sexta-feira, 20 de julho de 2012

Jovem mata 12 na estreia de 'Batman' nos EUA, diz polícia

Atirador da estreia de Batman seria jovem de 24 anos, diz TV dos EUA
Homem que matou 12 e feriu 40 no Colorado seria James Holmes.
Ele não tem ligação com terrorismo, diz TV, citando o FBI.

O suspeito de ser o responsável pelo tiroteio que deixou 12 mortos nesta sexta-feira em um cinema dos Estados Unidos durante a estreia do último filme do Batman foi identificado como James Holmes, de 24 anos, informaram a CNN e a televisão local.

Citando o FBI (polícia federal dos EUA), a televisão local afirmou que Holmes não tinha vínculos com células terroristas.

O atirador seria originário de Aurora, nos arredores de Denver, no Colorado, palco nesta sexta-feira de um tiroteio durante a estreia do filme "Batman - O cavaleiro das trevas ressurge".

Antes, a polícia já havia informado que o suspeito havia sido detido, que utilizava um colete à prova de balas e carregava um rifle e dois revolveres. [Da AFP]


Massacre na estreia de 'Batman' é sem sentido, diz Obama
Jovem matou 12 e feriu 40 em cinema no Colorado, Estados Unidos.


O presidente dos EUA, Barack Obama, disse nesta sexta-feira (20) que o tiroteio durante a estreia do novo filme da série "Batman" no Colorado foi "sem sentido".
Em pronunciamento, o presidente, que é candidato à reeleição, disse que o dia não é para "política", mas para "oração e reflexão".
Obama disse que seus compromissos de campanha eleitoral foram adiados por conta da tragédia.


Um homem abriu fogo em uma sala de cinema em Aurora, subúrbio de Denver, na madrugada desta sexta, matando 12 pessoas e ferindo 40.


Atirador da estreia de 'Batman' seria jovem de 24 anos, diz TV dos EUA
Homem que matou 12 e feriu 40 no Colorado seria James Holmes.
Ele não tem ligação com terrorismo, diz TV, citando o FBI.


Policiais vasculham casa de suspeito de atirar em cinema
O suspeito de ser o responsável pelo tiroteio que deixou 12 mortos nesta sexta-feira (20) em um cinema dos Estados Unidos durante a estreia do último filme do Batman foi identificado como James Holmes, de 24 anos, informaram a CNN e uma televisão local. Citando o FBI (polícia federal dos EUA), a televisão local afirmou que Holmes não tinha vínculos com células terroristas.


O atirador seria originário de Aurora, nos arredores de Denver, no Colorado. Antes, a polícia já havia informado que o suspeito havia sido detido, que utilizava um colete à prova de balas e carregava um rifle e dois revolveres.


O atirador entrou mascarado a uma sala de cinema lotada, dentro de um shopping, durante a sessão da meia-noite, de estreia do aguardado novo filme “Batman - o cavaleiro das trevas ressurge”. Cerca de 40 pessoas ficaram feridas, segundo o porta-voz Frank Fania. Inicialmente, a polícia havia falado em 14 mortos e 50 feridos.


Antes de se posicionar em frente à tela e atirar, ele teria detonado uma bomba que produziu gás lacrimogêneo ou fumaça. "Eles (o público) escutaram um assobio, depois uma espécie de gás surgiu e o atirador abriu fogo", explicou o chefe de polícia da cidade, Dan Oates.


Segundo o  porta-voz Frank Fania, a polícia recebeu a primeira ligação sobre o incidente à 0h39 (hora local), e respondeu em "um ou dois minutos".


A situação era de pânico e caos. Oates afirmou que o suspeito foi preso em um estacionamento atrás do cinema. A polícia descartou a participação de outra pessoa, apontada pelos relatos iniciais, no crime.


Os motivos do ataque ainda não são conhecidos.


O local do atentado foi isolado, e policiais vasculhavam a área em busca de mais explosivos. Oates disse que o suspeito afirmou ter explosivos em sua casa. O prédio onde ele vive foi esvaziado e estava sendo revistado.


De acordo com a polícia, dez pessoas morreram no local, e duas morreram após serem levadas ao hospital.


O hospital da Universidade do Colorado recebeu 20 pessoas com ferimentos leves, informou o porta-voz Jackie Montgomery à CNN. É possível que entre as vítimas haja crianças.


Tiroteio e confusão
O ataque foi iniciado durante uma cena de tiroteio do filme, o que aumentou a confusão e o pânico geral, de acordo com testemunhas entrevistadas pela imprensa americana.


"Nós continuamos a assistir ao filme por um momento", disse à ABC uma testemunha identificada apenas como Jack. Em seguida, após se darem conta que os tiros eram reais, "todos entraram em pânico".


A CNN citou uma testemunha dizendo que havia visto um "homem subindo vagarosamente as escadas e atirando, escolhendo pessoas aleatórias".


Local do tiroteio foi cercado pela polícia na madrugada desta sexta-feira (20) em Aurora, no estado americano do Colorado (Foto: AP/The Denver Post, Karl Gehring)
As pessoas começaram a correr em direção à saída do cinema enquanto os policiais chegavam ao local e gritavam "abaixem-se", segundo uma outra testemunha, Banjamin Fernandez, de 30 anos, citado pelo jornal local "Denver Post".


A polícia não deu informações sobre as vítimas, mas o filme (recomendado para maiores de 13 anos nos EUA) atrai um público majoritariamente adolescente e jovem. Muitos cinemas dos EUA organizaram sessões especiais à 0h desta sexta-feira para a estreia do filme, que prevê arrecadar milhões de dólares.


"Devastados", internautas repercutem massacre nos EUA 


A notícia de que um homem mascarado matou 12 pessoas e deixou outras 38 feridas ao invadir armado a estreia do filme Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge em um shopping em Denver, no Estado americano do Colorado, chocou o mundo e repercutiu durante toda a manhã nas redes sociais.

Comovidos, os internautas levaram o assunto aos Trending Topics mundial. A hashtag #theatershooting (tiroteio no cinema, em tradução livre) foi muito usada para lamentar o massacre. "Que notícia devastadora. Meu coração está com todos envolvidos no tiroteio do teatro em Aurora", comentou o ator ‏@JohnStamos. No Brasil, as expressões 'Denver' e 'Batman' também figuraram entre os destaques do microblog.

"Não posso acreditar que algum maníaco matou e feriu pessoas na sessão de Batman em Denver. Armas devem ser proibidas. Sem exceções", protestou a internauta @NikkiDXB. "Acordei para ouvir sobre o tiroteio em Colorado. Rezando pelas famílias e pela nossa nação. Isso é horrível, não posso acreditar", lamentou o americano @EAdrums.

Segundo o internauta @PeterBurnsRadio, a amiga Jessica Redfield seria uma das vítimas do massacre. "Devastado. Perdi uma amiga próxima no tiroteio da noite passada @JessicaRedfield veio a Denver para seguir carreira nos esportes", afirmou. Em seu perfil Jessica havia contado, momentos antes, que estava no cinema para assistir à pré-estreia do filme.

2 comentários:

  1. Se todos 12 que morreram, foram crentes, mereceram rs, chega de crente e fanático religioso no mundo. Esse cara tem meu apoio. rs

    ResponderExcluir
  2. felizmente,ezistem os crentes para pedirem a DEUS pela vida dessas pessoas pobres de espirito.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.