sábado, 24 de dezembro de 2011

A espiritualidade e a relação com a saúde

Espiritualidade e Saúde

O que é espiritualidade?
A espiritualidade é a maneira que você encontrar um significado, esperança, conforto e paz interior em sua vida. Muitas pessoas acham que a espiritualidade através da religião. Alguns acham que é através da música, arte ou uma conexão com a natureza. Outros encontrá-lo em seus valores e princípios.

Como é a espiritualidade relacionada à saúde?
Ninguém realmente sabe com certeza como a espiritualidade está relacionada à saúde. No entanto, parece que o corpo, mente e espírito estão ligados. A saúde de qualquer um desses elementos parece afetar a saúde dos outros.

Algumas pesquisas mostram que as coisas tais como crenças positivas, conforto e força adquirida da religião, meditação e oração pode contribuir para a cura e uma sensação de bem-estar. Melhorar a sua saúde espiritual não pode curar uma doença, mas pode ajudá-lo a se sentir melhor, prevenir alguns problemas de saúde e ajudá-lo a lidar com o estresse, doenças ou morte.

Como posso melhorar a minha saúde espiritual?
Se você quer melhorar sua saúde espiritual, você pode querer tentar as seguintes idéias. No entanto, lembre-se que todos somos diferentes, então o que funciona para outros pode não funcionar para você. Faça o que é confortável para você.

Identifique as coisas em sua vida que lhe dão uma sensação de paz interior, conforto, força, amor e conexão.

Separe um tempo todos os dias para fazer as coisas que podem ajudá-lo espiritualmente. Estes podem incluir serviços à comunidade ou a trabalho voluntário, oração, meditaçãoo, cantar canções devocionais, ler livros inspiradores, fazer passeios na natureza, tendo tempo de silêncio para pensar, fazer yoga, praticar um esporte ou a participar de serviços religiosos.

Por que o meu médico precisa de saber sobre as minhas crenças espirituais?
Se você está em tratamento para uma doença, é importante para o seu médico saber como a sua espiritualidade pode afetar seus sentimentos e pensamentos sobre a sua situação médica. Se você acha que suas crenças espirituais estão afetando suas decisões de saúde ou sua capacidade de seguir as recomendações do seu médico, informe o seu médico.

Se você tem crenças espirituais, preocupações ou dúvidas que lhe causa estresse, converse com seu médico. O seu médico gostaria de ajudar. Se o médico não pode te ajudar com essas questões, ele ou ela pode ser capaz de sugerir alguém que possa.



Práticas espirituais


Estas abrangem uma vasta gama, desde o religioso ao secular - que não pode ser obviamente espiritual. Você pode:

  • pertencer a uma tradição de fé e participar de serviços ou outras atividades com outras pessoas
  • participar de rituais, práticas simbólicas e outras formas de adoração
  • ir em peregrinação e retiros
  • gastar o tempo na meditação e na oração
  • ler as escrituras
  • ouvir cantar e / ou reprodução de música sacra, incluindo músicas, hinos, salmos e cânticos devocionais
  • dar de si mesmo em atos de compaixão (incluindo o trabalho, especialmente o trabalho em equipe)
  • iniciar uma reflexão profunda (contemplação)
  • seguir tradições de yoga, Tai Chi e outras práticas disciplinadas
  • passar o tempo apreciando a natureza
  • passar um tempo na leitura contemplativa (de literatura, poesia, filosofia, etc)
  • apreciar as artes
  • ser criativo - na pintura, escultura, culinária, jardinagem, etc
  • fazer e manter um bom relacionamento familiar
  • fazer e manter amizades, especialmente aqueles com confiança e intimidade
  • participar em desportos de equipe ou outras atividades que envolvem cooperação e confiança.


Valores espirituais e habilidades

Práticas espirituais podem nos ajudar a desenvolver o melhor de nós mesmos. Elas podem nos ajudar a nos tornarmos mais criativos, pacientes, persistentes, gentis, honestos, compassivos, sábios, calmos, esperançosos e alegres. Estas partes do que melhor nos propicia saúde.

Habilidades espirituais incluem:

  • ser honesto - e capaz de se ver como os outros o vêem
  • ser capaz de manter o foco no presente, de estar alerta, sem pressa e atento
  • ser capaz de descansar, relaxar e criar um estado, ainda pacífico da mente
  • desenvolvimento de um sentido mais profundo de empatia pelos outros
  • ser capaz de estar com alguém que está sofrendo, enquanto ainda está sendo esperançoso
  • aprender o melhor juízo, por exemplo sobre quando falar ou agir, e quando permanecer em silêncio ou não fazer nada
  • aprender a dar sem sentir exaurido
  • ser capaz de chorar e deixar ir.



Espiritualidade enfatiza nossas conexões com outras pessoas e o mundo, o que cria a idéia de "reciprocidade". Isso significa que o doador e o receptor tanto recebe algo do que acontece, que, se você ajudar outra pessoa, você ajuda a si mesmo. Muitos cuidadores naturalmente desenvolvem habilidades e valores espirituais ao longo do tempo como resultado de seu compromisso com aqueles para os quais elas se importam. Aqueles que estão sendo tratados, por sua vez, podem muitas vezes dar ajuda aos outros em perigo.



Se queremos nos sentir verdadeiramente vivos e abertos às oportunidades da vida, precisamos olhar atentamente para a nossa saúde física, mental, emocional e espiritual. Precisamos identificar nossas falhas e fazer as mudanças que precisamos para que sejamos verdadeiramente vibrantes ao mais alto nível e aproveitar a vida ao máximo.


Fonte
Espiritualidade e Prática Médica: Usando o HOPE Perguntas como um instrumento prático para a Avaliação Espiritual por G Anandarajah, MD; E Hight, MD, MPH (American Family Physician 1 de janeiro de 2001, http://www.aafp.org/afp/20010101 / 81.html )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.