, o escudo vulcão Olympus Mons, e maior o abismo, mais profunda no Sistema Solar: Valles Marineris. Ele também parece ter evidências de antigos oceanos e rios. Mas a água que estava sempre na superfície de Marte secou há bilhões de anos. Os cientistas pensam que o interior de Marte é semelhante à da Terra, com um núcleo denso (pensado para ser sólido), um manto rochoso e uma crosta fina. A superfície de Marte também foi bombardeada por crateras de impacto, muitas das quais datam de bilhões de anos. Essas crateras são tão bem preservados porque a lenta taxa de erosão que acontece em Marte.

O planeta tem duas pequenas luas, Phobos e Deimos. As luas foram descobertas em 1877 pela Câmara Asafe astrônomo e foram nomes de personagens mitológicos. Phobos e Deimos são os filhos de Ares , o deus da guerra, na mitologia grega. Os gregos tinham chamado os Ares planeta após seu próprio deus da guerra antes dos romanos. Phobos representa medo, enquanto Deimos está para terror ou temor. Os cientistas acreditam que eles eram asteróides capturados pela gravidade do planeta. Phobos orbita o planeta em apenas 7 horas, enquanto Deimos leva 1,3 dias para rodear Marte.

As pessoas têm ficado fascinadas com Marte durante séculos. Quando foram desenvolvidos telescópios, os astrônomos foram capazes de ver o que parecia ser canais na superfície. Essas especulações provocaram que o planeta era habitado e a busca de marcianos se iniciava. Eventualmente, os cientistas foram capazes de descobrir que os canais eram realmente nada mais do que cânions extraordinários que atravessavam o planeta. Um dos cânions mais famosos é Valles Marineris, que tem 4.000 km de comprimento e até 7 km de profundidade. Em comparação, o Grand Canyon tem apenas 446 km de comprimento e quase 2 km de profundidade. Além destes cânions, Marte também tem muitas incríveis características geográficas, como Monte Olimpo, que é a montanha mais alta do Sistema Solar. Olympus Mon é um vulcão escudo que a 27 km de altura é de três vezes a altura do Monte Everest .

Hellas Planita, também chamado de bacia de impacto Hellas, é a maior cratera em Marte. Sua circunferência é de aproximadamente 2.300 km, e é de nove quilômetros de profundidade. Muitos cientistas acreditam que costumava haver água em estado líquido nesses canais e gargantas, que parecem ter sido causado pelo menos parcialmente por erosão hídrica. Alguns destes canais são bastante grandes atingir 2.000 quilômetros de comprimento e 100 quilômetros de largura. Há relativamente pouco tempo, uma sonda fez descobrir a água de gelo sob a superfície em ambos os pólos. Alguns astrônomos acham que planeta já teve água, mas que Marte era incapaz de retê-lo devido à sua fraca atmosfera e gravidade.


O planeta também sofre tempestades de poeira, que podem se transformar em o que parece ser tornados pequenos. Tempestades de poeira maiores ocorrem quando o pó é soprado para a atmosfera e aquece a partir do sol. Quanto mais quente a poeira encheu o ar aumenta e os ventos ficam mais fortes. Estas tempestades podem atingir até milhares de quilômetros de largura e passado por meses em um tempo . Quando chegar esse grande, eles realmente podem bloquear a maior parte da superfície de vista.

Marte é o planeta mais estudado no Sistema Solar depois da Terra. No momento em que este artigo foi escrito, havia 3 sondas e rovers na superfície de Marte, e três naves espaciais em órbita funcional. E mais sonda irá estar a caminho em breve. Estes espaçonave enviou de volta imagens incrivelmente detalhadas da superfície de Marte, e ajudou a descobrir que havia água líquida, uma vez na história antiga de Marte.

Uma coisa que os cientistas têm  procurado quando se tenta determinar se Marte pode suportar vida é a presença de água líquida. Eles finalmente determinou que a atmosfera de Marte era muito fina para permitir que água em estado líquido fique na superfície. No entanto, o gelo de água existe no planeta em abundância. As duas calotas polares, Planum Boreum e Planum Australe, são gelo de água e depósitos de gelo estão localizados ao redor do planeta. Marte também tem algumas crateras enormes, como a bacia de impacto Hellas.



Dunas de Marte se movimentam, diz estudo


Os cientistas tinham considerado que as dunas, formadas no passado quando os ventos na superfície do planeta eram mais fortes que na atualidade, eram praticamente estáticas.

As dunas de areia da zona norte de Marte, que até agora estavam congeladas, apresentam movimentos bruscos e gradativos, segundo revelaram as imagens da sonda de reconhecimento da Nasa (agência espacial americana) publicadas nesta quinta-feira pela revista "Science".

Os cientistas tinham considerado que as dunas, formadas no passado quando os ventos na superfície do planeta eram mais fortes que na atualidade, eram praticamente estáticas.

No entanto, as mudanças detectadas pela câmera de alta resolução da sonda Mars Reconnaisance Orbiter (MRO) sugerem que se trata de um das paisagens mais ativas de Marte.

Os pesquisadores da Universidade de Tucson (Arizona), responsáveis pela análise das imagens da câmera da sonda, estudaram as fotografias tiradas em um período de dois anos marcianos, equivalentes a quatro anos da Terra.

"A quantidade e a magnitude das mudanças foram realmente surpreendentes", assinalou Candice Hansen, diretora do Laboratório Lunar e Planetário da Universidade do Arizona.

O estudo apontou que o movimento estacional de dióxido de carbono, que no inverno se congela e na primavera volta a estar em estado gasoso, junto com rajadas de vento maiores do que se pensava, são os dois responsáveis do fenômeno.

"Este fluxo de gás desestabiliza as dunas de Marte, causando avalanches de areia e a criação de novos nichos, barrancos e rampas de areia", explicou.


"O nível de erosão em só um ano de Marte foi realmente surpreendente. Em alguns lugares se desprenderam centenas de metros cúbicos de areia como em um desmoronamento", assinalou.

A análise também descobriu que as "cicatrizes" das avalanches de areia podem ser apagadas parcialmente em apenas um ano marciano, que equivale a 687 dias na Terra.

A sonda espacial MRO foi enviada ao 'Planeta Vermelho' no dia 12 de agosto de 2005 e entrou na órbita marciana em 10 de março de 2006.

Operado no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa, o MRO conta com uma antena de três metros de diâmetro com a capacidade de transmitir 6 megabits por segundo, assim como câmeras de alta definição com capacidade suficiente para captar com clareza objetos do tamanho de uma escrivaninha.

Em 2008 foi finalizada a primeira fase de prospecção científica que continuou depois as pesquisas da superfície e da atmosfera do planeta.

Além do descobrimento de grandes massas de água nas latitudes médias do planeta, o MRO determinou que a água esculpiu a superfície de Marte há milhões de anos e determinou que em sua superfície existiram diversos ambientes hidrográficos, alguns ácidos e outros alcalinos.

AGÊNCIA ESTADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.