O que é espiritualidade?
A espiritualidade é a maneira que você encontrar um significado, esperança, conforto e paz interior em sua vida. Muitas pessoas acham que a espiritualidade através da religião. Alguns acham que é através da música, arte ou uma conexão com a natureza. Outros encontrá-lo em seus valores e princípios.
Como é a espiritualidade relacionada à saúde?
Ninguém realmente sabe com certeza como a espiritualidade está relacionada à saúde. No entanto, parece que o corpo, mente e espírito estão ligados. A saúde de qualquer um desses elementos parece afetar a saúde dos outros.
Algumas pesquisas mostram que as coisas tais como crenças positivas, conforto e força adquirida da religião, meditação e oração pode contribuir para a cura e uma sensação de bem-estar. Melhorar a sua saúde espiritual não pode curar uma doença, mas pode ajudá-lo a se sentir melhor, prevenir alguns problemas de saúde e ajudá-lo a lidar com o estresse, doenças ou morte.
Como posso melhorar a minha saúde espiritual?
Se você quer melhorar sua saúde espiritual, você pode querer tentar as seguintes idéias. No entanto, lembre-se que todos somos diferentes, então o que funciona para outros pode não funcionar para você. Faça o que é confortável para você.
Identifique as coisas em sua vida que lhe dão uma sensação de paz interior, conforto, força, amor e conexão.
Separe um tempo todos os dias para fazer as coisas que podem ajudá-lo espiritualmente. Estes podem incluir serviços à comunidade ou a trabalho voluntário, oração, meditaçãoo, cantar canções devocionais, ler livros inspiradores, fazer passeios na natureza, tendo tempo de silêncio para pensar, fazer yoga, praticar um esporte ou a participar de serviços religiosos.
Por que o meu médico precisa de saber sobre as minhas crenças espirituais?
Se você está em tratamento para uma doença, é importante para o seu médico saber como a sua espiritualidade pode afetar seus sentimentos e pensamentos sobre a sua situação médica. Se você acha que suas crenças espirituais estão afetando suas decisões de saúde ou sua capacidade de seguir as recomendações do seu médico, informe o seu médico.
Se você tem crenças espirituais, preocupações ou dúvidas que lhe causa estresse, converse com seu médico. O seu médico gostaria de ajudar. Se o médico não pode te ajudar com essas questões, ele ou ela pode ser capaz de sugerir alguém que possa.
Práticas espirituais
Estas abrangem uma vasta gama, desde o religioso ao secular - que não pode ser obviamente espiritual. Você pode:
- pertencer a uma tradição de fé e participar de serviços ou outras atividades com outras pessoas
- participar de rituais, práticas simbólicas e outras formas de adoração
- ir em peregrinação e retiros
- gastar o tempo na meditação e na oração
- ler as escrituras
- ouvir cantar e / ou reprodução de música sacra, incluindo músicas, hinos, salmos e cânticos devocionais
- dar de si mesmo em atos de compaixão (incluindo o trabalho, especialmente o trabalho em equipe)
- iniciar uma reflexão profunda (contemplação)
- seguir tradições de yoga, Tai Chi e outras práticas disciplinadas
- passar o tempo apreciando a natureza
- passar um tempo na leitura contemplativa (de literatura, poesia, filosofia, etc)
- apreciar as artes
- ser criativo - na pintura, escultura, culinária, jardinagem, etc
- fazer e manter um bom relacionamento familiar
- fazer e manter amizades, especialmente aqueles com confiança e intimidade
- participar em desportos de equipe ou outras atividades que envolvem cooperação e confiança.
Valores espirituais e habilidades
Práticas espirituais podem nos ajudar a desenvolver o melhor de nós mesmos. Elas podem nos ajudar a nos tornarmos mais criativos, pacientes, persistentes, gentis, honestos, compassivos, sábios, calmos, esperançosos e alegres. Estas partes do que melhor nos propicia saúde.
Habilidades espirituais incluem:
- ser honesto - e capaz de se ver como os outros o vêem
- ser capaz de manter o foco no presente, de estar alerta, sem pressa e atento
- ser capaz de descansar, relaxar e criar um estado, ainda pacífico da mente
- desenvolvimento de um sentido mais profundo de empatia pelos outros
- ser capaz de estar com alguém que está sofrendo, enquanto ainda está sendo esperançoso
- aprender o melhor juízo, por exemplo sobre quando falar ou agir, e quando permanecer em silêncio ou não fazer nada
- aprender a dar sem sentir exaurido
- ser capaz de chorar e deixar ir.
Se queremos nos sentir verdadeiramente vivos e abertos às oportunidades da vida, precisamos olhar atentamente para a nossa saúde física, mental, emocional e espiritual. Precisamos identificar nossas falhas e fazer as mudanças que precisamos para que sejamos verdadeiramente vibrantes ao mais alto nível e aproveitar a vida ao máximo.
Fonte
Espiritualidade e Prática Médica: Usando o HOPE Perguntas como um instrumento prático para a Avaliação Espiritual por G Anandarajah, MD; E Hight, MD, MPH (American Family Physician 1 de janeiro de 2001, http://www.aafp.org/afp/20010101 / 81.html )
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.