Chuva de meteoros do cometa Halley poderá ser vista nesta noite
Já faz 25 anos desde que o Cometa de Halley passou pela vizinhança da Terra e ele ainda vai demorar mais pelo menos outros 51 anos para voltar, mas pedaços dele poderão ser vistos riscando o céu a partir da noite desta quinta-feira. É a chuva de meteoros batizada Eta Aquarídeos, que deverá atingir seu auge na madrugada desta sexta-feira, com uma previsão de cerca de 60 "estrelas cadentes" por hora.
Desta vez, o Hemisfério Sul e o Brasil terão uma visão privilegiada do fenômeno. Isso porque a maioria dos meteoros parecerá vir das proximidades da constelação de Aquário (daí o nome da chuva), que já estará acima do horizonte nesta madrugada. Para localizá-la, basta se voltar para o leste (lado do céu onde nasce o Sol) e olhar para cima em um ângulo de cerca de 30 graus (veja a imagem acima, que mostra o céu do Rio às 3h desta sexta). Para melhor aproveitar a chuva de meteoros, deve-se procurar um local sem muita iluminação, de preferência afastado das grandes cidades.
Cesar Baima - O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.