domingo, 4 de setembro de 2011

Melancia, melão, abacaxi, pepino e berinjela combatem a retenção de líquidos


Os alimentos que vão fazer a calça caber em você

Melancia, melão, abacaxi, pepino e berinjela combatem a retenção de líquidos


Alimentos que contêm muita água, como melancia, combatem a retenção de líquidos

Fique de olho
Combata o inchaço


Chás: Chá verde e de hibisco são considerados verdadeiros diuréticos naturais e colaboram para o bom funcionamento dos rins. Já o chá de ginkgo biloba é um aliado da circulação sanguínea
Frutas e legumes: Frutas, legumes e verduras ricos em água também têm efeito positivo para os rins. Melancia, melão, morango, abacaxi, berinjela, pepino e agrião são alguns deles
Evite o sódio: Alimentos ricos em sódio, como enlatados, embutidos e refrigerantes retêm líquidos no corpo
Drenagem linfática: Essa técnica de massagem estimula o sistema linfático a trabalhar em ritmo mais acelerado e eliminar os líquidos retidos no corpo

Os sintomas são conhecidos: pernas e pés pesados, roupas apertadas e inchaço. O motivo é a retenção de líquidos, que pode ser causada por diversos fatores, dos mais sérios até uma simples tensão pré-menstrual (TPM). Para amenizar, pode-se recorrer a alguns alimentos que ajudam o corpo a eliminar o excesso de líquido nos tecidos.


Se você suspeita que sofre desse mal, o teste para diagnosticar é simples. Basta pressionar o seu tornozelo. Se ele ficar marcado, é um sinal de alerta.

Se o inchaço - chamado de edema - for no corpo inteiro, é preciso ter mais atenção, pois pode ser um dos sintomas de alguma doença mais séria. As causas são muito amplas. Podem ser doenças hepáticas, renais, ou insuficiências vasculares, como má circulação.

Alimentação
Em alguns casos, é possível prevenir ou combater esse problema por meio da alimentação. Segundo Sandra Fernandes, nutricionista especializada em nutrição clínica, a principal dica é evitar alimentos ricos em sódio. "Embutidos, enlatados e refrigerantes contribuem para a retenção de líquidos e devem ser evitados", explica.

Outra dica é investir em frutas, legumes e verduras ricos em água, que podem ajudar a desinchar o corpo. Melancia, melão, abacaxi, pepino e berinjela fazem parte desse grupo e podem ser aliados no combate ao edema.

Há alguns chás que também ajudam nesse processo. O chá verde e o de hibisco são indicados para quem sofre de inchaço provocado por problemas renais. O chá de ginkgo biloba também é recomendado pelos médicos para reduzir o edema, mas apenas nos casos em que ele é causado por problemas de circulação.

Além da alimentação, também é possível amenizar esses sintomas com sessões de drenagem linfática, que ajudam o organismo a voltar a funcionar melhor.


Lorena Fafá
A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.