sábado, 11 de junho de 2011

Imagens fortes. Mulher atacada por chimpanzé passa por transplante de face nos EUA

Mulher atacada por chimpanzé passa por transplante de face nos EUA

Mulher atacada por chimpanzé passa por transplante de face nos EUA
Operação é a quarta a ser realizada somente no hospital Brigham & Women.
No país, outras 4 pessoas já haviam recebido 'novos rostos'.


Médicos realizam o terceiro transplante de rosto
completo nos Estados Unidos. (Foto: Reuters)
A norte-americana Charla Nash, de 57 anos, foi a terceira pessoa a receber um transplante de face completo nos Estados Unidos, segundo informou nesta sexta-feira (10) o hospital Brigham and Women's, um centro ligado à Escola Médica de Harvard.

Segundo a instituição, a paciente precisou passar por 20 horas na mesa de operações para receber novos lábios, nariz, peles, músculos e nervos faciais. Charla Nash foi atacada por um chimpanzé chamado Travis em 2009, quando teve o rosto desfigurado e perdeu as mãos.

Os médicos também procuraram recuperar os membros, fazendo transplantes nas duas mãos da paciente, mas complicações levaram os médicos a optar pela retirada dos novos tecidos.

Foi a segunda vez que a tentativa de um transplante simultâneo de mãos e face aconteceu em todo o mundo. A primeira, em abril de 2009, foi realizada por uma equipe na França, mas o paciente morreu após sofrer um ataque cardíaco, momentos depois da cirurgia.

Contando o caso de Charla, o Brigham and Women's Hospital já realizou quatro operações de transplante de face. A primeira delas foi feita em Jim Maki, com somente parte do rosto foi transplantado em abril de 2009. Dois anos mais tarde, em março e em abril, os norte-americanos Dallas Wiens e Mitch Hunter foram os primeiros do hospital - e do país - a receberem um transplante de face completo.

A história do transplante de face nos Estados Unidos começou com Connie Culp, que teve parte do rosto reconstruída em dezembro de 2008. No mundo, o primeiro transplante de face parcial foi feito pelos professores Bernard Devauchelle e Jean-Michel Dubernard, na paciente Isabelle Dinoire.


Charla Nash antes do acidente (à esquerda) e minutos antes da operação nos EUA. (Foto: Reuters)

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.