quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Caspa. Mitos e verdade. Causas.Como tratar

Caspa é uma condição de descamação do couro cabeludo. É conhecida como dermatite seborréica em termos comuns, é a inflamação das camadas superiores da pele, causando escamas no couro cabeludo e outras partes do corpo. A caspa aparece quando a taxa na qual as células mortas do couro cabeludo se substituem aceleradamente. A caspa aparece como flocos branco ou cinza em condições que podem incluir flocos oleosos, que são de cor amarela.  A caspa pode afetar qualquer parte do corpo que possui pêlos como sobrancelhas, orelhas e bochechas e peito

Caspa
ORIGEM:
Uma coceirinha incômoda na cabeça e logo os flocos brancos caem pelos ombros e costas. Essa é a caspa, um mal que aflige cerca de 40% da população mundial.
A origem variada é a maior defesa da caspa.
Ela foi descrita pela primeira vez em 1887, pelo médico Unna. Aparece principalmente em adolescentes e adultos jovens (18 a 40 anos), brancos, e atinge mais homens do que mulheres. É crônica e, se não tratada da forma correta, seus surtos podem se estender por um longo período.

Os sintomas mais comuns são escamação, vermelhidão e aspereza no local.. Ela pode aparecer também em outras regiões como sobrancelhas, cílios, barba, região de trás da orelha e púbis, entre outras.

Um dado alarmante, sobretudo para os homens: a dermatite seborréica pode causar queda de cabelos.

Cerca de 72% dos pacientes portadores possuem algum grau de perda e podem até apresentar calvície.

A mais comum é a fúngica, provocada pela ação do fungo conhecido cientificamente como Pityrosporum Ovale. A oleosidade excessiva, as impurezas e o suor do couro cabeludo formam o ambiente propício para a ação deste fungo. É importante distinguir a caspa de origem hereditária de outras, que são provocadas em sua maioria por produtos que agridem o couro cabeludo (abuso de tinturas e permanentes), conhecida popularmente como caspa seca (pitiríase simples), de mais fácil controle e cura.

Outros fatores responsáveis pelos surtos de caspa são: ansiedade, estresse, problemas neurológicos desequilíbrios hormonais, fatores climáticos (acentuam-se nos meses mais frios), excesso de álcool e gorduras, carência de vitaminas e sais minerais.

Primeiro é necessário compreender o que é, para depois saber porque quando ela pinta as pessoas sentem tanta vergonha.

COMO SURGE ESSE MAL, PASSO A PASSO

No couro cabeludo, assim como em toda a pele, há um processo contínuo de renovação, novas células crescem e as antigas são eliminadas.

Quando a renovação celular acelera, a superfície do couro cabeludo fica frágil, pronta para desprender-se. Para completar o diagnóstico, as glândulas sebáceas começam a liberar mais sebo.

Assim, o couro cabeludo passa a ser um ambiente propício para reprodução do fungo Pitirosporum ovale, o principal microorganismo da flora natural da pele. Essa renovação excessiva, estimula a multiplicação do pitirosporum, um dos fungos que produzem substâncias irritantes ao couro cabeludo.

Finalmente, a vontade irresistível de coçar a cabeça faz surgir a caspa.

É comum ver alguém evitar compartilhar um pente ou escova com medo de "pegar" caspa. Dividir esse tipo de acessório não é recomendável, por ser anti-higiênico, mas a caspa não é contagiosa, e sim decorrente de um processo inflamatório.

Ninguém contrai o pitirosporum ovale, esse fungo habita a flora natural do couro cabeludo e sua proliferação está ligada a uma disfunção das glândulas sebáceas.

Como tratar:

O fundamental é combater - através de produtos bactericidas e fungicidas de uso local - a proliferação dos microorganismos (Pityrosporum Ovale), para evitar coceira, descamação e inflamação na raiz dos cabelos.

O Octopirox, cientificamente chamado Piroctona Olamina, é a última palavra no tratamento contra caspa. Um shampoo a base de Octopirox, LCD, Argila, Própolis e Complexo Fortalecedor Capilar, como o Vita Shampoo é o mais indicado e eficiente para eliminar a caspa, devolvendo a saúde ao couro cabeludo

As medidas essenciais para tratar o aparecimento da caspa são:
1 - Manter uma alimentação equilibrada, seguindo a orientação dada pelos nutrucionistas em relação à pirâmide alimentar:
Pirâmide:

  • Óleos vegetais
  • Açúcares naturais ( frutas, mel)
  • Proteínas (carnes, leita e derivados)
  • Vegetais (legumes, verduras)
  • Carboidratos (cereais, massas)

2 - Higiene Preventiva correta dos cabelos e couro cabeludo:
Usar semanalmente um shampoo específico, com efeito preventivo.

  • * Procure pelos seguintes ingredientes anti-microbianos na formulação do seu produto:
  • * Octopirox: Piroctone Olamina
  • * Piritionato de Zinco
  • * Ácido Salicílico
  • * Coal Tar
  • *Ácido Undecilênico


3 - Não agredir o couro cabeludo; evite escovar ou coçar o couro cabeludo e os cabelos com força excessiva.
4 - Consultar regularmente o seu Dermatologista.
5 - Manter hábitos saudáveis de vida. Cigarros e álcool em excesso acabam com suas defesas naturais.
6 - Manter pentes e escovas sempre limpos e livres de fios.


TIRE TODAS AS DÚVIDAS COM AS PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES


1. A caspa tem cura?
Não. Mas tem controle total através do uso freqüente de um bom xampu anticaspa.

2. O sol e a água do mar melhoram a dermatite seborréica?
Não há melhora do quadro. Seja qual for o tipo de cabelo, deverá haver proteção contra os malefícios do sol e da água do mar. Pode haver uma falsa melhora, com a diminuição da oleosidade por alguns dias.

3. Massagens capilares pioram o estado seborréico?
Não há relação entre as massagens e piora ou melhora da dermatite seborréica.

4. Existem doenças que facilitam a presença da seborréia?
Algumas doenças como diabetes, AIDS, distúrbios neurológicos (como mal de Parkinson e epilepsia) e obesidade, entre outras predispõem o indivíduo a desenvolver a doença. Nesses casos, ela é mais intensa e de difícil controle.

5. Alimentos gordurosos e a bebida alcoólica podem influenciar a dermatite seborréica?
Controverso: alguns pacientes relatam que a ingestão destes alimentos agravam o quadro. Mas não existem estudos comprovando a relação. De fato, se o paciente sente a piora, ele deve evitar o consumo.

6. O estado emocional de estresse e descontrole psíquico interferem na seborréia?
Esses fatores já foram comprovados cientificamente como agravantes da dermatite seborréica em pacientes predispostos.

7. Há relação hormonal com o estado de oleosidade da pele?
O hormônio sexual masculino tem influência direta sobre as glândulas sebáceas, levando-as a um aumento e à hiperatividade. Consequentemente, há maior produção de sebo. O sexo masculino é, por isso, mais acometido.

8. A dermatite seborréica pode levar à queda de cabelos?
Cerca de 72% dos indivíduos acometidos pela doença apresentam algum grau de queda, que pode ser controlada com o tratamento.

9. Existem alguns medicamentos que produzem a dermatite seborréica?
Existem alguns medicamentos que levam a um quadro dermatológico semelhante ao de dermatite seborréica, com oleosidade e descamação do couro cabeludo e da pele. Entre eles estão o arsênico, sais de ouro, metildopa, cimetidina e neurolépticos. Com a suspensão do medicamento, há melhora e regressão do quadro.


10. Lavar os cabelos todos os dias prejudica a raiz, levando à queda?
A lavagem diária dos cabelos não interfere nos bulbos capilares. Os fios que caem durante a lavagem já estão em fase de queda e cairiam de qualquer forma. Apenas a superfície da pele se embebe com água. Não há penetração na raiz e não há, portanto, apodrecimento dos cabelos.

11. O uso contínuo de xampus terapêuticos resseca os cabelos e consequentemente os enfraquece?
O ressecamento dos cabelos está relacionado às propriedades cosméticas e farmacêuticas de cada xampu. Assim, algumas substâncias adicionadas ao xampu não deixam ressecar os fios de cabelo e facilitam o penteado.

12. O uso de condicionador pode causar queda de cabelos?
Os condicionadores não interferem na fase da queda dos cabelos. Assim, em pessoas sem predisposição para a queda de cabelos, estes produtos não alteram o ciclo dos pêlos.

13. A dermatite seborréica é contagiosa?
Não. É uma doença constitucional, ou seja, relacionada às características do próprio paciente portador, não sendo transmitida por contato direto ou por objetos de uso pessoal.

14. A limpeza do couro cabeludo diminui a seborréia?
Sim. A limpeza do couro cabeludo com shampoos destinados a remover as escamas, a oleosidade e os fungos diminuem a seborréia.

15. No inverno há piora da dermatite seborréica?
Sim. O clima frio determina uma maior descamação do couro cabeludo, devido à maior velocidade de crescimento e maturação celular. Além dos banhos muito quentes, que pioram o estado seborréico.

16. A caspa pode causar queda de cabelos?
Sim. Quando não tratada por um longo tempo, a caspa atinge sua forma mais severa e transforma-se em dermatite seborréica. Uma queda branda e localizada pode ocorrer.

17. Usei um xampu e ele me deu caspa. Por que? Um xampu pode causar caspa?
Sim. Usar produto não adequado ao tipo de cabelo pode despertar ou agravar a caspa.

Um comentário:

  1. Já tive muita caspa.Agora estou melhor,apesar de não ter feito muita coisa.Mas precisamos vigiar,pois há pessoas que sofrem tanto com este mal que só de vc olhar,já vê aqueles pontinhos brancos por cima do cabelo.O ideal é uma consulta ao dermatologista e saber que produto é ideal para cada pessoa.Vou deixar aqui um link que pode ajudar vcs na ida ao dermatologista.

    http://bit.ly/9Xmdl5

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.