sábado, 25 de agosto de 2012

Tigre mata tratadora e é morto a tiros em zoológico da Alemanha

Tigre mata tratadora e é morto a tiros em zoológico da Alemanha


Um tigre siberiano escapou de sua área cercada no zoológico de Colônia, na Alemanha, e matou uma tratadora antes de ser morto pelo diretor da instituição. O incidente aconteceu por volta do meio-dia deste sábado (7h em Brasília).
Segundo o porta-voz da polícia local, Stefan Kirchner, o tigre escapou por uma passagem entre a área cercada e um prédio vizinho que serve de almoxarifado, onde atacou a tratadora, de 43 anos de idade. "Parece que o portão não estava adequadamente fechado", disse Kirchner à Associated Press.
O zoológico foi esvaziado e uma equipe das forças especiais da polícia foi chamada. Antes de os policiais chegarem, porém, o diretor do zoológico, Theo Pagel, subiu no telhado do almoxarifado e matou o tigre atirando com um rifle de alto calibre através de uma claraboia.
"Este é o dia mais negro de minha vida", disse Pagel. Ele não esclareceu por que não foram feitas tentativas de recapturar o animal. O tigre foi identificado como Altai, de quatro anos de idade. Ele chegou ao zoológico de Colônia proveniente de um parque de animais na Inglaterra. Em novembro do ano passado, Altai e uma tigresa siberiana de sete anos chamada Hanya tiveram três filhotes.
O zoológico de Colônia é um dos mais antigos da Alemanha. Fundado em 1860, ele abriga cerca de 10 mil animais de mais de 700 espécies.

Tigre Siberiano
O maior membro da família dos felinos é reconhecido por apresentar uma pelagem de coloração alaranjada com listras negras e a parte inferior varia do creme ao branco. Oito subespécies de tigres são reconhecidas. Três foram extintas desde 1950, as outras estão seriamente ameaçadas de extinção. Coloração, tamanho, pelagem e marcas variam de acordo com a subespécie.

As subespécies são distribuídas pela Ásia. O Tigre Siberiano (Panthera tigris altaica) é o maior deles, podendo pesar até 306 kg (machos) e 167 kg (fêmeas). Eles podem chegar a 2,8 m de comprimento e mais 1 metro de cauda.

São encontrados em florestas tropicais, savanas e áreas rochosas. Normalmente não escalam árvores, mas podem fazê-lo. São grandes nadadores e podem cruzar rios de 6 a 8 km. São principalmente noturnos mas podem ter atividades durante o dia, especialmente no inverno.

Para caçar, o tigre depende mais da audição do que do olfato. Ele geralmente se aproxima o máximo possível da presa, em silêncio, e salta agarrando-a pela parte posterior e matando-a por estrangulamento, com uma mordida no pescoço ou garganta.

Sua dieta consiste de grandes mamíferos como porcos, cervos, antílopes e búfalos, podendo consumir até 40 kg de carne de uma só vez. A área territorial de um Tigre Siberiano pode ser de até 4.000 km² que são geralmente marcados com fezes e urina. Evitar lutas parece ser regra para os tigres, mas quando isso acontece por invasão de território o invasor pode ser morto pelo dono do território.

Exceto durante a corte (namoro), os tigres são solitários e as fêmeas vivem com seus filhotes. O período de gestação é de 106 dias (3 meses e 16 dias), com o nascimento de 2 a 3 filhotes que pesam até 1,6 kg e são assistidos pela mãe até os seis meses de idade. Deste período em diante, começam a viajar com a mãe, quando são ensinados a caçar. Com onze meses, são capazes de pegar sua própria presa sem a ajuda da mãe, mas apenas separam-se dela quando têm dois anos de idade, para conquistar seu território.

O tigre um dos mais eficientes e bem sucedidos predadores de todos os tempos, simplesmente não consegue competir com a exploração humana sem ajuda. Eles são caçados para comércio ilegal de peles e seus ossos são usados com finalidades medicinais, mas sem nenhuma comprovação científica.

Em 1972, o tigre, foi listado nos EUA como espécie ameaçada de extinção, exigindo medidas de proteção para tentar diminuir o declínio da espécie. O Tigre, é o maior e mais forte de todos os felinos do mundo. Nnhum outro combina tamanho, força e graça e, ainda assim, este grande animal provavelmente será o primeiro dos grandes felinos a se tornar extinto se não houver uma conscientização da preservação de seu ambiente e controle da caça predatória.

O Zoológico de São Paulo, reproduz tigres siberianos com sucesso e atualmente tem 13 destes animais.

Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.