O show tem que continuar
Eterno ícone da música pop, Michael Jackson continua monopolizando o mundo do entretenimento, mesmo passados quatro meses de sua morte. Amanhã, a Sony Music promove o lançamento do álbum duplo "This Is It", CD que contém as gravações originais de alguns dos maiores sucessos de Jacko. "Billie Jean", "Smooth Criminal", "Beat It", "Thriller" e "Black or White", além da faixa inédita que dá nome ao disco, integram o álbum, que poderá ser comprado no formato tradicional ou por meio de download no site iTunes Store.
Dois dias depois, chega a vez de "This Is It", o filme, aportar nos cinemas de mais de 40 países, incluindo o Brasil. Por aqui, a Sony Pictures deve lançar o documentário em mais de 150 salas, incluindo os cinemas do Estado.
A produção, que conta com direção do mago dos musicais Kenny Ortega - criador de hits como "High School Musical", "Hannah Montana" e "Johnas Brothers", projetos responsáveis por retirar as finanças da Disney do vermelho -, é uma compilação de mais de 80 horas de imagens de ensaios e de bastidores da vida de Michael Jackson.
O longa faz um retrato íntimo sobre o cotidiano do cantor às vésperas de sua morte, época em que se preparava para a turnê de 50 shows que faria em Londres, em meados de setembro.
O documentário ficará em cartaz por apenas duas semanas, em uma estratégia de marketing criada para aquecer o lançamento do filme no mercado de home video, previsto para o início de 2010.
Nos corredores da Sony, a lei que impera é a do silêncio. "This Is It" não teve nenhuma sessão prévia para a imprensa e será exibido pela primeira vez em uma pré-estreia em Los Angeles, na próxima terça, em evento que contará com a presença da família do cantor, de celebridades, e de Paul Anka, coautor da música inédita que dá título ao documentário. A autoria da faixa, aliás, foi assunto polêmico na semana passada, quando o compositor porto-riquenho acusou o Rei do Pop de se apropriar da obra. Os herdeiros de Jacko logo repararam o erro, com garantia de 50% dos lucros para Anka.
Gênio
As poucas imagens reveladas do projeto mostram o cantor em um enérgico processo criativo. Pela primeira vez, os fãs verão Michael nos bastidores de seus shows, instruindo dançarinos, músicos, coreógrafos e criadores dos efeitos especiais. O filme ainda trará depoimentos de pessoas próximas ao astro. Nenhum nome foi revelado.
Mesmo antes de estrear, "This Is It" já circula entre os prováveis concorrentes ao Oscar de Melhor Documentário, cuja premiação acontece em março. O filme deve disputar a estatueta com os favoritos "Capitalism: A Love Story", novo projeto de Michael Moore, e "The Cove", de Louie Psihoyos.
Obra deve ser a bilheteria do ano
"This is It" promete ser uma das maiores bilheterias do ano. Nos EUA, onde a venda antecipada de ingressos começou em setembro, já estão esgotados os bilhetes para mais de duas mil sessões, o que contabiliza uma renda inicial de US$ 140 milhões. Tal cifra coloca o documentário como um dos mais vistos em todos os tempos.
Na Inglaterra, a procura também foi grande. Os fãs de Michael Jackson compraram mais de 30 mil ingressos no primeiro dia de vendas antecipadas, no início de outubro, superando dados de blockbusters como "Harry Potter".
No Brasil, onde não há tradição de compras de convites antecipados para eventos artísticos, os números são mais modestos, porém, satisfatórios. Cerca de 50 mil entradas foram adquiridas pelo site da Sony Pictures e nas bilheterias dos cinemas. O ingresso individual custa, em média, R$ 15.
A veterinária radiologista Matê Wuo, 27 anos, é uma das fãs que já garantiu o seu convite. "Curto o Michael desde criança e não poderia perder a oportunidade de vê-lo nos cinemas pela última vez. Lá em casa, a família se reunia para ouvir seus LPs clássicos, como ?Music And Me? e ?Bad?. Acredito que o mundo perdeu um dos mais talentosos artistas de todos os tempos, que também se importava com causas sociais e ambientais", opina.
Anteriormente, o astro foi visto em produções como "Homens de Preto 2" (2002) e "Ghosts" (1997), além de telefilmes e o especial "Moonwalker" (1988), sobre sua carreira nos palcos.
Intimidade
A estudante Margarita Furukawa, 28, que comprou a entrada na bilheteria do Cinemark, em Vitória, na tarde de quarta, afirma que "This is It" é uma oportunidade de conferir a intimidade do cantor. "Todo fã tem a curiosidade de descobrir seu método criativo e saber de onde ele tirava inspiração", afirma.
Nem todos os seguidores de Jacko veem "This is It" da mesma forma. O engenheiro Ricardo Gomes, 25, por exemplo, pretende boicotar o filme. "Não estão preocupados com o legado artístico de Michael, mas sim com a possibilidade de faturar em cima deste grande artista", esbraveja, destacando que a família do cantor vendeu os direitos das imagens usadas no filme por US$ 60 milhões.
Não deixe de ver
Kenny Ortega
Michael Jackson?s - This is It
Documentário. (EUA, 2008, 112 minutos). Estreia quarta-feira, dia 28 de outubro, no Cinemark (Vitória), às 12h50, 15h30, 18h10 e 20h50, e no Kinoplex Praia da Costa (Vila Velha), às 14h30, 16h50, 19h10 e 21h30.
Fonte: A Gazeta
Autor:Gustavo Cheluje
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.