segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Piranha ataca banhista em Lagoa de Linhares


Jovem é atacada por piranha em lagoa de Linhares
Ela foi atendida em um hospital da cidade no domingo. Segundo o Incaper, o peixe é comum no Rio Doce e na Lagoa Juparanã

Piranha. Imagem meramente ilustrativa
Uma jovem de aproximadamente 20 anos foi atacada por peixe piranha na Lagoa Durão, interior de Linhares, Norte do Estado do Espírito Santo. Segundo o diretor do Hospital Rio Doce, José Cardia, a jovem foi atendida nesse domingo (11), com ferimentos na parte posterior de um dos dedos do pé.

O caso surpreendeu a agente de desenvolvimento rural do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Gláucia Angélica Praxedes de Souza. "Essa espécie de peixe não costuma atacar banhistas. As piranhas gostam de peixes mortos e pedaços de carne", explicou a agente, que trabalha na área de piscicultura do Instituto.


Quem costuma se machucar com o peixe são os pescadores da região. "Eles se machucam quando vão tirar os peixes da rede, que acabam capturando também piranhas. E elas não morrem com facilidade", explicou. E os pescadores também têm prejuízos. Segundo Gláucia, as piranhas costumam danificar redes e anzóis.

As piranhas são comuns no Rio Doce e na Lagoa Juparanã. Uma alternativa para diminuir a população da espécie, de acordo com a agente do Incaper, é estimular a pesca do peixe para consumo. "Quando pescam piranha e bagre africano, os pescadores acabam devolvendo esses peixes para o rio, porque eles não têm valor comercial".

Lagoa Durão

Localizada no Córrego Farias, interior de Linhares, a Lagoa Durão tem aproximadamente 18 quilômetros de extensão e margeia a floresta do Rio Doce.


SAMIRA FERREIRA -  Gazeta Online Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.