terça-feira, 25 de outubro de 2011

Beijo na boca. 6 doenças que você pode contrair


6 doenças que você pode pegar em contato pelo beijo


O beijo é provavelmente o gesto de afeto mais freqüentemente entre os amantes, mas quantos de nós sabemos que podemos adoecer por beijar? A cavidade bucal pode ser o meio de contato com as infecções através de vários mecanismos: micro-organismos que são transmitidos através da saliva, alterações patológicas que se manifesta pela flora oral, microorganismos que podem ser transmitidos através de pequenos ferimentos ou simplesmente tocando a pele ou lábios (como papiloma humanos vírus ou herpes na boca).

1. Herpes Oral

Herpes oral é uma infecção causada pelo vírus herpes simplex. O vírus provoca feridas dolorosas nos lábios, gengiva, língua, céu da boca, e dentro de suas bochechas. Ele também pode causar sintomas como febre e dores musculares.
O vírus herpes simplex afeta apenas os seres humanos. Feridas na boca ocorrem mais comumente em crianças de 1-2 anos, mas pode afetar pessoas de qualquer idade e em qualquer época do ano.
Pessoas  contraem herpes tocando saliva infectada, membranas mucosas ou pele. Porque o vírus é altamente contagioso, a maioria das pessoas foram infectadas por pelo menos um subtipo herpes antes da idade adulta.
Herpes simplex é um vírus DNA que causa feridas e em torno de sua boca. Dois subtipos herpes pode causar essas feridas.
Herpes simplex vírus tipo 1, ou herpes-1, que perfaz 80% dos casos de infecções orais herpes. O vírus simplex tipo 2 ou herpes-2, perfaz o resto.

2. Candidíase oral

Candidíase oral ou orofaríngeo é uma infecção causada por fungos que crescem na boca. O fungo mais comum é a Candida Albicans. Eles crescem na boca, faringe e esôfago, em certas condições. Na ausência de outras causas conhecidas de supressão imune, candidíase oral em um adulto é altamente sugestivo de infecção pelo HIV. Três apresentações clínicas são comuns em pessoas com HIV: pseudomembranosa, eritematosa e queilite angular. Como o HIV progride a doença, a infecção por cândida pode invadir o esôfago causando disfagia ou odinofagia.
Infecções orais por espécies de Candida normalmente aparecem como depósitos de espessura branca ou de cor creme nas membranas mucosas. A mucosa da boca infectados podem aparecer inflamados (vermelho e, possivelmente ligeiramente inchada). Em bebês, a condição é chamada candidíase. Os adultos podem sentir desconforto ou sensação de queimação.
Pacientes com candidíase oral podem estar totalmente assintomáticos, por isso é importante inspecionar a cavidade oral completamente. As lesões podem ocorrer em qualquer lugar do palatos duro e mole, debaixo da língua, na mucosa bucal ou gengivas, ou estender por volta da faringe posterior.


Candidíase pseudomembranosa aparece como requeijão cremoso branco-como placas na mucosa bucal, língua e outras superfícies mucosas que enxugará, deixando uma superfície vermelha ou sangramento subjacente. Lesões podem ser tão pequenos quanto 1-2 mm. em tamanho, ou placas extensa recobrindo o palato duro inteiro.
Candidíase eritematosa e se apresenta como uma lesão plana, vermelha sutil ou lesões tanto na superfície dorsal da língua e / ou os paladares duro/ mole. A língua pode ficar depapilada áreas da mucosa, ficando vermelhas  em sua superfície dorsal.
Queilite angular se apresenta com fissura e vermelhidão em qualquer dos cantos da boca, e podem aparecer isoladamente ou em conjunto com outra forma de infecção por cândida oral.

3. HPV - vírus do papiloma humano

A pesquisa mostra que a boca está, a nível celular, muito semelhante a da vagina e colo do útero. Ambos têm o mesmo tipo de células epiteliais que tipos de vírus do papiloma humano 16 e 18 . HPV no tecido da boca é similar ao hpv que causa displasia vaginal ou condiloma como as células epiteliais que se dirigem. O vírus do papiloma humano afeta a pele e as áreas das mucosas do corpo. Estudos recentes têm relacionado o vírus do papiloma humano com certos tipos de câncer oral. 25% dos diagnósticos de câncer de boca eram não-fumantes e 75% tinham usado tabaco em algum tipo em algum momento de suas vidas. HPV no tecido da boca é similar ao hpv que causa displasia vaginal ou condiloma como as células epiteliais.

4. HIV e outras DST

As infecções podem ser transmitidas na cavidade oral, se houver qualquer sangramento da ferida (sangramento nas gengivas, por exemplo). O vírus pode penetrar nessas pequenas lesões. É verdade que o risco de entrar em contato com a infecção pelo HIV pelo beijo é menor do que pelo sexo vaginal ou anal, mas não inexistente.

5. Hepatite

Hepatite pode ser transmitida pelo beijo, especialmente quando presentes sangramento lesões na boca, tais como sangramento nas gengivas. HBV (hepatite B) ou HCV (hepatite C) são muito perigosas, porque têm a tendência a evoluir em doenças crônicas. Acredita-se que aproximadamente 25% da população tem imunidade ao HBV, mas 75% podem desenvolver hepatite crônica, cirrose hepática e até mesmo câncer.

6. Mononucleose

Doença famosa chamada "doença do beijo", mononucleose, normalmente é transmitido pelo beijo. É causada pelo vírus Epstein-Barr (EBV), que é encontrado na saliva do portador. Em circunstâncias excepcionais a mononucleose também pode ser transmitida por tosse ou espirro. A doença apresenta sintomas semelhantes aos da gripe, mas o  aumento do baço pode ser observado.


Fonte: iulren.com

Um comentário:

  1. A queilite angular pega mesmo? mesmo escovando bem os dentes?

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.