quarta-feira, 14 de março de 2012

Beijos que fizeram história. Veja

Beijos que fizeram história
Lista as bicotas célebres das telenovelas e do cinema
    
O primeiro beijo do Homem-Aranha em Mary Jane nos cinemas é um clássico
  


A nova novela da Globo e a quarta da carreira de Miguel Falabella como autor, "Aquele Beijo" entrou no ar nesta semana esbanjando o maior índice de audiência dos últimos quatro anos na faixa das 7. A vinheta de abertura da atração já traz à tona o elemento-chave da história, e abusa do apelo nostálgico, ao exibir os beijos mais célebres da teledramaturgia brasileira.

Na retrospectiva, mereceram destaque o enlace entre Lara (Glória Menezes) e João Coragem (Tarcísio Meira), em "Irmãos Coragem", de 1970, e o furor do casal arrasa-quarteirão Nando e Milena, vivido por Eduardo Moscovis e Carolina Ferraz, em "Por Amor" (1997).

Amante confesso de dramalhões inflamados, Falabella se inspirou principalmente em folhetins mexicanos para compor não apenas o núcleo cômico (cujo grande trunfo é a habituée no gênero, Cláudia Jimenez), como também as passagens água-com-açúcar e as paixões tórridas que movimentarão a trama. Tudo incrementado com muita troca de saliva, claro: os dez beijos já contabilizados nos primeiros cinco
  
    
foto: Divulgação
    
    
A beleza da inocência
"Meu Primeiro Amor" (1991) levou adultos e crianças às lágrimas, ao retratar com o  romance infantil vivido por Macaulay Culkin (na pele do desajeitado Thomas)  e Anna Chlumsky (a precoce Vada). Desde o tímido primeiro beijo ao adeus trágico, a dupla convence como uma das parcerias mais  marcantes dos filmes açucarados.
  
capítulos da novela são só uma prévia da beijação que está por vir.

O tema central é o romance vivido pelos personagens de Giovanna Antonelli e Ricardo Pereira, mas em matéria de, digamos, demonstrações de afeto em excesso, quem promete roubar a cena é o ator Fiuk, que viverá o mulherengo Agenor. A mocinha aspirante a miss, Belezinha (interpretada por Bruna Marquezine), será apenas um dos vários alvos do beijoqueiro incorrigível.

Geração após geração, o beijos dos mocinhos das tramas das telenovelas e dos filmes - selinho ou amasso; técnico ou não, há controvérsias! - é sempre um dos momentos mais aguardados pelos espectadores. Nas telonas, inclusive, dá para enumerar uma relação infinita de cenas capazes de derreter até o coração dos mais durões.  Nesse rol consagrado - que você acompanha um pouco nesta página - é impossível não citar, por exemplo, "Titanic", "Homem-Aranha", "Ghost", "Romeu e Julieta", "O Segredo de Brokeback Mountain" e "Crepúsculo". Haja fôlego!

Ousadia em preto e branco
Os beijos exibidos nos clássicos "Casablanca" (1942), "E o Vento Levou" (1939) e "Bonequinha de Luxo" (1961) têm lá seu valor, mas não chegam a superar o escândalo que Burt Lancaster e Deborah Kerr causaram em "A Um Passo da Eternidade" (1953) ao encenar um amasso caliente numa praia do Havaí.

Como nos contos de fada
Os filmes de animação da Disney já são encantadores por excelência, mas  "A Dama e o Vagabundo", de 1955, é especialmente inspirador: quem nunca cogitou imitar a a cena ultrafofa do beijo entre o casal canino enquanto eles dividem um prato de macarrão com almôndegas que atire a primeira pedra!

Os estranhos também amam
Nem só de mocinhas convencionais se faz uma bela história de amor. O beijo entre o astronauta Taylor (Charlton Heston) e a chipanzé Dra. Zira (Kim Hunter) na versão original de "Planeta dos Macacos" (1968) é considerado um dos mais bizarros de todos os tempos, mas não menos emocionante.


  As famosas premiações da MTV
  
    
foto: Divulgação
    
    
Molhado e premiado
  

Desde 1991, o MTV Movie Awards (uma espécie de Oscar irreverente da emissora) conta com a categoria Melhor Beijo, que frequentemente rende aos telespectadores surpresas engraçadinhas durante a própria premiação.

Vencedor da categoria na edição de 2005, o casal formado por Rachel McAdams e Ryan Gosling (namorados na época, e responsáveis por um dos  beijos molhados mais arrebatadores do cinema, em  "O Diário de Uma Paixão") deixou a plateia boquiaberta quando subiu ao palco para buscar o prêmio - os dois não perderam tempo e mandaram um outro beijo daqueles!

No Movie Awards deste ano,  Robert Pattinson (o vampiro Edward na saga "Crepúsculo") recebeu o troféu  junto com com namorada e par romântico na trama, Kristen Stewart.   Mas a comemoração foi  com outro: o astro desceu do palco e tascou um beijo na boca do colega-lobisomem Taylor Lautner.

Beijos gays na telinha
Apesar de neste ano a dupla Giselle Tigre e Luciana Vendramini ter sido anunciada como protagonista do primeiro beijo gay na TV  brasileira (na novela "Amor e Revolução", do SBT),    em 1963 as   atrizes   Geórgia Gomide e Vida Alves já tinham saído na frente, no teleteatro "Calúnia", exibido pela extinta TV Tupi. Embora muita gente não se lembre, o tão aguardo beijo gay masculino  foi ao ar na TV Manchete, estrelado pelos atores Raí Alves e Daniel Barcelos em 1990, na série "Mãe de Santo". Desde então, um repeteco nunca saiu do papel na TV aberta do Brasil.

Gabriela LealA Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.