quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Lua interfere no comportamento dos homens e dos animais, comprova ciência

A lua cheia faz lobos uivarem, sapos brincalhões e gatos loucos. A lua cheia também leva a culpa por todos os tipos de mau comportamento humano. Mas são apenas crendices antigas - ou há uma explicação racional? Por Roger Dobson

"Eu vejo a lua ruim se elevando / Eu vejo problemas à vista, / Eu vejo terremotos e relâmpagos / Eu vejo tempos ruins hoje / 'Não saia essa noite ... Há uma lua ruim a nascer" ((Creedence Clearwater Revival)

É dito que a lua cheia faz corujas mais faladoras, sapos mais brincalhão, e cães e gatos mais agressivos. Quando a lua cheia se eleva, os lobos também são mais propensas a uivar, tritões para congregar, e ácaros para manter um ritmo mais devagar.
Moluscos, crustáceos, insetos, peixes, aves, mamíferos e anfíbios são todos tocados pela lua cheia, de acordo com os investigadores. E os seres humanos também poderiam estar em risco de ser lunático, com relatos de aumento nas apreensões, violência, crime, internações e de atendimentos médico, bem como um aumento nos acidentes e uma queda dos preços no mercado de ações durante a lua cheia. Aumenta em intoxicações não intencionais e absentismo são relatados também. A culpa é da lua, ou estão os motivos nos pés no chão?

O efeito lunar, também conhecido como o efeito da Transilvânia, há muito tem sido uma fonte de fascinação. Muitas pessoas - a metade dos estudantes universitários e 80 por cento dos profissionais de saúde mental, de acordo com dois estudos - acreditam fases lunares podem afetar o comportamento.

Teorias avançadas para explicar esses efeitos incluem a polarização da luz da lua, a camada de ozônio, o magnetismo, íons e atração gravitacional da lua sobre os organismos vivos.

Um novo estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Kyoto diz que as mudanças no campo geomagnético. Os pesquisadores afirmam que a atividade geomagnética cai cerca de 4 por cento para os sete dias que antecedem a lua cheia, depois aumenta por uma quantidade similar.

"Nós pensamos que o luar aumenta a sensibilidade" magnetismo e recepção dos animais ", dizem eles. "Nós propomos a hipótese de que os animais respondem a lua cheia por causa das mudanças nos campos geomagnético." Como isso afeta o comportamento não é clara, mas uma sugestão é que as mudanças no campo eletromagnético interromper a produção noturna de melatonina na glândula pineal. Melatonina ajuda a regular outros hormônios e mantém o ritmo circadiano do corpo - o "24 horas do relógio interno" - e sua produção é afetada pela luz.

Uma série de estudos têm mostrado que o comportamento dos animais, pássaros e peixes muda ao redor da lua cheia. Pesquisadores da Estácio * Biológica de Doñana, em Espanha, descobriu que as corujas de águia se comunicam usando um fragmento de plumagem branca na garganta, visível apenas durante a mostra vocal. Isso explica por que as corujas são mais vocalmente ativas nas luas cheias, quando os altos níveis de iluminação noturna tornam o momento ideal para mostrar sua plumagem.

A luz fornecida por uma lua cheia - cerca de 12 a 16 vezes maior em noites sem nuvens do que em outras fases da lua - pode explicar também a atividade dos lobos e outros predadores. Estudos têm sugerido que os lobos uivam mais e vagam menos, talvez porque eles acham mais difícil de localizar a presa, que tende a manter um perfil baixo em noites bem iluminadas. Pesquisa da Fundação Zoo-Botânica no Brasil constatou que os lobos continuam a ser mais estáticos - de localização por satélite revela que abrangem tanto quanto menos 1,88 km - durante as noites iluminadas pela lua cheia, quando comparado com a lua nova.

Os cientistas mostraram que os sapos comuns chegam ao criadouro, acasalam e geram com mais freqüência na época da lua cheia. "Há um efeito lunar em muitos animais", diz a bióloga Rachel Grant, que estudou os efeitos para a Universidade Aberta e monitorados os efeitos em sites do mundo inteiro.

"Em muitos casos é uma reação ao aumento na intensidade da luz em torno da época da lua cheia", diz ela. "A luz faz com que seja um bom momento para os predadores de manchar a rapina, mas também é uma boa hora para a presa para se esconder. Como resultado, vemos todos os tipos de mudanças de comportamento animal. Mas há mudanças menos óbvia . Alguns sapo e espécies de sapo se reúnem para acasalamento sob a lua cheia. Não é um efeito direto da luz, porque eles se reúnem antes do nascer da lua, e nas noites de muito nublado, quando a lua não está visível. Achamos que é porque há algum tipo de ritmo interno que os ciclos reprodutivo programados de anfíbios até o momento da lua cheia.

"Possivelmente, eles foram programados no início do ano pela luz da lua cheia e que marcam o ritmo. É importante porque essas espécies de mamíferos terrestres, principalmente sapos e rãs estão espalhadas e precisam se reunir para a reprodução. Agora temos evidências de ciclos  lunares que afetam os anfíbios em vários locais. Achamos que a fase da lua foi um fator negligenciado nos estudos de tempo de reprodução dos anfíbios. "

Outras mudanças que parecem não ter nenhum motivo que pode ser explicado. Uma equipe de pesquisadores, de acordo com um relatório no British Medical Journal, constatou que "a propensão a dos animais a morder os humanos acelera acentuadamente na época de lua cheia". Os números foram obtidos a partir de estatísticas do hospital. Mas pode não ser o comportamento dos animais que muda. Talvez as pessoas são mais propensas a ficar fora em uma noite bem iluminada e, portanto, mais chances de serem mordidas.

As mudanças no comportamento humano têm atraído maior interesse e produziu algumas das conclusões da pesquisa mais controversa. , A depressão, a criminalidade, as taxas de hospitalizações Epilepsia e taxas de consulta GP, dieta de sucesso, coração, bexiga e problemas de fertilidade, abortos espontâneos e doenças da tiróide têm sido investigadas pelos efeitos lunares.

Taxas de consulta GP aumento de 3,6 por cento durante a lua cheia, de acordo com a pesquisa na Universidade de Leeds. Gota e pico de ataques de asma durante a lua nova e cheia, de acordo com os pesquisadores do Instituto de Medicina Preventiva e Clínica, Bratislava, que analisou os ataques durante um período de 22 anos. Changing "ambientes cosmogeophysical" foram responsabilizados.

Um estudo realizado no Royal Liverpool University Hospital descobriram que urológica internações de emergência foram afetados. "Nosso estudo avaliou se a força gravitacional da Lua gerou uma onda de internações de emergência urológica aumentado", disseram os pesquisadores. "Urológica internações de emergência foram maiores nos dias de lua cheia. A nova lua tinha um efeito calmante."

Por quê? As teorias incluem a idéia de que a produção ou fluxo de água através de hormônios do corpo é afetada pela força gravitacional da lua. Mas alguns especialistas rejeitam a idéia. "No imaginário popular, influencia sobre a mente humana é muitas vezes atribuída a efeitos gravitacionais da lua", dizem pesquisadores da Universidade de Toronto. "Mas a lua exerce qualquer influência sobre os pequenos corpos de água, como lagos e outros mares, ea diferença entre a pessoa, um peso na presença da Lua, a gravidade eo seu peso, se não houvesse lua é menor que um mosquito em uma de ombro. "

Tem sido sugerido que a lua cheia de luz poderia explicar alguns dos achados com os seres humanos, bem como animais. Estudos descobriram que as apreensões aumentam, provocando efeito lunar várias teorias. Mas a luz à noite e perda de sono resultante poderia ser a culpada. Um estudo suíço descobriu que a duração do sono variou com o ciclo lunar, a partir de seis horas e 41 minutos na lua cheia de sete horas na lua nova.

E um estudo do Instituto de Neurologia de Londres, olhou para as apreensões de nublado e nublado, não noites durante a lua cheia, que controlava os efeitos de luz. "Os resultados sugerem que a contribuição é a fase da lua faz com que a luminosidade noturna, mais do que a fase da lua em si, que podem influenciar a ocorrência de crises epilépticas", concluiu.

Outras constatações da pesquisa efeitos lunares desafiam uma explicação clara, como o efeito sobre os preços do mercado de ações. A Universidade de Michigan, examinou os retornos das ações em 48 países e encontrou-os mais baixos nos dias em torno de uma lua cheia. A diferença foi de 3 a 5 por cento. Uma teoria é que as mudanças de humor relacionados à privação do sono ou a depressão podem estar envolvidos.

Apesar das descobertas científicas, a crença na Transilvânia efeito continua. Pode ser até a lembrança seletiva, ou a percepção de uma associação que não existe. Se algo desagradável acontece na noite de lua cheia, estamos mais propensos a fazer um link que nos outros dias. Imaginação e superstição também têm sido propostas como razões.

Conforme os pesquisadores da Universidade de Toronto afirmam, citando o poeta-filósofo George Santayana: "Os homens tornam-se supersticiosos, não porque eles têm muito a imaginação também, mas porque eles não estão cientes de que eles têm alguma."

Fonte: independent.co.uk

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.