sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Lista: dez filmes sobre dança


No rastro de 'Cisne negro', listamos dez filmes sobre dança

Plantão 
RIO - Barras, espelhos, malhas colantes, pliés e tutus a granel. A estreia do premiadíssimo "Cisne negro" sedimentou uma arte que já estava em moda nas academias: a dança. Passado nos bastidores de uma imponente montagem do clássico "O lago dos cisnes", o filme de Darren Aronofsky ("O lutador") arrebatou 21 prêmios em festivais mundo afora desde sua estreia em Veneza, em setembro passado, justificando a febre. O thriller psicológico se utiliza do clima de competição entre bailarinas - na disputa por um lugar nos palcos de uma importante companhia - para mostrar o lado mais doentio de uma belíssima e insegura danseuse, vivida por Natalie Portman. O longa, que ainda conta com a participação da elogiada Mila Kunis (aquela de "That 70's show", lembra?), no papel antagônico, e de Vincent Cassel como um renomado coreógrafo, estreia esta sexta no Brasil inteiro (veja as salas cariocas que estão com o filme em cartaz) e inspirou esta lista de dez filmes que têm a dança como pano de fundo.
Atenção, a lista pode conter spoilers.
1. "Billy Elliot" (2000)
A história do pequeno aspirante a dançarino comoveu o mundo e foi indicada a três Oscars. Não foi à toa. Contrariando as vontades de seu pai, um carvoeiro bronco e turrão, Elliot decide largar o boxe para se dedicar ao balé clássico. Isso em plena década de 80. E é claro que sua decisão choca sua família, baseada na pacata (e fictícia) cidadezinha de Everington. Pois é a própria cidade que incentiva Elliot a perseguir seu sonho, depois de uma vaquinha para que ele consiga pagar a viagem para Londres, onde está inscrito para uma audição no imponente Royal Ballet. Dirigido por Stephen Daldry ("As horas"), "Billy Elliot" ainda conta com uma trilha sonora calcada no rock setentista de T. Rex, The Clash e The Jam.
2. "Os embalos de sábado à noite" (1977)
Sai o piso de linóleo, entra a pista de dança da 2001 Odyssey. Afinal, quem nunca sonhou em dançar com/como Tony Manero? O personagem de John Travolta encantou com suas potentes coreografias ao som da disco music e botou todo mundo para dançar seu passinhos consagrados.
3. "De corpo e alma" (2003)
Um dos últimos trabalho de Robert Altman, "The company" (no original) foi estrelado por Neve Campbell, que também foi responsável pela produção e assinou o roteiro do filme, baseado nas histórias contadas por bailarinos, coreógrafos e funcionários do renomado Joffrey Ballet. De um realismo que beira o documentário, o filme retrata os bastidores da companhia de dança de Chicago. Contracenando com Malcolm McDowell, no papel do diretor artístico, e tendo o novo queridinho de Hollywood James Franco como par romântico, Neve Campbell vive Ry. A bela galga o posto de primeira bailarina, enquanto trabalha como garçonete para sobreviver.
4. "Footloose - Ritmo louco" (1984)
Os anos 80 foram pródigos em filmes dançantes. Estrelado por Kevin Bacon, "Footloose" retrata as agruras de Ren, um adolescente que se vê obrigado a se mudar da metropolitana Chicago para uma cidadezinha do interior. Para espantar o tédio, o mocinho resolve promover um baile de formatura, daqueles típicos das high school americanas, quando descobre que, por um decreto de um reverendo local (John Lithgow), é proibido dançar. Como desgraça pouca é bobagem, Ren resolve se rebelar contra a absurda lei, mas acaba se apaixonando pela filha de quem? Do reverendo, óbvio.
5. "Flashdance" (1983)
"What a feeling / Being's believing". O sucesso oitentista dos cinemas colocou os versos de Irene Cara na memória do público. A protagonista Alex é uma jovem operária de 18 anos, que complementa a renda dançando em bares durante as noites. As intenções da mocinha são aquelas de sempre: Entrar para uma prestigiosa escola de dança e viver de bailar. Convidada a trabalhar em um strip club, Alex precisa criar coragem para inscrever nas audições que tanto sonha, mesmo sem nunca ter estudado balé. O resultado é o vigoroso teste que, de tão famoso, virou referência foi reproduzido em outros filmes, clipes e programas de TV.
6. "Fama" (1980)
Se fosse lançado hoje, "Fama" seria comparado à série "Glee": Oito adolescentes oprimidos buscam a tal fama do título para se livrar dos estigmas que a vida lhes impõe. Mas não pense que eles trilharam o caminho mais fácil para o estrelato se inscreveram em um reality show de sucesso. Não, os jovens resolvem batalhar - através de seus verdadeiros dotes artísticos - por uma vaga na Escola de Artes Performática de Nova York neste clássico da "Sessão da Tarde" que, vejam só, ganhou um remake em 2009, ano em que "Glee" estreou.
7. "O sol da meia noite" (1985)
Estrelado por ninguém menos que Mikhail Baryshnikov, o filme de Taylor Hackford conta a história de Nikolay (Baryshnikov), um bailarino soviético que desertou de seu país para tentar a vida nos Estados Unidos. Um problema com o avião de sua turnê o obriga a pousar em uma base soviética para desespero de Nikolay, que é reconhecido e obrigado a se mudar para a Sibéria e a enfrentar toda a ira vingativa do sistema. Ganhador do Oscar de melhor canção, o filme é uma propaganda anticomunista com um dos maiores bailarinos da história em ação ao lado de divas como Helen Mirren e Isabella Rossellini.
8. "Vem dançar comigo" (1992)
Scott (Paul Mercurio), um dos melhores bailarinos de dança de salão da Austrália, choca a comunidade quando resolve sair do convencional e criar suas próprias coreografias com passos ousados para um grande concurso que se aproxima. Após muito relutar, Scott acaba aceitando a destemida Fran (Tara Morice) como sua parceira. O resultado? Muitos ensaios, a eterna busca pela autoconfiança e uma bela história de amor cheia de clichês e estereótipos.
9. "Dirty dancing - Ritmo quente" (1987)
Ah, Patrick Swayze... Em sua melhor forma, o astro voltou no tempo para incorporar um professor de dança que se envolve com uma aluna durante as férias de verão de 1963. Frances "Baby" (Jennifer Grey), a mocinha, viu sua vida mudar quando foi convidada a participar de uma das animadas festinhas dos instrutores de seu hotel e conheceu a tal "dança suja" e sexy dos locais. Encantada por Patrick, digo, Johnny, Baby acaba substituindo a parceira de dança do amado em uma importante apresentação. E dá-lhe ensaio e reviravolta até chegar ao clímax: a performance arrasadora de "Time of my life". Afinal, "ninguém deixa Baby de lado".

Dirty Dancing - Final Dance - Time of my Life

10. "Lambada - A dança proibida" (1990)
O ritmo da plebe versus o mundo dos ricos. Daria para resumir assim as aventuras de Kevin (J. Eddie Peck), um professor de uma escola de abastados na ostentadora Beverly Hills, que alimenta uma vida secreta. O bonitão adora se jogar nos salões dos clubes latinos da periferia de Los Angeles e se mostra um exímio dançarino de... Lambada. Claro que nada pode ser fácil e Kevin vê sua proeminente carreira risco quando uma aluna ameaça revelar seu hobby.


04/02 Lívia Brandão (O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.