quarta-feira, 10 de março de 2010

"O Bem Amado" (TV Globo, 1973)

"O Bem Amado" foi a primeira telenovela brasileira produzida em cores e a primeira a ser vendida para o exterior. Foi uma obra importante não apenas pela competência de Dias Gomes, Régis Cardoso, o elenco, sobretudo Paulo Gracindo e Lima Duarte, nem a trilha sonora de Toquinho e Vinícius. Foi porque também apresentou à teledramaturgia brasileira um novo Brasil, com novos personagens e novas histórias, com que o público se identificava e via pela primeira vez numa novela.

A partir dela, vieram muitas outras, que se valiam de uma cidade fictícia interiorana do Brasil, para representarem um microcosmo dos costumes do país, criticando a hipocrisia e o provincianismo. Foi assim com "Saramandaia", "Roque Santeiro", "Tieta", "Fera Ferida", "O Fim do Mundo", "A Indomada", "Porto dos Milagres", entre tantas. Explorar esse esse universo virou uma característica marcante da nossa teledramaturgia, sobretudo a de autores como Dias Gomes e Aguinaldo Silva.

Neste vídeo, as vinhetas de intervalo e o "slogan", que era voga naquela época no bloco final de cenas dos próximos capítulos de "O Bem Amado". Estas são as que iriam ao ar no capítulo 4.

No final, os créditos finais do encerramento da novela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.