sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Cientistas a um passo para a desaceleração do processo de envelhecimento

Os cientistas de Harvard ficaram surpresos quando eles viram uma reversão total, não apenas uma desaceleração, do envelhecimento em ratos. Agora eles acreditam que poderia ser capaz de regenerar órgãos humanos

Elijah, MelGibson  and Robert Hy Gorman in the library -
cena do Filme "Forever Young"
Os cientistas afirmam estarem a um passo para reverter o processo de envelhecimento após rejuvenescimento desgastado órgãos em ratos idosos. O tratamento experimental desenvolvido por pesquisadores da Harvard Medical School transformou fracos e frágeis ratos velhos em animais sadios, regenerando o corpo envelhecido.

A recuperação surpresa dos animais aumentou as esperanças dos cientistas que pode ser possível alcançar uma façanha similar em humanos? ou pelo menos retardar o processo de envelhecimento.

Uma terapia anti-envelhecimento pode ter um impacto dramático na saúde pública, reduzindo a carga de problemas de saúde relacionadas com a idade, tais como acidente vascular cerebral, demência e doença de coração, e prolongar a qualidade de vida para uma população cada vez mais envelhecida.

O que vimos nestes animais não foi uma estabilização abrandada do processo de envelhecimento. Vimos uma reversão fantástica e que foi inesperado, disse Ronald DePinho, que liderou o estudo, publicado na revista Nature.

Isso pode levar a estratégias que aumentem o potencial de regeneração de órgãos quando as pessoas envelhecem e assim aumentar a sua qualidade de vida. Se ela serve para aumentar a longevidade é uma questão que ainda não estão em condições de responder.O processo de envelhecimento é mal compreendido, mas os cientistas sabem que o problema é causado por muitos fatores. Partículas altamente reativas, chamadas radicais livres são produzidas naturalmente no corpo e causar danos às células, enquanto o fumo, luz ultravioleta e outros fatores ambientais contribuem para o envelhecimento.

O grupo de Harvard focou em um processo chamado de encurtamento dos telômeros. A maioria das células do corpo contém 23 pares de cromossomos, que carregam o nosso DNA. Nas extremidades de cada cromossomo há uma capa protetora chamada telômero. Cada vez que uma célula se divide, os telômeros são cortados curtos, até que eles param de funcionar e a célula morre ou entra em um estado suspenso chamado Senescência. O processo está por trás de grande parte do desgaste associado ao envelhecimento.

Em Harvard, eles criaram camundongos geneticamente manipulados que faltava uma enzima chamada telomerase que impede os telômeros mais curtos. Sem a enzima, os ratos prematuramente envelheciam e sofriam doenças, incluindo um sentido de cheiro pobre, menor tamanho do cérebro, infertilidade e intestinos danificados e baços. Mas quando DePinho deu a ratos injeções para reativar a enzima, reparou-se os tecidos danificados e inverteu os sinais do envelhecimento.

Estes animais estavam em idade avançada , mas após um mês de tratamento, mostraram uma recuperação substancial, incluindo o crescimento de novos neurônios no cérebro, DePinho disse.

Repetindo o truque em humanos será mais difícil. Ratos fazem telomerase ao longo de suas vidas, mas a enzima é desligado em humanos adultos, um compromisso evolucionário que impede as células cresçam fora de controle e se transformar em câncer. Aumentar os níveis de telomerase nas pessoas pode retardar o processo de envelhecimento, mas dispara o risco de câncer.

DePinho disse que o tratamento pode ser seguro em humanos, se fosse dado periodicamente e apenas para os jovens que não têm minúsculos pedaços de células de câncer que já vivem, despercebido, em seus corpos.

David Kipling, que estuda o envelhecimento na Universidade de Cardiff, disse: A meta para o rejuvenescimento do tecido humano seria a remoção de células senescentes, ou então, compensar os efeitos nocivos que têm sobre os tecidos e órgãos. Embora este seja um estudo fascinante, deve ser lembrado que os ratos não são homens pequenos, particularmente no que diz respeito aos seus telômeros, e não fica claro se uma reativação da telomerase semelhantes em seres humanos adultos levaria à remoção de células senescentes. Lynne Cox, um bioquímico da Universidade de Oxford, disse que o estudo era Extremamente importante e apresentar a prova do princípio de que o tratamento a curto prazo para restaurar a telomerase em adultos, já que apresentam degeneração do tecido relacionadas com a idade pode rejuvenescer tecidos envelhecidos e restaurar as funções fisiológicas.DePinho disse que nenhum rato de Harvard desenvolveu câncer depois do tratamento. A equipe está investigando agora se estende a longevidade de ratos ou lhes permite viver vidas mais saudáveis na idade avançada.

Tom Kirkwood, diretor do Instituto de Envelhecimento e Saúde da Universidade de Newcastle, afirmou: A questão chave é que pode isso significar para terapias contra doenças humanas relacionadas com a idade. Embora haja alguma evidência de que a erosão dos telômeros contribui para a idade-associado de patologia humana, certamente não é a única causa, ou mesmo dominante, como parece ser nos ratos projetados pela  falta de telomerase. Além disso, há a ansiedade sempre presente que a reativação da telomerase é uma característica da maioria dos cânceres humanos.

Fonte: thehindu.com


Com essa notícia, nada melhor que ouvir a música FOREVER YOUNG, Alphaville, (tradução)

Clique original com a Banda, no ano de lançamento da música


Alphaville
O conjunto alemão ficou marcado principalmente pelo uso constante de sintetizadores em suas músicas. Além disso, seus principais sucessos — 'Live in Japan' e 'Forever Young' - animaram muitas matinês e bailes de formatura na década de 80.

A banda foi formada no início da década de 80, e originalmente foi chamada de Forever Young – faixa que seria lançada em 1984.

A formação original foi muito alterada até hoje, mas seu vocalista, Marion Gold, permanece desde o princípio. A banda, aliás, foi muito criticada no início da carreira pela forma de Marion cantar, influenciado por Brian Ferry.

Depois do sucesso em 1984, Alphaville gravou outros discos, mas não foi tão bem sucedida. O disco mais recentedata de 2003, após lançamentos de coletâneas em DVD e CD.

No ano passado, saíram em turnê pela Europa. Após o término da mesma, Gold e outros membros do Alphaville dedicaram-se à montagem de um musical baseado na história de Alice no País das Maravilhas, a estrear no ano que vem na cidade de Würzburg, Alemanha.



Um comentário:

  1. Como eu já escrevi em 1999 em meu livro "Desenvelhecimento", o envelhecimento é uma doença reversível, curável. Neste livro analisei experiências de desenvelhecimento existentes na literatura e o fato biológico, pouco conhecido e divulgado, da capacidade que as abelhas têm, naturalmente, sob certas condições, de reverterem o envelhecimento. Convido os interessados a visitarem meu site

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.