domingo, 18 de setembro de 2011

Ataque de piranha em lagoa de Linhares pela terceira vez em uma semana


Uma menina de dez anos deu entrada no Hospital Rio Doce noo sábado (18) com suspeita de ter sido atacada pelos peixes


 A Lagoa Durão, situada na região do distrito do Córrego Farias, em Linhares, foi palco de três ataques de piranhas em apenas uma semana. Desta vez, na tarde de sábado (18), uma menina de dez anos deu entrada no Hospital Rio Doce com suspeita de ter sido ferida pelos peixes enquanto tomava banho no manancial. Uma auxiliar administrativa foi ferida no domingo (11) e um jovem de 12 anos, no sábado (10).

Segundo o diretor clínico do Hospital Rio Doce, José Cardia, a criança foi atendida pelo médico de plantão, medicada e liberada em seguida. "mas por causa da mudança de plantão, a gente não consegue ter acesso a todos os dados dos pacientes", explica.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil em Linhares, Antônio Carlos dos Santos, ele tem notícias de três ataques em uma área particular da Lagoa Durão, onde há um pesque-pague. Ele afirma que entrará em contato com o proprietário para combinar as precauções para os banhistas seguirem.

"Estou surpreso. Nunca tinha visto piranhas atacarem banhistas. Pode ser que a estiagem que atinge a região faça os peixes migarem das áreas mais fundas da lagoa para as mais rasas, onde as pessoas nadam", diz Antônio Carlos.

Para o presidente da Colônia de Pescadores de Linhares, Janilson Ribeiro, a diminuição na quantidade de aguapés (plantas aquáticas) pode motivar os ataques. "Os peixes atacam quando se sentem ameaçados. As piranhas usam as plantas para se protegerem e, com a diminuição da flora local, elas podem atacar os banhistas se sentirem que eles representam perigo. Mas também pode ser a época de estiagem", explica.


Terceiro ataque no mesmo local em uma semana

No domingo (11), a auxiliar administrativa Fabíola Moreira, 26 anos, estava acampada com familiares em uma área particular da Lagoa do Durão. Ela resolveu entrar na água com a sobrinha de apenas oito anos e, enquanto aproveitavam o momento de lazer, Fabíola foi atacada pelas piranhas. Ela foi levada para o Hospital Rio Doce, onde foi medicada e liberada, mas segundo Fabíola, existe o risco de que ela tenha que amputar o dedo do pé.

Segundo a auxiliar administrativa, no sábado (10), um garoto de aproximadamente 12 anos de idade também foi atacado por piranhas e perdeu parte de um dos dedos do pé.

Lagoa Durão

Localizada no Córrego Farias, interior de Linhares, a Lagoa Durão tem aproximadamente 18 quilômetros de extensão e margeia a floresta do Rio Doce.

gazetaonline.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.