Vulcão Tungurahua, no Equador vomita rochas derretidas e grandes nuvens de gás e cinzas perto de Banos, 178 km (110 milhas) ao sul de Quito, 4 de dezembro de 2010. Tungurahua, que significa "garganta de fogo" na língua Quechua local, foi classificado como ativo desde 1999, e produziu uma forte erupção em 2008. É um dos oito vulcões ativos no Equador. (Xinhua / AFP Photo) |
Os cientistas dizem que as correntes de movimento rápido de gás extremamente quente e rochas pode ser visto fluindo da cratera do vulcão.
Tungurahua, há cerca de 135 km (85 milhas) a sudeste da capital, Quito, tem ficado em um estado ativo desde 1999.
Mas especialistas dizem que tem havido um rápido aumento em sua atividade sísmica desde a manhã de sábado.
Cientistas do Instituto Equatoriano de Geofísica dizem que o número de explosões aumentou. Dizem que a nuvem de cinzas chegou a 2 km (1,2 milhas) de altura. Os cientistas dizem que o fluxo piroclástico do vulcão poderia ameaçar algumas das aldeias nas encostas
As pessoas que vivem nas encostas relataram que o solo e edifícios tremeram com um estrondo vindo do vulcão.
Gases quentes e rochas começaram a fluir para o lado ocidental da montanha no meio da manhã e cinzas cairam sobre as aldeias de Pondoa e Patate.
As autoridades colocaram a região imediatamente ao redor do vulcão em alerta vermelho e as forças de segurança estão impedindo as pessoas de entrarem na área.
A cidade turística de Baños é uma daquelas que estão sendo evacuados.
Em 1999, seus 15.000 habitantes foram forçados a evacuar quando o Tungurahua teve sua última grande erupção. Os moradores não puderam voltar para suas casas por um ano.
BBC News
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.