domingo, 22 de abril de 2012

Os mitos sobre tratamento de canal dentário


Dentista desvenda os mitos sobre tratamento de canal dentário
Dentista explica como é feito atualmente esse tipo de tratamento

Quando se fala em canal dentário, os mitos sobre ele, geralmente, assustam quem precisa realizar o tratamento. Há alguns anos, a opção mais comum de cirurgiões dentistas era a extração do dente. Com os avanços da tecnologia passou a ser possível a realização de pequenas cirurgias para retirada da polpa dentária, mas ainda assim, a dor era a principal queixa dos pacientes.

A situação mudou e o procedimento é realizado de maneira indolor e em apenas uma única sessão, ao invés de várias etapas, como era feito antes. A correção é feita com o auxílio de um sistema chamado de rotatório, que agiliza o procedimento. Além disso, com um aparelho chamado de localizador apical, é possível mensurar quais são os níveis dos danos de forma bem mais rápida e com máxima precisão.


Segundo o dentista Leandro Mattar, quando tratadas adequadamente, as restaurações podem durar toda a vida. "Trincas, fraturas e cáries profundas são os principais problemas que estimulam o enfraquecimento e comprometimento do dente e da raiz", diz.

Mattar explica que histórias populares, como a de que os dentes ficam enfraquecidos, são mitos. “Dependendo do estado é necessária uma restauração total ou parcial. Mas quando os reparos são feitos de maneira adequada, o paciente não sente dor durante o processo e não há espaço para problemas, como dentes quebradiços", afirma.

Para o dentista, outro ponto que é necessário desmitificar é que as restaurações estão livres de transtornos, como tártaros e fissuras, por exemplo. "É preciso cuidar como se fosse um dente normal. Escovação diária e visitas periódicas ao dentista tornam-se ainda mais indispensáveis”, esclarece.

GAZETA ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.