terça-feira, 14 de setembro de 2010

Jovem que pingou vodca no olho pode ter que fazer transplante em Campinas (SP)

Um estudante universitário de 23 anos corre o risco de ter que passar por um transplante de córnea por ter pingado vodca nos olhos. O uso da bebida como "colírio" é uma moda que começou no EUA, passou pela Europa e chegou ao Brasil. Em Campinas (93 km de São Paulo), houve dois casos em agosto.

Jovens usam vodca como colírio para ficarem bêbados; prática pode cegar

"Estava alcoolizado quando pinguei. No dia seguinte, quando voltei ao normal, pensei comigo: 'meu Deus, o que eu tenho na cabeça?'", disse à Folha o universitário, que não quis se identificar.

Reprodução
Tico Santa Cruz, da banda Detonautas,
durante teste da vodca no olho: "Não é legal";
imagem foi captada do YouTube

De uma família classe média-alta da cidade, ele estuda economia em uma faculdade particular. Diz que não quer que amigos e familiares saibam que o problema na visão ocorreu por causa da vodca.

O jovem contou que acordou no dia seguinte com os olhos vermelhos, irritados e "muito doloridos".

Batizada de "vodca eyeballing", a mania da vodca nos olhos preocupa oftalmologistas porque pode provocar danos irreversíveis e até cegar. O suposto motivo para o uso é aumentar a sensação de embriaguez.

O oftalmologista do Instituto Penido Burnier, de Campinas, Leôncio Queiroz Neto atendeu aos dois casos --ambos universitários.

Eles pingaram a bebida nos olhos em festas diferentes e não se conhecem.

"Depois de uma conversa inicial, eles contaram que haviam jogado vodca nos olhos. Eles disseram que conheceram isso pela internet e que queriam aumentar 'a viagem'", disse Queiroz.

No Youtube, há vídeos até com um membro da banda Detonautas Roque Clube pingando a bebida.

EFEITOS

Os estudantes começaram o tratamento há cerca de 25 dias --com cinco dias de diferença um do outro.

"Os dois pacientes me pediram para guardar sigilo, mas eu não poderia deixar de alertar outros jovens sobre os riscos dessa nova mania" afirma. A aparência é de conjuntivite, mas a lesão é mais grave, disse o médico.

Na opinião do oftalmologista, a prática oferece muito risco e o efeito é "mínimo". "No olho, só cabe uma gota de colírio e, portanto, só uma gota de vodca. Nem uma criança ficaria embriagada com uma dose tão pequena."

Os dois disseram que pingaram a bebida junto com vários outros jovens e que a aplicação está virando "moda" nas festas.

O estudante ouvido pela Folha falou que está com a visão turva e criticou a divulgação da moda na internet. Mas considerou sua atitude uma "burrice".

Fonte: Folha

Um comentário:

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.