quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Supere a Ansiedade de Falar em Público

 Imagine que você está fazendo um discurso hoje. Você já está se sentindo nervoso? O seu coração está acelerado?

Falar em público é uma das tarefas mais temidas que todos nós encontramos em um ponto na nossa vida. Independentemente se você está na escola, faculdade ou trabalho, Falar em Público é uma tarefa que todos temos de sofrer. Medo de falar em público é classificada em segundo lugar entre as fobias mais comuns (aranhas é o número um). Para colocar as coisas em perspectiva, as pessoas estão com mais medo de falar em público de que o casamento, a morte ou a falência. Esse sentimento é comum entre a maioria de nós. Todos compartilham da sensação de ansiedade quando há uma percepção de ser avaliado.

Enquanto a ansiedade é uma emoção comum, pode se tornar um problema quando ela afeta o nosso funcionamento. No caso de falar em público, nós começamos a sentir-nos ansiosos antes mesmo de começar a falar na frente das pessoas. Em outras palavras, se preparar para o impacto antes do impacto. Então, por que isso acontece? Cognitiva, a ansiedade funciona como um reforço a uma experiência negativa. Em nossas mentes, começamos a associar desprazer de falar em público. (Um amigo meu comentou que desde a infância, na escola, a punição era ir ao quadro negro e escrever. Pode ser que nós associamos estar na frente de pessoas como um castigo tão bem). Toda vez que nos sentimos vulneráveis, a nossa primeira reação é recuar. O retiro é iniciado pela geração de pensamentos sobre o nosso desempenho.


Começamos a pensar em múltiplas falácias que temos de rejeitar a pensar criticamente. O pensamento mais comum irracional é que tudo vai dar errado, como esquecer o material ou como as pessoas vão te julgar. Isso é conhecido como a falácia da catástrofe. Essa falácia desencadeia nosso sistema nervoso simpático, aumentando a pressão arterial e freqüência cardíaca. É por isso que quando ficamos nervosos, podemos ter as palmas das mãos suadas ou tremer. Outro pensamento irracional é a falácia de aprovação. Essa linha de pensamento nos leva a crer que ninguém vai gostar do que temos a dizer. Bem, eu tenho notícias para você, nem todo mundo vai gostar do que você diz. Algumas pessoas vão e outras pessoas não. Não há nada que você possa fazer sobre isso, mas para entregar a mensagem.

Outro pensamento irracional é a crença de que as pessoas vão perceber tudo. Isso é conhecido como a falácia de exagero. Durante um discurso, alguns de nós vão tremer um pouco. Porque nós estamos em constante auto-avaliação durante uma situação estressante, acreditamos que as pessoas vão notar. Finalmente, a última falácia é a falácia da perfeição. Há uma crença implícita de que devemos executar a perfeita fala mais que nunca. Nós somos o nosso próprio crítico mais duro. Acreditamos que  uma palavra ou uma frase ignorado vai estragar o discurso.

OK, então nós entendemos o que faz a ansiedade, mas como podemos superar isso? Abaixo estão algumas dicas para ajudar você na sua próxima experiência de falar público:

1. Olá ansiedade!

Todos nós ficamos nervosos e você vai ficar nervoso antes de seu próximo discurso. Bem-vindo a ansiedade! Os sentimentos que você está enfrentando é o medo de desempenho. Diga a si mesmo que é OK ficar nervoso e que é capaz de funcionar com ele. Esta abordagem pode ser realizada por "quebrar o gelo", comenta. Algumas pessoas podem se envolver na conversa antes da apresentação oficial, para reduzir a ansiedade.

2. Conhecer o material

De todas as dicas, esta é crucial. Saber o que você está falando vai ajudar você a reduzir a ansiedade. Recomenda-se a praticar o seu discurso. Este exercício ajuda a construir confiança, e a confiança vai ajudar a reduzir a ansiedade. Pratique em frente a um espelho, se necessário.

3. Organizar

Quantas vezes você já ouviu alguém falar e você se sente perdido? Depois de conhecer o material, é preciso organizá-lo de uma forma coerente. Pergunte a si mesmo, qual é o objetivo do meu discurso? Certifique-se de apresentar o seu material de forma organizada (início, meio e fim). Este processo dá-lhe um mapa que, se perdido, pode ajudar a encontrar o caminho de volta. Com a prática, se você esquecer o que você dizendo que vai ajudá-lo a reunir os seus pensamentos e saber onde você estava.

4. Visualizar

Depois de ter seu plano de jogo preparado, imagine-se dando o discurso. A visualização é uma técnica que ajuda você a se familiarizar com o evento. Imagine que você está fazendo o discurso na frente de um grande grupo. Quanto mais você praticar o material e quanto mais você se vê fazendo isso, menos ansioso estará.

5. Fala leve-dois

É certo ter um erro ou dois. Muitas pessoas, como mencionado antes, achamo que cada palavra ou cada frase deve ser perfeita. Tenha em mente que seu público não sabe o que você tem planejado para elas. Se você omitir uma palavra ou frase, não vão notar. Lembre-se que a ansiedade de falar em público é uma profecia auto-realizável. Se você acha que o discurso vai dar errado, vai buscar a validação de erros. Além disso, se você usar o auxílio visual ter certeza que se ele não funcionar, você está preparado. É por isso que é recomendado para você conhecer o material. Tenho visto muitas apresentações onde o apresentador depende muito do auxílio visual. Lembre-se, a mensagem é que é importante. Tudo o resto suplementos a sua mensagem.

6. Discussão

Finalmente, ter uma conversa com a platéia. Quando os apresentadores tendem a ler auxílios visuais ou cartões, elas ficam desligadas do público. Lembre-se que seu discurso não é sobre você, é sobre a audiência. Você está dando-lhes algo, uma mensagem. Envolvê-los com uma conversa. Esta abordagem vai ser e se sentir mais natural. Mais importante, ele vai ajudar você a reduzir a ansiedade.

Falar em público é algo que todos temos de fazer em algum momento. Quanto mais fazermos isso, mais fácil será para você. Lembre-se que não vai ser perfeito, mas com a prática você vai se tornar muito melhor. O objetivo não é se livrar da ansiedade, mas aprender a controlá-lo.

Fonte: http://psychbits.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.