Pesquisa aponta queda no número de católicos no Espírito Santo
Entretanto, a religião encabeçada pelo papa Bento XVI ainda tem ampla vantagem de fieis no Estado
Acreditar em Deus é quase unanimidade entre os capixabas. Mas uma pesquisa realizada pelo Instituto Futura revela que na hora de seguir a linha ideológica da crença, o cenário aos poucos sofre alteração no Estado. Os católicos, que em 2010 somavam 44,8% dos capixabas, agora são 38,7%. A redução é de 6 pontos percentuais. Enquanto isso, os evangélicos conquistam cada vez mais espaço na população. A pesquisa aponta também que 96% da população capixaba, representada por 401 entrevistados, acreditam em Deus.
Em segundo lugar na religião dos entrevistados ficou a Assembleia de Deus, com 13,5%. A Igreja Maranata subiu de 5,1% para 5,7% da preferência de 2010 para 2011. Já o espiritismo, que no ano passado era seguido por 2,8% dos fieis, reduziu para 1,6% este ano.
Veja no fim da reportagem os números de cada igreja
Um dado interessante é o fato de mesmo com 96% da população dizendo ser crente em Deus, 15,1% dos entrevistados da pesquisa disseram não seguir nenhuma religião.
Frequência
A frequência de participação em igrejas e templos é, na maioria, de uma vez por semana. A opção foi defendida por 33,5% das respostas. Outros 18,5% disseram ir à igreja pelo menos duas vezes por semana. E os que vão menos de uma vez somam 10,3%.
A principal comemoração sagrada é o Natal para 44,6% das pessoas ouvidas pelo Instituto Futura. O Dia de Ano Novo segue em segundo lugar, com preferência de 24,2%. Dias de Nossa Senhora da Penha, São Sebastião e Santo Antônio somaram menos de 10% das respostas, cada um.
Mas quando o assunto é seguir ao pé da letra o que pedem as crenças, o capixaba parece não seguir à risca os preceitos. Isso porque 75,6% disseram não ir ao cemitério ou pelo menos rezar pelas almas em Dia de Finados. E outros 67,8% comem carne vermelha normalmente durante a quaresma.
A pesquisa foi realizada nos dias 24 e 25 de março de 2001, com moradores de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa completa pode ser conferida no site www.futuranet.ws.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.