A participação de Ariadna no BBB 11levanta a discussão. No ES, dois hospitais realizam a cirurgia |
Desde 1998, quando começaram as cirurgias no Estado, 43 pessoas foram beneficiadas, a grande maioria do sexo masculino (39 casos), que tiveram o órgão sexual masculino transformado em vagina. No caso do sexo feminino, são retiradas as trompas, ovários e mamas. A construção de pênis ainda não é realizada no mundo.
O que muita gente também não sabe é que a maioria dessas cirurgias são oferecidas, gratuitamente, no Hospital Universitário da Ufes (Hucam), em Maruípe. Já o Vitória Apart Hospital, pela rede particular, oferece apenas a mudança no sexo masculino.
Porém, para realizar a cirurgia, tanto na saúde pública quanto na particular, a pessoa precisa ser acompanhada, durante dois anos, pelos mais variados tipos de profissionais, como psicólogos, assistentes sociais, urologistas e ginecologistas.
"De cada 100 pacientes, só cinco estão no perfil de transexual. Hoje, são quatro pessoas na fila de espera do Hucam, que é referência no assunto no Brasil. É um procedimento irreversível. A pessoa tem que estar bem certa do que vai fazer", diz o coordenador do programa de transgenitalização no Estado, Ariosto Santos.
Kleber Amorim - A Gazeta
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.