domingo, 27 de fevereiro de 2011

Fantasmas e assombrações existem ou são fenômenos psíquicos?

Em todo o mundo, pessoas de todas as classes sociais acreditam que os espíritos dos mortos podem retornar ao mundo dos vivos. As nações espanholas celebram Dia de Los Muertos cada para acolher as almas dos mortos de volta ao mundo para uma breve alegre e visita aos amigos e entes queridos. A existência de fantasmas nos castelos antigos de Portugal é comumente aceita por aqueles que vivem lá. Nos Estados Unidos, as pessoas ao longo da história têm contado histórias de encontros com figuras fantasmagóricas assustadoras, e até agora pelo menos uma centena de locais diferentes são considerados pelos moradores como 'mal-assombrados. "

Encontros:
Encontros com fantasmas variam em seus detalhes de caso para caso. Embora muitas pessoas relatam realmente verem uma aparição de corpo inteiro (uma figura fantasmagórica de forma obscura ou definitivamente humana), nem sempre é esse o caso. Mais comumente, as pessoas relatam acontecimentos estranhos em suas casas, tais como ouvir barulhos estranhos, ou ter sensações de terem sido tocadas ou agarradas por alguma entidade invisível. Alguns também registram ocorrências apenas em um local inusitado, como luzes que acendem e desligam em horários estranhos, portas e janelas que se abrem e se fecham, ou objetos em movimento sem nenhuma causa óbvia.

Teorias alternativas:
Nestes últimos poucos casos , as pessoas em causa tenham escolhido para explicar essas ocorrências com sua crença de que um fantasma está causando. No entanto, isso pode não ser o caso. Independentemente de fantasmas e espíritos realmente existem, não há nenhuma evidência para provar que eles são responsáveis por misteriosos objetos em movimento ou perturbações elétricas.

Fenômenos psíquicos:
Alguns acreditam que a mente humana é capaz de influenciar seu ambiente. Se este for o caso, então, muitos casos de inexplicáveis de objetos que se movem, portas e janelas, luzes, etc, que são comumente atribuídos a espíritos do outro mundo assombrando o local, os eventos podem ser causados pelos moradores que ali vivem. Aqueles que acreditam em fenômenos psíquicos alegam que algumas situações estressantes pode levar as pessoas a desencadearem reações telecinéticas nas coisas ao seu redor, mesmo sem perceber. Eles podem acreditar que tais reações sejam o trabalho de fantasmas, porque eles são inconscientes de suas próprias capacidades mentais.


Declarações "Científicas" 
Céticos tem hábito de dizer que as aparições de fantasma quase sempre têm uma explicação científica ou lógica. Muitas vezes, suas crenças são confirmadas. Alguns eventos comuns em casa, como objetos perdidos ou portas abertas, podem ter explicações perfeitamente banais, mas, se os habitantes são crentes no paranormal, eles podem ser mais propensos a equacionar esses eventos com a atividade fantasmagórica. Freqüentemente, os menores acontecimentos paranormais podem ser explicados por acontecimentos normais. Mudanças na pressão atmosférica ou da expansão e encolhimento das vigas de madeira em uma casa podem fazer portas bater ou tábuas fazer rangidos. Luzes de um carro que passava no exterior podem refletir através de uma janela aberta durante a noite e criar padrões de luz estranha que poderia ser interpretado como fantasmas. Existem muitas outras possibilidades, para que qualquer pessoa pense que pode haver fantasmas em sua casa deverá considerar todas as possíveis explicações antes de tirar conclusões precipitadas.

Efeito da "gaiola Medo"
Este termo foi cunhado pelo elenco do programada de televisão Ghost Hunters (Caça Fantasmas). Refere-se a possibilidade de experiências paranormais serem explicadas pela fiação elétrica defeituosa ou fontes similares de campos eletromagnéticos. Electricidade cria um campo eletromagnético por onde passa. Enquanto isso geralmente não é perceptível (a maioria dos dispositivos eletrônicos e fios tem isolamento suficiente), casas mais antigas podem ter problemas de isolamento térmico ou erosão na fiação elétrica em suas instalações. Isto é especialmente provável em caves, onde os fios expostos freqüentemente cruzam o teto e paredes, abrangendo toda a área em um campo eletromagnético.

Embora não haja risco óbvio  para a saúde a exposição ao eletromagnetismo, um forte campo eletromagnético pode afetar as funções do cérebro humano. Pessoas que ficam na presença do campo por muito tempo podem experimentar uma variedade de sintomas. A maioria só sente tontura ou náuseas e dominação por um sentimento de desconforto, mas algumas pessoas são mais sensíveis a essas áreas do que outras. Alguns tem sentimentos intensos com experiência de paranóia e alucinações visuais e até mesmo auditivas. Daí o termo a "gaiola de medo." A fiação elétrica cria uma gaiola física no qual as pessoas experimentam estes sintomas.

Também foi sugerido que os campos geomagnético (criada por exemplo, atividade lunar ou solar, ou a atividade tectônica da crosta terrestre) podem causar efeitos similares. Isso pode ajudar a explicar por que as pessoas mais frequentemente relatam experiências sobrenaturais durante a noite e durante a lua cheia.

hubpages.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.