quinta-feira, 10 de maio de 2012

Enzima: esperança de "fonte da juventude"


Enzima: esperança de "fonte da juventude"
Cientistas israelenses conseguiram prolongar em 15% a vida útil de ratos usando a enzima sirtuína 6 (SIRT6)

Pesquisadores da Universidade Ramat Gan, em Israel, conseguiram prolongar em 15% a vida útil de ratos usando a enzima sirtuína 6 (SIRT6), uma das sete sirtuínas encontradas em mamíferos. Segundo os estudos, a SIRT6 atua protegendo o organismo de desordens metabólicas como o diabetes, ajudando a retardar os efeitos do envelhecimento.
Nos roedores mais velhos, verificou-se que o açúcar era metabolizado mais rapidamente, o que sugere que a SIRT6 atue protegendo o organismo de desordens metabólicas como o diabetes, retardando os efeitos do envelhecimento.

A descoberta, publicada na revista especializada “Nature”, pode ter importantes implicações terapêuticas, pois é possível que ajude a desenvolver novas formas de tratar as doenças relacionadas ao envelhecimento. (O Globo)


Os mistérios do envelhecimento 

O envelhecimento é um processo que está associado com uma deterioração gradual de um corpo ou organismo. Esta deterioração de um organismo leva a um aumento da susceptibilidade a doenças como câncer, diabetes, doenças cardiovasculares e neuro-degeneração. O processo de envelhecimento imagina-se ocorrer de várias maneiras diferentes, algumas das hipóteses como o ocorre o envelhecimento é pelo estresse oxidativo ou telómero curto-circuito. A teoria dos telômeros diz que, como as células se dividem, cada divisão faz com que os telômeros células encurtem a cada divisão. Este desgaste dos telómeros é acreditado para prever o tempo de morte celular e é indicativo de uma idade biológica da pessoa(Mayor, 2009). Enquanto a teoria do estresse oxidativo acredita que as espécies reativas a oxigênio a cada dia o metabolismo provoca danos para a célula e, eventualmente, leva a um envelhecimento geral do organismo. Essas diferentes teorias de envelhecimento mostram que o envelhecimento não é apenas um gradual desgaste, mas é um processo.


SIRT6 e sua relação com o envelhecimento



Um dos genes da longevidade descobertos codifica uma proteína chamada SIRT1, que é de 7 proteínas. Estas proteínas são conhecidos como uma classe III deacetlyase histona, o que significa que eles utilizam NAD + para remover Lisina acetil a partir de proteínas ou histonas. Eventualmente, a função de SIRT6 foi descoberto pelos investigadores, observando que SIRT6 ratinhos knockout mostrou um fenótipo de envelhecimento prematuro ( Mostoslavsky et al., 2006 ). Acreditava-se que este fenótipo de envelhecimento é devido a SIRT6 ser uma histona H3 lisina 9 deacetilase específica a cromatina telomérica e isto levou à disfunção telemoric ( Michishita et al., 2008 ). A mais recente descoberta parece sugerir que a SIRT6 fenótipo de envelhecimento é nocaute em vez devido a SIRT6 desacetilação H3 lisina 9 histonas perto de NF-kB promotores do gene alvo e SIRT6 é recrutado lá através de uma interação direta com física RELA ( Kawahara et al., 2008 ) . SIRT6 desacetilação de histonas perto NF-kB genes levar a diminuição de NF-kB genes expressão e impede a apoptose e senescenceing celular através de NF-kB. Assim, o fenótipo da doença de envelhecimento prematuro é trazido por perda de SIRT6, o que torna o NF-kB genes mais activos que conduzem à morte celular aumentada. Este aumento de morte celular devido a hiperactivas NF-kB genes conduz a um envelhecimento prematuro nos ratos, aumentando senescenceing celular e apoptose. Este conhecimento que SIRT6 tem algum papel no processo de envelhecimento leva à esperança possível de alguma intervenção farmacêutica que poderia estender um organismo vida Espanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.