sábado, 26 de maio de 2012

Finlândia. Alguns fatos interessantes

Finlândia: 20 curiosidades
Praça do Senado em Helsinque

Finlândia, oficialmente a República da Finlândia, é um país nórdico situado no Fennoscandian, região do Norte da Europa. Faz fronteira com a Suécia a oeste, com a Rússia a leste e com a Noruega ao norte, enquanto a Estônia está ao sul através do Golfo da Finlândia. A capital do país é Helsinque. Cerca de 5,4 milhões de pessoas residem na Finlândia, com a maioria concentrada na região sul. É o oitavo maior país da Europa em termos de área e mais esparsamente povoado país da União Europeia . A Finlândia é uma república parlamentar com um governo central com sede em Helsinque e governos locais em 336 municípios, e a região autônoma da ilhas Åland. Cerca de um milhão de habitantes vivem na área da Grande Helsinque, que consiste em Helsinki, Espoo , Kauniainen e Vantaa, e um terço do PIB do país é produzido lá. Outras grandes cidades incluem Tampere , Turku , Oulu , Jyväskylä , Lahti e Kuopio .
Aurora boreal
Curiosidades

1. - Na Finlândia casais disputam campeonato de carregamento de esposa. O marido tem de percorrer 250 metros de obstáculos com esposa nas costas. Vencedor da corrida ganha o equivalente ao peso da esposa em cerveja.

2 - O dia do dorminhoco. Neste dia, chamado Unikeonpäivä em finlandês, a última pessoa da família a acordar deve ser despertada com água, quer na cama mesmo ou jogado no rio ou no mar. O dia é 27 de julho e é também um feriado nacional.

3 - Campeonato mundial de resistência em sauna . Na Finlândia eles fizeram disso um esporte. O campeonato mundial de sauna é realizada todos os anos e o vencedor é aquele que perdura por mais tempo a condição extrema. A temperatura inicial é de 110 graus Celsius. Também acontece de pequena escala, em saunas com amigos ou estranhos, especialmente se houver russos envolvidos. Os campeonatos são a forma mais extrema de sauna que se conhece. Para os finlandeses, é mais do que uma competição: é uma paixão e uma tradição que remonta à Idade da Pedra, relata o "El País". Existem mais de dois milhões de saunas no país. Na prática, há uma sauna para cada 2,5 pessoas.

4 - Florestas e Lagos . Dois terços do país coberta por florestas, e os Finlandeses cuidam como se fossem seus filhos. Além disso, o negócio florestal e silvicultura são partes importantes da economia finlandesa. Lagos são mais de 200.000. Não é por nada que a Finlândia é conhecida como a terra dos mil lagos.

5 - Campeonato Mundial de Air Guitar . A poucos finlandeses com paixão a imitar os seus ídolos sem saber muito sobre guitarras começou o Campeonato Mundial em Oulu Air Guitar, que é um evento anual que paga uma guitarra real. (A prática de air guitar ou guitarra imaginária consiste em imaginar uma guitarra em seus braços e dedilhá-la do mesmo jeito que dedilhamos uma guitarra real).

6 - O Pato Donald (Aku Ankka) . Em 1977 o Pato Donald foi proibido na Finlândia, porque ele não usava calças. Na verdade, esta pequena história não é apenas uma lenda urbana: o motivo foi cortes orçamentários em bibliotecas, mas a lenda urbana permaneceu na memória coletiva.

7 - Telefones celulares. A Finlândia foi o país a fazer a primeira chamada telefônica com a tecnologia GSM (ou seja, O primeiro torpedo de celular da história foi enviado em 1993 na Finlândia). Por muitos anos liderou o mundo em tecnologia de celulares, pela Nokia. Atualmente é o país que tem a maior taxa de utilização de celulares do mundo (65%). A Finlândia tinha na madeira e derivados sua principal fonte de exportações, no entanto, atualmente é o principal produtor e exportador de celulares do planeta. A Nokia, maior empresa desse setor no país e uma das maiores do mundo, detém, aproximadamente, 20% das exportações e 4% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

8 -Abraços e dois beijinhos. O contato físico entre as pessoas na Finlândia não acontece muitas vezes, eles têm muito ciúmes de seu espaço pessoal. Na verdade, se nós, com nossas boas intenções e lhes darmos um abraço e dois beijos veremos seus rostos corarem ao limite. E as coisas mudam, é claro. Quando os finlandeses se encontram, apertam as mãos e estabelecem contato visual. O aperto de mãos é breve e firme e não envolve qualquer outro gesto.

9 - Saunas. Há dois milhões de saunas para cinco milhões de pessoas. Esta tradição é sagrada para os finlandeses e Finlandês sem sauna não vive, sobrevive.

10 - A língua finlandesa. O finlandês falado pela maioria da população e o sueco falado por uma minoria de aproximadamente 6 a 7 por cento da população. No entanto, todos os anúncios públicos e as legendas das embalagens de todos os produtos vendidos na Finlândia, são escritos obrigatoriamente nos dois idiomas. O finlandês e o sueco são estudados obrigatoriamente em todas as escolas, desde o primeiro ano do ensino básico. O sueco é uma língua germânica, parecido com as outras línguas da Escandinávia como norueguês e dinamarquês e com as demais línguas germânicas como alemão, holandês e inglês. O sueco foi a primeira língua usada na educação e na literatura, as primeiras escolas e universidades finlandesas só ensinavam em sueco e os primeiros livros publicados no país também eram em sueco. A tradição da escrita em finlandês começou no século 16, quando o bispo luterano Mikael Agricola traduziu o Novo Testamento do latim para o finlandês para que o povo pudesse entender a religião. Em 1835, a publicação do poema épico baseado no folclore finlandês, compilado por Elias Lönnrot, o KALEVALA, aumentou o nacionalismo dos finlandeses que passaram a exigir escolas e universidades com ensino no seu idioma. No século seguinte, o finlandês gradualmente se tornou a língua predominante no governo e na educação sendo oficializado em 1863. O finlandês não é uma língua indo-européia, pertence ao grupo das línguas fino-úgricas, junto com o húngaro, estoniano e outras línguas faladas em algumas províncias russas e a língua dos Saame na Lapônia, norte da Finlândia. O finlandês não tem nenhuma semelhança com nenhum outro idioma europeu, é completamente diferente das línguas germânicas e latinas. A ortografia é simples, inteiramente fonética, a língua tem abundância de vogais e um número menor de consoantes. A pronuncia também é fácil com o acento sempre na primeira sílaba. Porém, como o finlandês não possui artigos, é uma língua muito rica em declinações, 16 na linguagem cotidiana, isto torna a língua bastante difícil, dificuldade aumentada pela quantidade de verbos irregulares..

11 - Gelo e quebra-gelos. No inverno tudo congela na Finlândia, incluídos o Mar Báltico e lagos. Portanto, aqueles que querem deixar o país por mar têm que seguir os caminhos marcados por quebra-gelos finlandeses. O Sampo é um dos poucos navios quebra-gelo no mundo dedicado a levar grupos de turistas para desbravar os mares mais gelados do planeta. Ele percorre o golfo de Bótnia, no extremo norte do mar Báltico, e o cruzeiro tem a duração de quatro horas, partindo da cidade de Kemi, na Lapônia finlandesa. Uma das atividades mais inusitadas para o turista - sobretudo o brasileiro - num desses cruzeiros é tomar banho de mar no meio da planície gelada, usando uma roupa impermeável laranja que mais parece roupa espacial. Isso no meio de pedaços de gelo que podem ter 1m de espessura. Como a Finlândia é um país com larga experiência na produção deste tipo de navio, não há o que temer. No início do inverno, as auroras boreais pintam o céu, e no início da primavera, o branco luminoso do gelo enfeita a aventura glacial.

12 - Um finlandês de Finn foi a pessoa mais jovem a ganhar uma medalha de ouro olímpica de ski jumper. Toni Nieminen, nascido em 1975, em Lahti, era um saltador de esqui entre 91 e 2004. Seu maior sucesso veio no início de sua carreira ao ganhar três medalhas nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1992, com 16. Outro salto de esqui famosa finlandês (e vida privada) é Matti Nykanen .

13 - Finlandeses são promíscuos? Um pesquisa divulgada em 2011 pela Universidade de Bradley, Estados Unidos, apontou a Finlândia como o país mais promíscuo do mundo. Realizada com 15 mil pessoas de 48 países do mundo, a pesquisa deu ao finlandês o título de povo que tem o maior número de parceiros ao longo da vida."

14 - Equidade. A Finlândia foi o primeiro país europeu a dar às mulheres o direito de voto e de elegibilidade. Hoje, a Finlândia é dos países líderes no ranking mundial de igualdade. Um destacado ativista pelos direitos das mulheres na Finlândia era Minna Canth , que viveu no século XIX.
Habitante da Lapônia e sua rena

15 -. Natal na Finlândia. O Natal é um período encantador todo o mundo, mas na Finlândia, casa do Papai Noel (Joulupukki em finlandês). Além disso, abrir os presentes na véspera de Natal, e dia de Natal.

16 - Os jovens finlandeses adoram rock, especialmente heavy metal (na verdade, um metal mais melódico, de influência clássica e lírica). As bandas de metal finlandesas mais conhecidas são: Stratovarius, Sonata Arctica e Nightwish.

17 - O álcool e uma antiga proibição finlandesa . Os problemas causados ​​pela bebida na sociedade finlandesa, fez com que a venda de álcool passasse a ser monopólio estatal. O sistema estatal de monopólio foram implantados no início do século XX, com poder sobre a produção, venda e distribuição de álcool.  Existe forte evidência de que o monopólio sobre a venda limita o consumo de álcool e os problemas relacionados, e que a eliminação dos monopólios governamentais aumentam o consumo de álcool.

18 - Louros de olhos azuis - A Finlândia tem uma alta proporção de loiros e pessoas de olhos azuis, talvez a maior do mundo. Existem tantas loiras, que as mulheres finlandeses gostam de tingir os cabelos castanhos .

19 -. Northern Lights -  revontulet, que significa raposa de fogo é como os finlandeses chamam a Aurora Boreal. Eles têm um observatório dedicado a estudar o fenômeno.

20 - Segurança. A Finlândia é o país menos corrupto do mundo. Em edifícios públicos há armários para deixar os casacos grossos no inverno e ninguém rouba nada.

Deixe-nos as suas curiosidades da Finlândia nos comentários!

http://www.gofinland.org/interesting-facts-about-finland/

Influências Finlândia Geografia e cultural e seu povo

A Finlândia é um país pacífico e muito bem organizado no complexo nórdico de países da Escandinávia. É uma das economias mais competitivas do mundo, com grande respeito à democracia e aos direitos humanos. Os finlandeses são bastante simples e bem nutrida pessoas, que criam e cultivam um estilo de vida que combina a atmosfera rica em diversidade natural com a cultura dinâmica urbana.

Estando situada entre o Ocidente eo Oriente, fronteira com a Rússia, Estônia e Noruega, Finlândia conseguiu misturar estas diferentes influências culturais de uma forma muito harmoniosa, adotando vários hábitos e costumes provenientes dos países vizinhos. A localização única do país, que se situa acima do Círculo Polar Ártico, é, naturalmente, reflete na cultura e tradições, o caráter de seus habitantes e seu modo de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.