Aqui estão 8 mitos comuns sobre o estresse.
1. O estresse vem de suas circunstâncias. Isto parece verdadeiro, assim como a Terra parece plana, mas o estresse realmente vem dos pensamentos que você tem sobre suas circunstâncias, não as próprias circunstâncias. É por isso que as pessoas têm diferentes reações emocionais a mesma situação.
2. O estresse é um motivador. Precisamos distinguir entre estresse e estimulação. Tendo prazos, estabelecendo metas , e empurrando-se para realizar a capacidade são estimulantes. O stress é quando você está ansioso, triste, ou frustrado, o que reduz drasticamente a sua capacidade de executar. As pessoas que fazer as coisas sob estresse estão tendo sucesso, apesar de seu esforço, não por causa dele.
3. Algum estresse é bom para você. Outro mito popular, inicialmente criado pelo Dr. Hans Selye, o fundador do conceito de estresse moderno. Selye descobriu que atividades como esportes e sexo também produziam um aumento de hormônios no estresse , então ele promoveu a idéia de bom estresse. Contudo, a pesquisa, em seguida, se mostrou que o estresse contribui para 75% a 90% de condições médicas, incluindo as seis principais causas de morte. A estimulação é boa para você (veja nº 2 acima). O estresse não é.
4. Sem estresse em sua vida, você poderia apenas sentar e babar. Algumas pessoas estão tão acostumados a sofrer de estresse que não se lembram de como era a vida sem ele. Mas olhe para as crianças. Eles experimentam muito pouco estresse, ainda tem muita energia para explorar seus interesses. O mesmo pode ser verdade para os adultos, mesmo com as responsabilidades que temos.
6. O estresse é uma escolha. Estresse é um subproduto do subconsciente e crenças que você tem sobre o mundo. Você não pode optar por não acreditar em algo. Você acredita que é porque você acha que é verdade. Para eliminar o estresse, você deve aprender a desafiar essas crenças, de modo que você as veja de forma diferente. Isso não é uma função de escolha. É uma função de insight.
7. O estresse é inevitável. Procure algo que não te incomoda e que pertuba as outras pessoas (o medo das alturas, dirigir rápido, voar). Pessoas que sofrem de estresse nessas situações pode-se dizer que é inevitável, porque não podem imaginar não sentir estresse, mas você sabe que isso não é assim. Suas emoções vêm de suas crenças. O mesmo é verdadeiro para o que está estressando você agora (dinheiro, saúde, trabalho, etc.) É perfeitamente possível pensar de forma diferente e não experimentar estresse em sua vida, por mais improvável que isso pareça. Isso só exige uma abordagem diferente.
8. O estresse não é um grande negócio. A palavra "estresse" às vezes é confinado a ansiedade sobre os prazos, mas na verdade é muito maior. Cada momento de frustração que você tem sobre o seu trabalho, todos os pontos de atrito em seus relacionamentos no trabalho e em casa, cada medo ou preocupação que você tem sobre o dinheiro, sua saúde, e para o futuro, essencialmente, a soma total de todas as emoções negativas em sua vida, a partir do momento que você começa até o momento em que você se deitar, é o estresse. Para a maioria dos indivíduos, é um negócio muito grande.
Nós hesitamos em admitir o quão grande ele é por causa dos mitos acima, que são tecidas firmemente em nossa cultura e nos impedem de lidar com o estresse de forma mais eficaz. Mas com um pouco de aplicação, qualquer pessoa pode aprender a verdade sobre como o estresse funciona e, em vez de simplesmente administrá-lo, começar a eliminá-lo.
_______________________
Publicado em 25 de maio de 2010 por Andrew Bernstein em The Myth of Estresse
Andrew Bernstein é o fundador da ActivInsight , um processo que está mudando a forma como os indivíduos e as organizações compreendem o estresse e resiliência . Seu novo livro, O Mito do Estresse, revela que o estresse realmente vem e como transformar rapidamente problemas como relacionamentos, perda de peso, dinheiro, sucesso, desgosto, divórcio e muito mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.