quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Canibal. Tiranossauro T-Rex era canibal, afirmam paleontólogos

Paleontólogos dos Estados Unidos e Canadá afirmaram que o tiranossauro rex era um canibal. Eles analisaram as marcas de mordidas sobre os fósseis do Tiranossauro Rex para concluir que o T-Rex era um canibal. Os pesquisadores acreditam que isto se deveu provavelmente devido à escacês de alimento.

Em um estudo publicado nesta sexta-feira no jornal científico PLoS ONE, especialistas das universidade afirmaram que a descoberta foi feita após encontrarem marcas de mordidas de Tiranossauros em ossadas de predadores da mesma espécie.

Ao analisar fósseis de tiranossauros, o pesquisador da Universidade Yale Nick Longrich encontrou um osso com marcas especialmente grandes. Devido à idade e à localização das marcas, Longrich concluiu que ela só podia ser de um tiranossauro.

"Qualquer grande carnívoro poderia ter feito aquela marca, mas os únicos carnívoros de grande porte que habitavam o oeste da América do Norte há 65 milhões de anos eram os próprios tiranossauros", afirmou o paleontologista.

Caçada solitária

Após a descoberta, Longrich e outros paleontólogos das universidades de Montana e Alberta percorreram vários museus para pesquisar outros fósseis. Eles encontraram três ossos de patas e um outro de braço com evidências de canibalismo entre tiranossauros.

A descoberta representa uma importante pista para a compreensão dos obscuros hábitos alimentares dos dinossauros. Enquanto os carnívoros de hoje costumam caçar em grupos, os tiranossauros provavelmente saíam sozinhos para matar outros predadores.

"Esses animais são os maiores carnívoros terrestres que já pisaram na Terra e a maneira que eles encontravam alimentos era muito diferente dos hábitos das espécies atuais", disse Longrich.
"Há um grande mistério sobre o que e como eles comiam. Mas essa pesquisa nos ajudou a encaixar uma importante peça desse quebra-cabeça."

Para mais notícias, visite o site da BBC Brasil


Tyrannosaurus rex ansiava tanta carne que comia indivíduos de sua própria espécie, de acordo com a nova pesquisa. Este dinossauro de 35 metros de comprimento, carnívoro do período cretáceo era um canibal.

Apenas um outro dinossauro, Majungatholus , é conhecido por ter um comportamento semelhante, mas os paleontólogos acreditam agora que o Gorgosaurus (outro grande comedor de carne) e muitos outros dinossauros gigantes predadores também foram canibais.

"Um monte de grandes carnívoros tendem a ser canibais - leões, hienas, crocodilos, ursos polares", o pesquisador Nicholas Longrich contou ao Discovery News. "Eles estão equipados para matar e comer animais de grande porte, e se você está com fome o suficiente, outros membros de sua espécie são apenas um tipo de animal mais grande."

"É claro, pequenos, bonitos, animais peludos como esquilos também são altamente canibal", acrescentou Longrich, que é um paleontólogo da Universidade de Yale.

Ele e seus colegas fizeram a descoberta, publicada na última PLoS ONE jornal, enquanto procura por ocidentais da América do Norte coleções de fósseis de dinossauros. Longrich descobriu um T. rex fóssil com dentes grandes sulcos na mesma.

"As marcas de dentes são típicas de marcas de dentes tiranossauros, e são simplesmente muito grande para vir de qualquer outro dinossauro carnívoro", disse ele, acrescentando que T. rex dentes eram cerca de 8 centímetros de comprimento.

Maior apoio à atribuição é o fato de que T. rex é conhecido por ter sido o único grande carnívoro no oeste da América do Norte 65 milhões de anos.

Quando Longrich procurou através adicional T. rex coleções de fósseis de vários museus diferentes, ele encontrou outras evidências de que este dinossauro era um canibal. Três pés de fósseis de ossos, incluindo dois dedos e um dente fóssil braço todo retidos grande marca devido à alimentação.

Embora seja possível que todos ou alguns dos sulcos foram o resultado de limpeza, Longrich e seus colegas acreditam que é provável que a festa dino-em-dino aconteceu após brigas, uma refeição que poderia ajudar o vencedor canibal.

"Você está matando um concorrente e obter uma refeição ao mesmo tempo", explicou. "A caça vai ser melhor se você comer os outros caçadores."

Batalhas entre estes carnívoros de mega deve ter sido um espetáculo.

"Se eu fosse um tiranossauro enfrenta outro tiranossauro cara-a-cara, eu diria que a única estratégia real é esperar por uma abertura e depois ir direto para a cabeça", disse ele. "Você gostaria de reprimir o pescoço do seu oponente ou mandíbulas para impedi-lo de lutar. Se você atacar qualquer outra parte do corpo, então você é deixado aberto para contra-atacar."

Este comportamento luta suspeita, o canibalismo e encontrar o enorme tamanho desses dinossauros indicam T. rex era um predador solitário que não caçam em bandos. Alguns grandes carnívoros modernos, como leões e hienas, fazer caça em grupos organizados, mas T. rex indivíduos provavelmente agiu por conta própria.

"Pessoalmente, eu suspeito que um pacote inteiro de adulta T. rex teria um tempo muito difícil encontrar o suficiente para comer ", diz Longrich.

Thomas Holtz, diretor da Terra, Vida e Programa Hora da Universidade de Maryland, disse Discovery News, ele acha que as novas descobertas são "muito atraente".

"Há marcas de mordidas de tiranossauros cara antes, mas eram mais provável da disputa, não se alimentar", disse Holtz. "Estes só poderia ter sido feita após o dinossauro estava morto."

Holtz não ficou surpreso com a descoberta, já que T. rex era "um animal enorme, e assim (ele) fez um cadáver bem grande."

"Não carnívoro que se preze deixaria passar esse tipo de refeição", acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.