segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Vídeos mostram atropelamento de ciclistas em Porto Alegre (RS)

A organização Massa Crítica, que prega o uso de bicicletas no trânsito, está divulgando vídeos que mostram o momento em que o motorista de um Golf preto atropelou ciclistas em Porto Alegre (RS) na noite de sexta-feira (25). Pelo menos 16 pessoas foram atingidas --oito foram atendidas em hospitais.

Os vídeos foram publicados no YouTube. As imagens foram captadas por um dos participantes e mostram o momento do atropelamento.

No vídeo de 9'05'', o carro aparece colhendo os ciclistas. Após atropelar as duas pessoas, que voam por cima do capô, o veículo continua acelerando, atinge várias outras e foge. A cena dura cerca de quatro segundos.




Depois dos atropelamentos, o cenário de caos: bicicletas retorcidas nas ruas, pessoas sangrando no chão e muitos gritos pedindo para chamar ambulâncias e a polícia.

Num outro vídeo de 4'29'', com legendas em inglês, além da cena captada no anterior, há imagens obtidas por um outro ângulo. Do alto de um edifício, um cinegrafista amador consegue flagrar o carro avançando contra a multidão.


Os dois vídeos reforçam a versão das vítimas segundo a qual não foi acidente, mas um atropelamento proposital.

A Polícia Civil já identificou o dono do carro e o suposto motorista. Trata-se de um homem de 47 anos cujo nome não foi informado. Ele ainda não se apresentou às autoridades.
O Golf preto foi encontrado na madrugada de sábado (26) por policiais militares. O carro tinha avarias e será submetido à perícia.

O ATROPELAMENTO
O motorista do Golf preto pediu passagem pelo meio das bicicletas e não foi atendido por falta de espaço na rua, de acordo com o relato de ciclistas.

As vítimas afirmam que o suspeito buzinava e acelerava por três quarteirões e o carro chegou a tocar uma das bicicletas que estavam na retaguarda do grupo.

No terceiro quarteirão, na esquina com a rua Luiz Afonso, conforme relatos colhidos pela Folha, o motorista do Golf esperou que o grupo se distanciasse alguns metros, acelerou e investiu contra o grupo de ciclistas.

FERIDOS E BICICLETAS RETORCIDAS
Os relatos dão conta de que bicicletas voaram, ciclistas se chocaram uns contra os outros e muitas pessoas caíram no chão, feridas. O motorista fugiu do local.

"Tinha muita gente, inclusive pais com crianças em cadeirinhas. O atropelamento foi proposital porque ele vinha várias quadras atrás, acelerando, xingando, buzinando. Depois que ele passou, virou um cenário de guerra, com bicicletas retorcidas e muita gente sangrando pelo chão", contou à Folha o empresário Marcelo Guidoux Kalil, 31, que integrava o grupo.

Três ambulâncias estiveram no local. Dezesseis pessoas ficaram feridas, na contagem do grupo. Parte delas foi atendida no local e outras oito foram encaminhadas ao hospital com ferimentos que iam de cortes até fraturas.

PROTESTO
Depois do atropelamento, outras pessoas que participavam do passeio permaneceram no local e protestaram contra a insegurança dos ciclistas.

O jornal "Zero Hora" relatou que o diretor da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), Vanderlei Cappellari, disse que o órgão não foi avisado sobre o passeio ciclístico --o que o tornaria irregular.

A Folha não conseguiu localizar Cappellari. Integrantes do "Massa Crítica" responderam que a atividade é mensal --realizada sempre na última sexta-feira do mês-- e que os ciclistas têm direito de transitar juntos pelas ruas.

Folha Uol

Um comentário:

  1. Custo a acreditar em uma coisa dessa!
    Que crueldade, mostruosidade, diria tamanha SElVAGERIA.
    Esse MONSTRO tem que responder por Tentativa de homícidio contra todas essas pessoas que faziam parte da passeata.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.